Vogue Values: uma declaração dos valores da Vogue
A Colette está de volta num documentário
Notícias 20. 12. 2019
A Vogue analisa os números surpreendentes por trás de uma década da família mais famosa por ser famosa do mundo - e o que a década de 2020 pode ter reservado para ela.
Antes de Kylie ter batido recordes com a fotografia da sua filha Stormi (com 18,6 milhões de likes no Instagram); antes de Kim esgotar a sua linha de shapewear Skims em apenas alguns minutos (alegadamente faturando dois milhões de dólares com o primeiro lançamento); e bem antes de Khloé co-lançar sua marca de jeans body-positive, Good American (conseguindo um milhão de dólares só no dia do lançamento), as Kardashian-Jenners eram apenas uma família rica que vivia num condomínio fechado em Calabasas, Califórnia - embora já com algum nível de fama.
Em 2007 - o ano em que Keeping Up With The Kardashians (KUWTK) estreou nos EUA - a matriarca Kris Jenner geria a carreira do então marido Bruce, um atleta olímpico de topo que depois se tornou coach motivacional (e que em 2015 fez a transição para se tornar Caitlyn). Na casa avaliada em 2,85 milhões de dólares, onde as primeiras temporadas de KUWTK foram filmadas, viviam os Jenners e seus filhos: Kendall e Kylie (então com 12 e 10 anos), e os filhos adultos de Kris do seu casamento anterior com o advogado de defesa de OJ Simpson, o falecido Robert Kardashian Sr: Kourtney (28), Kim (27), Khloé (23) e Rob (20).
A premissa de KUWTK era simples: um reality show de acesso total para o canal E! - semelhante ao The Osbournes da MTV, um programa de 2002 - que mostrasse a chamada Kardashian 'kraziness' sem filtros, com Kim propositadamente ocupando o centro das atenções pela sua famosa sex tape e amizade com a melhor amiga Paris Hilton. Mas 12 anos, 17 temporadas, 10 nascimentos, nove spin-offs (incluindo Life of Kylie e o infeliz talk show de 2013, Kris), três casamentos no pequeno ecrã, inúmeras capas da Vogue, muitas críticas e um total de 611,2 milhões de seguidores no Instagram mais tarde, as seis mulheres que continuam no programa - Kris, Kourtney, Kim, Khloé, Kendall e Kylie - provaram que, embora fossem “famosas por serem famosas” nos anos 2000, nos anos 2010 tornaram-se uma força cultural a ser reconhecida.
Não é de espantar que, ao longo da década, o formato KUWTK tenha gerado inúmeros reality shows do género, como The Real Housewives, do canal Bravo, e Love & Hip Hop do canal VH1 - mas nenhuma chegou perto do seu sucesso. Segundo a Variety, a família terá pedido 100 milhões de dólares para continuar o programa até 2020, e os números permanecem bons (2,4 milhões de pessoas assistiram ao escândalo de traição de Khloé e Tristan Thompson ao longo da temporada 16).
Quando o Instagram foi lançado em outubro de 2010, os primeiros "influenciadores" publicaram fotos desfocadas de paisagens e pequeno almoço. Quando Kim se juntou à plataforma em fevereiro de 2012 publicando uma foto sem glamour e de pijama, já levava cinco anos de partilha de todos os detalhes da sua vida em KUWTK. "Percebi rapidamente que as redes sociais seriam usadas como o meu focus group gratuito", disse Kim ao The Cut em novembro de 2019, refletindo sobre como sua marca evoluiu com a plataforma, de tirar selfies a gerar vendas para ela mesma e parcerias patrocinadas (Kim K ganha 1 milhão de dólares por publicação).
Enquanto Kim ganhou o título de rainha do Instagram, lançando uma série de complementos digitais pagos - emojis Kimoji, ganhando cerca de um milhão de dólares por minuto, e o jogo Kim Kardashian: Hollywood, que faturou 80 milhões de dólares - as suas irmãs, Kendall e Kylie, tinham como alvo um grupo demográfico mais jovem. Entre as 20 publicações com mais likes no Instagram de todos os tempos, sete são de Kylie e seu domínio das redes sociais é ainda mais forte que o de Kim. Quando ela admitiu usar produtos de preenchimento cosmético em maio de 2015, depois de postar imagens de lábios excessivamente grandes, as solicitações de preenchimento aumentaram 70%, ao mesmo tempo que um tweet de fevereiro de 2018 sobre não usar o Snapchat limpou mais de 1,3 bilhões do valor de mercado da empresa.
Os momentos mais virais do Instagram da década incluem a capa de Kim da revista Paper em novembro de 2014; a fotografia do cabelo de Kendall, em maio de 2015; e a primeira foto da filha de Kylie, Stormi, que foi a publicação com mais likes no Instagram de todos os tempos - até que esse lugar foi roubado por um ovo.
Vestidos de látex, ténis chunky, sandálias de tiras, roupas interior usada como roupa normal, chinelos de salto alto, calções de ciclismo, bodys - o efeito da família na Moda tem sido imenso, desde a relação forte com Casas de Moda como Balmain e Tom Ford, até marcas de fast fashion como PrettyLittleThing e Missguided. (Em outubro de 2017, Kourtney colaborou com primeira marca numa coleção-cápsula de 40 peças e em fevereiro de 2019, Kim processou a segunda marca por alegações de plágio; A Missguided teve de pagar 2,7 milhões de dólares por danos causados, 59.600 dólares em honorários de advogados e para deixar de usar as suas marcas registradas.) Ao longo dos anos 2010, a influência de Kardashian-Jenner ficou intrínseca à indústria da Moda; sendo a sua contribuição mais relevante a ascensão do termo athleisure.
De acordo com a Forbes, “as vendas de roupas, como um todo, aumentaram 2% em relação ao ano anterior em 2015, mas o aumento nas vendas de roupas de desporto foi de 16%.” Em 2015, Kylie acumulou mais de mil milhões de likes na sua página do Instagram, repleto de selfies com roupas desportivas - o tipo de marketing que as marcas de Moda sonham. Não é por acaso que a mais nova da família teve seu grande avanço no mesmo ano com os kits para lábios de Kylie Cosmetics, que - ao contrário do anterior fracasso da família no ramo da beleza com a marca Khroma - tiveram enorme sucesso. (Kylie ganhou 360 milhões de dólares e o título de bilionário self-made mais contestado de sempre, antes de vender uma ação à gigante da beleza Coty em novembro de 2019).
A década foi também repleta de momentos-chave no ramo da Moda e Beleza para Kim. Numa entrevista ao The Business of Fashion, Kim atribui ao marido Kanye West a revisão completa do seu guarda-roupa: "Eu sempre pensei que tinha um estilo muito bom até conhecer o meu marido e ele me dizer que eu tinha o pior estilo", contou. Kanye introduziu Kim a designers como Olivier Rousteing e fê-la usar a sua própria marca de roupa, Yeezy (eventualmente vestindo Kim com roupas desportivas da cabeça aos pés para as suas campanhas de marketing nas redes sociais). O efeito Kardashian voltou a ocorrer: Yeezy deverá gerar mil milhões de dólares em vendas até o final de 2019.
De participar na sua primeira Met Gala, em 2013 (grávida e usando um vestido floral da Givenchy desenhado por Riccardo Tisci) até se vestir com um vestido espartilho de Thierry Mugler em 2019, Kim ganhou lentamente credibilidade para se tornar a maior influenciadora de moda da década. O aumento de 45% nas pesquisas online de roupas de shapewear em setembro de 2019, segundo Lyst, deveu-se ao lançamento de Skims, inspirado no seu tipo de corpo ampulheta. E ainda, com o lançamento das suas marcas KKW Beauty e KKW Fragrance, Kim ganhou 72 milhões de dólares em apenas seis meses.
Kylie e Kim à parte, o resto da família teve vários graus de influência nas indústrias da Moa e da Beleza. A já mencionada marca Good American de Khloé, o site de estilo de vida saudável de Kourtney chamado Poosh, a carreira de modelo de Kendall (nomeada pela Forbes como a modelo mais bem paga em 2018, faturando cerca de 22,5 milhões de dólares) - e até Rob, que raramente aparece em KUWTK, partilha com Kris uma marca de meias chamada Arthur George. Se não forem mais nada, os Kardashian-Jenners são pelo menos empresários incrivelmente experientes.
Com um sucesso astronómico e uma influência a este nível, vem a controvérsia. Nos últimos 10 anos, a família fez inúmeras más escolhas, principalmente no contexto de uma década altamente política e no meio de movimentos como #BlackLivesMatter e #MeToo. Lembre-se do anúncio da Pepsi feito por Kendall em 2017, os inibidores de apetite publicitados nas redes sociais, o nome original escolhido para Skims (Kimono) e as campanhas de marketing insensíveis a vários níveis, para citar apenas alguns.
As Kardashian-Jenners em 2019 são diferentes das de 2010, no entanto. Autênticas ou não, a família que antes girava à volta de dinheiro e fama agora usa a sua influência para lançar luz sobre questões sociais e políticas (há quem aponte para o horrível assalto à mão armada ocorrido em Paris para o motivo pelo qual Kim se sentiu encorajada a fazer um balanço e evitar a exibição da sua riqueza). A temporada 16 de KUWTK mostrou as irmãs a visitarem clínicas de planeamento familiar. Kim está a estudar para se tornar advogada de justiça criminal (a sua reunião na Casa Branca com Donald Trump ajudou a garantir clemência para Alice Marie Johnson, de 63 anos, condenada a prisão perpétua por um crime não-violento). A família tem sido vocal em pedir o reconhecimento do genocídio arménio, com as suas repetidas viagens à terra dos seus antepassados. Enquanto isso, na temporada 17, Kourtney e Kim compareceram no 60º aniversário do acidente nuclear no Laboratório Santa Susana Field por forma a consciencializar sobre a limpeza necessária no local.
Não é claro se KUWTK continuará no seu formato atual depois da temporada 18 e até à década de 2020. Mas quando entramos numa nova década, uma coisa é certa: seja qual for o meio em que a família exista - seja com um reality show ou como influenciadores do Instagram, designers ou influenciadores políticos - o seu nome permanecerá em destaque. Porque se há uma coisa que as mulheres Kardashian-Jenner sabem fazer bem, é evoluir com o tempo.
Curiosidades 2. 11. 2018
Kendall Jenner, um ícone da nova geração
Um nome que continua em ascensão numa indústria cada vez mais volátil e fugaz, Kendall Jenner é uma das modelos do momento. Fomos perceber o fenómeno.
Ler maisNotícias 9. 5. 2018
Kim Kardashian, a influencer
No próximo dia 4 de junho, a guru do universo digital irá receber o primeiro Influencer Award a ser atribuído pelos CFDA Fashion Awards. Haveria escolha melhor?
Ler maisNotícias 14. 6. 2017
Kim Kardashian vai lançar linha de maquilhagem
A marca chama-se KKW Beauty e vai ser apresentada online no próximo dia 21 de junho.
Ler mais