Palavra da Vogue   Notícias  

Neverending Story

08 Sep 2023
By Vogue Portugal

It Bag

A mais nova coqueluche da Louis Vuitton não é nova - mas é.

A mais recente aposta da maison é futuro, mas também é passado. É a it bag du jour, mas é muito maior que uma trend. É a GO-14 e é feita de contrastes, daqueles à la Mode que a LV bem sabe fazer.

Piotr Stocklosa, cortesia Louis Vuitton

A marca diz que é ao mesmo tempo um começo e um culminar; a Vogue prefere entendê-la sem início e sem fim, com a intemporalidade com que a GO-14 parece respirar. Tem datas, claro (criada em outubro de 2014, é um dos primeiros designs de Nicolas Ghesquière para a casa francesa, daí o seu nome de código GO-14), mas são números para uma lista factual ligada à carteira - a história que encerra é muito anterior ao momento em que se coseram as suas linhas; a narrativa que ainda vai contar vai muito além da coleção que assinala, nesta estação que a vê renascer em 2023 com uma característica única: malletage.

Detalhe do interior e tag de bagagem de uma caixa de chapéus de senhora, 1895.
Collection Louis Vuitton, Patrick Griés

A icónica e refinada palavra francesa define o padrão em losango que já é apanágio da Louis Vuitton e que, nesta it bag, traz consigo também o espírito dos malões de viagem, cartão de visita da marca. É neste padrão almofadado que se revestia o interior dos emblemáticos trunks, unindo forma e função num forro que permitia a proteção do conteúdo precioso destas arcas durante as longas travessias transatlânticas e não só. O luxo escondido foi redescoberto por Ghesquière e colocado à vista dos mais exigentes olhares, pontuado pelo logótipo que lhe dá tanto a sofisticação como o toque cosmopolita.

Asia Typek, cortesia Louis Vuitton

A mais recente GO-14 surge em pele neste acolchoado padrão, num rol de cores para traduzir a sua versatilidade de estilo, uma que não se esgota na escala de Pantones, mas antes se multiplica no modo de uso: a tira-colo, ao ombro, pela mão, a it bag Vuitton começa a sua narrativa na loja, mas ganha identidade com quem a usa. E a sua sofisticação vai além da análise a olho nu: o processo de construção exige mais de 20 passos diferentes, incluindo a finalização para a textura macia ou a meticulosa gradação de cor. Ou, ainda, a técnica de pesponto com 17 metros para garantir a malletage arredondada de cada GO-14. Sejamos francos: da sigla LV não esperaríamos nada abaixo deste savoir-faire que se conhece, sim, mas que acima de tudo é palpável na qualidade do produto final.

Piotr Stocklosa, cortesia Louis Vuitton

Clássica e atual, elegante e descontraída, ontem e hoje. E amanhã. A GO-14 é feita de contrastes e o maior de todos eles é funcionarem de forma harmoniosa. Sempre em coerência com os valores da marca.

Chloé Grace Moretz com a carteira GO-14
Cortesia Louis Vuitton

Alicia Vikander em Louis Vuitton com a carteira GO-14.
Cortesia Louis Vuitton

Hoyeon com a carteira GO-14.
Cortesia Louis Vuitton

Emma Stone em Louis Vuitton com a Carteira GO-14.
Cortesia Louis Vuitton

Sheila Afim com a carteira GO-14.
Cortesia Louis Vuitton

Conheça a coleção completa em louisvuitton.com.

Vogue Portugal By Vogue Portugal

Relacionados


Moda  

Shapes in Motion | Editorial de Moda

06 Feb 2026

Palavra da Vogue  

Vogue Book Club: "It Lasts Forever And Then It's Over" de Anne De Marcken

06 Feb 2026

Atualidade   Notícias  

Tudo o que precisa de saber sobre os Jogos Olímpicos de Inverno 2026

06 Feb 2026

Moda   Compras  

Do minimalismo ao maximalismo, eis 16 joias para oferecer no Dia dos Namorados

05 Feb 2026