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O efeito Kendall Jenner

14 Jan 2019
By Rui Matos

É um dos nomes mais requisitados da indústria, há dois anos que lidera a lista das modelos mais bem pagas e, no Instagram, contabiliza mais de 100 milhões de seguidores. Acaba de acrescentar mais uma campanha da Longchamp ao CV. Mas afinal, o que é que Kendall Jenner tem? A Vogue foi investigar.

É um dos nomes mais requisitados da indústria, há dois anos que lidera a lista das modelos mais bem pagas e, no Instagram, contabiliza mais de 100 milhões de seguidores. Acaba de acrescentar mais uma campanha da Longchamp ao CV. Mas afinal, o que é que Kendall Jenner tem? A Vogue foi investigar. 

© Instagram.com/KendallJenner
© Instagram.com/KendallJenner

“Fui educada para ser uma mulher de negócios,” afirmou Kendall Jenner em entrevista à Vogue US, em 2015, quando ainda dava os primeiros passos na indústria da Moda. Hoje, seguir Kendall nas redes sociais é um verdadeiro jogo de advinhas: estará no backstage de um desfile, na sessão fotográfica de um editorial, ou a anunciar uma nova campanha?

Já desfilou para os nomes mais cobiçados da indústria, entre eles Balmain, Off-White, Versace, Moschino, Burberry e Chanel. Até ao momento já protagonizou mais de 50 capas de revista, entre elas várias edições internacionais da Vogue. E no que diz respeito às campanhas, já deu o rosto por nomes como La Perla, Estée Lauder, Missoni, Calvin Klein e Longchamp, onde é desde abril de 2018 embaixadora global da marca. Se estivéssemos em plena década de 90, arriscaríamos a dizer que Kendall Jenner está a meros passos de se juntar à magnitude de Kate Moss, Naomi Campbell e Cindy Crawford. 

“O alcance que tem nas redes sociais é incrível,” afirmou Francisco Costa, à data diretor criativo da Calvin Klein, no mesmo artigo supracitado. “Kendall é uma combinação de muitas coisas. É bonita. É o epítome da rapariga cool norte-americana. É jovem. Enquanto marca, fazes parte de uma determinada cultura ao abraçares alguém como ela.” 

A descontração que imana é certamente uma das coisas que mais capta atenção e, possivelmente, a chave para o seu sucesso. Nos dias de hoje, as marcas querem estar associadas a determinados estilos de vida e, ao olharmos para o Instagram de Jenner, qual é a marca que descarta mais de 100 milhões de seguidores e um feed bem pensado? Muito poucas.

Faz parte de uma das famílias mais mediáticas, contudo Kendall sempre soube tirar o melhor partido da situação, deixando cair por terra todos aqueles comentários que associam o seu sucesso ao reality show. Durante os primeiros anos da sua carreira, proibiu as filmagens de Keeping Up With the Kardashians em todos os eventos que tivessem relacionados com sua vida de modelo, sem esquecer que Karl Lagerfeld não fazia ideia de quem era Jenner quando desfilou pela primeira vez para a francesa Chanel. 

Com o lançamento da mais recente campanha para a primavera/verão 2019 da Longchamp, onde vemos Kendall Jenner com uma mistura de inspirações de Paris dos anos 70 e o cool de Los Angeles do século XXI, reunimos algumas das melhores campanhas protagonizadas pela modelo norte-americana. 

 

Rui Matos By Rui Matos

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