Tendências  

It’s a tomato girl Summer

04 Aug 2023
By Carolina Nunes & Maria Inês Pinto

Anna Kirickova fotografada por Branislav Simoncik e com Styling de Karolina Gruszecka para o The Voyage Issue da Vogue Portugal, publicado em junho de 2023

A cada semana, surge uma nova tendência no TikTok. Desta vez, a nova febre da Internet chama-se “tomato girl summer” e é, essencialmente, um mote para o estilo de vida da estação quente - ou para o que dela resta.

Tivemos as “coastal cowgirls”, a “clean girl aesthetic”, e toda uma panóplia de estéticas, como a “cottagecore” ou as "vsco girls” - a lista é longa. Agora, inspirado no estilo de vida mediterrâneo, surge o “tomato girl summer.” É certo que o nome pode causar estranheza, mas prometemos que esta tendência não é mais do que o mood board para um dia de verão idílico num qualquer paraíso a sul. 

Mas afinal o que significa ser uma “tomato girl”? É, sobretudo, uma questão de carisma e essência. Uma tomato girl tem um brilho especial, sem esforço, que irradia tranquilidade e plenitude. É o tipo de mulher que se poderia encontrar numa praia paradisíaca, (provavelmente à sombra, a ler um livro), que nos intriga por ser simultaneamente elegante,  descontraída e, ao mesmo tempo, despreocupada.

O nome desta “tendência” (com muitas aspas…) tem origem, claro, na fruta de cor vermelha, que é uma iguaria nas regiões mediterrâneas, e a paleta de cores que o caracteriza também o reflete. O encarnado é o elemento central, sendo que os tons neutros ou até esverdeados servem para complementar o visual. No que diz respeito a tecidos, uma tomato girl dará sempre primazia aos linhos, algodões leves e confortáveis, ou até mesmo ao crochet. As silhuetas são românticas, complementadas com folhos, decotes-coração ou laços. As peças de roupa favoritas passam por vestidos compridos, saias maxi e partes de cima que abracem as curvas naturais. Tem sempre consigo uma cesta ou uma tote bag onde possa guardar os seus vários livros, óculos de sol e chapéu — ou até um biquíni, para um inesperado mergulho ao pôr do sol. 

Esta estética tem tudo a ver com um estilo de vida descontraído, quase onírico, que equilibra o requinte despojado com o desejo de escapismo. Uma tomato girl poderia ter saído diretamente de uma fotografia de Slim Aarons (e tem total noção disso), mas jamais fará alarido do seu magnetismo e do seu je ne sais quoi.

Estas são as sugestões da Vogue para criar um look digno de uma tomato girl.

Carolina Nunes & Maria Inês Pinto By Carolina Nunes & Maria Inês Pinto

Relacionados


Moda  

Open Call | Never a Comeback

18 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Metalizados

18 Jul 2024

Coleções  

Étoile des Vents, a nova viagem da Dior

17 Jul 2024

Moda  

To be continued | Match Made in Heaven

17 Jul 2024