Lifestyle   Notícias  

Karl Lagerfeld Residences chega a Lisboa

16 Dec 2025
By Sara Andrade

Lifestyle

A materialização final só deverá acontecer em 2028, mas a antecipação já tem contornos visuais.

É tudo aquilo que se poderia prever de um empreendimento com o nome do designer alemão: o luxo no seu expoente máximo, e depois mais um bocadinho de requinte. Mas sempre sem esquecer as múltiplas facetas que caracterizavam Lagerfeld (1933-2019).

E, aqui, múltiplas é a palavra-chave: o criador de Moda conhecido pela marca epónima, mas também por ter dirigido criativamente maisons como a Chanel e a Fendi podia viver no imaginário do mundo nos seus looks a preto e branco, mas o seu mundo era muito mais colorido e diverso do que o binómio cromático que o caracterizava. Apaixonado pelo design de interiores e um esteta por natureza, foi ele o responsável por decorar as suas casas, com influências tão díspares como os locais - da cidade ao campo - onde as colecionava. Ainda que, conta Caroline Lebar, que trabalhou de perto com Karl desde 1986, o criador tivesse predileção por pernoitar sempre no seu lar em Paris, na Rive Gauche. 

Quarto de dormir - Karl Lagerfeld Residences Lisboa.

Porque é que isto interessa? Porque permite ter um vislumbre de quem era Karl além da personagem que se apresentava à indústria e compreender porque faz tanto sentido que haja Residences a seguir ao seu nome. E depois de Marbella, já com Dubai e depois São Paulo no horizonte, chegam a Lisboa.

"Se estiveres em qualquer conversa, jantar, seja o que for, com pessoas criativas de todo o mundo, e falarem de sítios para ir, Lisboa está sempre, hoje em dia, no topo da lista", argumenta o CEO da Karl Lagerfeld, Pier Paolo Righi, sobre a escolha da capital portuguesa como palco do empreendimento. "Há muita dinâmica criativa no país, na cidade, e mais criatividade a fluir. Quer dizer, criatividade arquitetónica, criatividade digital, criatividade na moda, acho que são muitos elementos". 

Sala de estar - Karl Lagerfeld Residences Lisboa

Elementos que não foram esquecidos naquele que é o primeiro projeto residencial de marca em Lisboa e o primeiro da Maison em Portugal, criado em parceria com a Overseas, uma promotora imobiliária portuguesa, traduzindo no edifício a simbiose entre aquilo que é Lagerfeld e as idiossincrasias da capital. 

Situado na Rua Braamcamp, no 48-50, a poucos passos da Avenida da Liberdade, o projeto alinha-se, de facto, com a sensibilidade arquitetónica da Maison e com o espírito criativo da cidade. Composto por 10 apartamentos exclusivos distribuídos por 11 pisos (entre os quais, um duplex e um triplex, as áreas a começar nos 234m2), com áreas de estar amplas e versáteis, acabamentos de alta qualidade e tecnologia de ponta, as comodidades desta Karl Lagerfeld Residences Lisboa incluem ainda serviço de concierge, um centro de bem-estar exclusivo e estacionamento subterrâneo privado. 

Closet - Karl Lagerfeld Residences Lisboa.

"O que é que se pode esperar deste género de projetos?", continua Righi. "Nunca são iguais, ainda que tenham sempre Karl como elemento comum e unificador. Ele nunca teve uma abordagem estandardizada, uma fórmula, sempre pegou no que encontrava, combinava tudo e amplificava para torná-lo melhor, maior, com mais impacto. Por exemplo, se olhares para o projeto em Marbella, ou o de Macau, ou Dubai, nenhum deles é igual, mas todos eles têm o Karl, porque ele pegou no ADN da cidade e da cultura e misturou com os statements mais ousados da sua criatividade e legado. Por isso, o que se pode esperar é o inesperado, ficar surpreendido. Acho que é isso que se pode esperar". 

No caso de Lisboa, o edifício ergue-se com uma expressão precisa, inspirada na Bauhaus: desenvolvida (juntamente com o design de interiores) em colaboração com o The One Atelier, uma fachada escultural em forma de V cria uma composição de linhas verticais que ascendem em direção ao céu, desdobrando-se ao longo de um gradiente diagonal. O gradiente aquece com tons de vermelho, uma referência à moldura vermelha que Karl Lagerfeld utilizava para finalizar os seus esboços. A residência celebra a estética de Karl Lagerfeld, apresentando detalhes de design que ele adorava e utilizava na sua própria casa e local de trabalho. 

Wellness Center - Karl Lagerfeld Residences Lisboa.

"Tens uma rua vibrante, e ao lado, um edifício histórico de 1972, que foi o primeiro armazém de lojas da zona", Pier Paolo continua a explicar os detalhes que fazem do empreendimento tão surpreendente - e ajustado à morada. "E depois tens o edifício dos anos 60 ao lado e o espaço no meio. E a forma criativa de Karl construir as pontes entre o edifício de 72 e o dos anos 60, unindo-os de forma harmoniosa, é com o degradé no telhado que une os dois topos, e também com a subtileza do vermelho, como enquadrava os seus esboços... todos estes elementos, que nos fazem querer fazer parte dele e criar uma colagem a partir desta declaração. E isso traduz-se na definição luxuosa de viver ali. Acho que, ao mesmo tempo, surpreendentemente, tudo flui naturalmente para o meio envolvente", remata, defendendo que "Karl acreditava que um design excecional deveria ser vivido, não apenas admirado. Com cada residência, o nosso objetivo é criar um espaço que seja pessoal e fiel ao universo de Karl, cujo espírito transparece não só na arquitetura e nos interiores, mas também na forma como o concierge o recebe, na tranquilidade do spa e nos toques atenciosos que moldam o dia a dia. É aqui que a nossa filosofia de design encontra uma cidade definida pela luz e pela criatividade, e algo verdadeiramente especial ganha forma.”

Na senda desse objetivo, encontram na Overseas um parceiro local para a concretização desse objetivo. A promotora imobiliária tem poucos anos de vida, mas o arrojo e dinâmica para compensar esse curto historial. Ao contrário do que julgavam e fizeram crer, assume Pedro Vicente, CEO da promotora imobiliária nacional, "não estávamos de todo preparados para a magnitude disto". Pier Paolo Righi, ao lado, solta uma sonora gargalhada, ratificada pela salvaguarda imediata de Vicente, que sublinha de imediato o quanto aprenderam e cresceram ao longo do caminho, colecionando o eventual arcaboiço em falta para agora serem um dos rostos desta Karl Lagefeld Residences Lisboa. "É um privilégio trazer esta visão para Lisboa com a Karl Lagerfeld”, assegura Pedro Vicente. “Juntos, imaginamos uma residência que transmite conforto, elegância e autenticidade – um lugar que reflete o legado duradouro de Karl Lagerfeld e o charme intemporal da cidade.”

Sala de estar triplex - Karl Lagerfeld Residences Lisboa.

A afirmação tem contornos literais: os espaços comuns da residência são mobilados pela Karl Lagerfeld Maison. Os sistemas de domótica, aquecimento de pavimentos e eletrodomésticos inteligentes melhoram o conforto e a funcionalidade. O piso dedicado ao bem-estar, acessível a todos os residentes, dispõe de um chuveiro emocional (uma experiência multissensorial de spa que utiliza água, luz, som e aromaterapia), sala de vapor, sauna, piscina aquecida, piscina de flutuação, sala de tratamento e ginásio — uma ponte perfeita entre o design e o ritual. As equipas de atendimento ao público vestem fardas exclusivas da casa. Um toque pessoal de Karl completa o andar de bem-estar: um sistema de som subaquático na piscina, inspirado no que está instalado na casa de Karl Lagerfeld em Biarritz. A piscina privada exterior da cobertura foi concebida com um piso transparente que se integra no teto do piso inferior e cada apartamento inclui um jacuzzi privado. Mas não é só no interior que os detalhes acrescentam ao projeto: a fachada também pisca o olho à sustentabilidade. Como? As varandas envidraçadas encerram micro painéis solares que angariam energia ao longo do dia para alimentar a iluminação noturna exterior do prédio - talvez esta seja também uma das idiossincrasias perfeitas para Portugal, conhecido pelo seus frequentes dias de sol. 

Do que ficaria Karl mais orgulhoso, neste projeto, indagamos? "Acho que do projeto como um todo", retorque Righi. "Penso que o que ele adoraria é como a obra se integra perfeitamente no ambiente, sem deixar de expressar claramente quem ele é. Esta mistura dos dois mundos deixá-lo-ia extremamente orgulhoso. E é essa a grande vantagem de Karl: tinha tantos interesses diferentes, desde a arquitetura, passando pela Bauhaus até à Art Déco, em todas as suas formas de se apresentar e de viver. Era muito versátil. E aqui está, a fazer zoom ao estilo boho, sabem, no interior. É como se fossem as suas roupas, a sua vida interior, o metal escovado e tudo o resto... e acho que há um piscar de olhos a todos estes estilos, que é o que ele era".

Jacuzzi privado - Karl Lagerfeld Residences Lisboa.

Não nos coibimos de inquirir se este pode ser o primeiro passo para uma loja própria em Lisboa. "Estamos a estudar essa hipótese", o CEO deixa no ar. 

Sara Andrade By Sara Andrade
All articles

Relacionados


Compras  

Guia de presentes de Natal 2025 | Wishlist da redação

19 Dec 2025

Moda  

Back to basics | Editorial de Moda

19 Dec 2025

Atualidade   Eventos  

LightHouse Publishing x Street Smash Burgers: uma noite no escritório da Vogue Portugal

19 Dec 2025

Beleza  

Mafalda Castro revela os seus cuidados de pele essenciais | Beauty Confessions

18 Dec 2025