Isabel Marant está a comer uma sanduíche de uma forma que só Isabel Marant poderia comer uma sanduíche. Sentada num estúdio cavernoso e cheio de luz na sede parisiense da sua marca epónima, Marant recosta-se na cadeira, com as pernas cruzadas, o pão erguido como um pincel. Estamos ali para discutir a próxima colaboração da designer com a Converse, a marca norte-americana de ténis, e é evidente que está impaciente com o lançamento da coleção, nem que seja para poder usar os ténis nas férias. “Eu estava do género, ‘devia sair para o verão!’”, diz, batendo na mesa em sinal de indignação, com migalhas a voar. “Mas consegui convencê-los a lançar a coleção em setembro que, hoje em dia, é o novo verão. Outubro é a nova primavera!”
É difícil descrever Marant sem recorrer aos clichés parisienses - o cabelo artisticamente despenteado, a maquilhagem quase inexistente, o “acabei de atirar isto para cima”, as peças de roupa cool-girl. Mas, por outro lado, Marant já o fazia muito antes de “feeds” se referir a algo mais do que comida e quando “pinning” era algo que se fazia num quadro de cortiça. E se o cliché é simplesmente uma boa ideia que foi assimilada pelas massas, então Marant fez claramente alguma coisa bem. Aos 57 anos, pode reivindicar o crédito pelo tipo de estética que molda o zeitgeist e com a qual a maioria dos designers só poderia sonhar.
Quando Marant entrou em cena em meados dos anos 90 com a sua marca homónima, o cenário era de minimalismo em tons cinzentos; Carolyn Bessette-Kennedy estava no auge da sua popularidade e Calvin Klein era o rei. As colecções de Marant, entretanto, falavam de tato e artesanato, com coleções ecléticas de ready-to-wear que se situavam habilmente na linha entre o luxo e a facilidade de relacionamento. “Ela faz roupas que as raparigas querem usar”, disse Nicole Phelps da Vogue sobre a coleção outono/inverno 2009 da marca. E embora a marca possa ter sido criticada por alguns como sendo demasiado “comercial” (Phelps observou que as roupas “não são necessariamente do tipo que é fotografado para as revistas de moda brilhantes”) é, talvez, esta abordagem democrática ao design que tem mantido Marant um passo à frente dos seus pares nas últimas três décadas, e a razão pela qual uma parceria com a Converse foi um ajuste tão natural.
“Sempre adorei os Chuck Taylor All Star, foram um dos primeiros ténis que usei em criança”, explica. “São uns ténis tão icónicos que se mantiveram relevantes durante anos. Aprecio muito esse tipo de sucesso numa peça de roupa, porque é muito raro. Quando me perguntam que peça de roupa teria adorado criar, digo Levi's 501. Quer dizer, olhamos para a rua e toda a gente está de calças de ganga e ténis!”
Embora não possa reivindicar o crédito pelos true blues favoritos da América, Marant é amplamente considerada uma das primeiras pioneiras do boémio que definiu a era dos anos noventa; foi a força motriz por detrás das proporções coltish do look skinny-jeans-and-trophy-jacket adorado pelas It-girls do Y2K e o cérebro por detrás de algumas das tendências de moda mais reconhecíveis da década, incluindo os icónicos ténis de cunha (mais sobre isso adiante). O que é que pensa do ressurgimento do Boho?
“Acho que este estilo Boho veio mais do meu amor pelo artesanato”, diz, evitando cuidadosamente a palavra ‘tendência’. “Acho que o que as pessoas conseguem fazer com as mãos é tão bonito, e isto é algo a que sou muito sensível: o processo de tecelagem, o processo de tricotar, o processo de bordar, o embelezamento. Penso que isto é algo em que a fast fashion é mais fraca, o que me levou a desenvolver mais singularidade nos meus desenhos. Penso que as pessoas estão à procura de autenticidade”.
Se olharmos para a extensa obra da designer, uma das peças que é considerada mais autenticamente “Marant” são os ténis de cunha Bekett, um sapato esgotado (e por vezes polémico) que era comum ver nas A-listers e nos editores de revistas na década de 2010. Era athleisure muito antes de o athleisure ser uma indústria memeable e multi-bilionária. “Quando tinha oito ou nove anos, queria parecer mais velha e mais alta, por isso comecei a brincar com este pedaço de cortiça, colocando-o dentro da sola interior. Foi assim que surgiu a ideia de um elevador oculto”, diz ela sobre as origens do sapato. “Quando comecei, nos anos 90, toda a gente na Moda usava saltos super altos - é lindo para as pernas das mulheres, mas pode ser uma tortura usá-los, e eu não estava preparada para ser torturada. Pensei: “Ok, o que fazias em criança era muito fixe”, por isso comecei a trabalhar numa ideia. Sabia que ia ser um sucesso instantâneo”.
Imagem à esquerda: Jessica Alba com os ténis de cunha Isabel Marant originais, 2013. Imagem à direita: Gisele Bündchen com os ténis de cunha Isabel Marant originais, 2012.
Imagem à esquerda: SMXRF/Star Max. Imagem à direita: Ray Tamarra/Getty Images
Uma reinterpretação contemporânea dos ténis de cunha dos anos noventa é uma parte essencial da colaboração Converse X Isabel Marant, com a nova iteração a combinar os motivos característicos dos Chuck Taylor All Star, incluindo a sola de borracha branca, a insígnia circular e o fecho com atacadores, com o tecido tufado característico de Marant e os estampados vibrantes, que podem ser vistos nos rebordos coloridos e nos atacadores. Também estará disponível um modelo clássico de cano baixo para aqueles que permanecem ambivalentes quanto ao regresso da cunha.
Não sendo estranha às colaborações de moda virais - a parceria de Marant em 2013 com a H&M esgotou em 45 minutos e viu os compradores a fazerem fila à volta do quarteirão a partir das 4 da manhã - não temos dúvidas de que esta última união fará com que tanto os fiéis a Isabel Marant como os amantes da nova geração da Converse corram para as lojas com igual entusiasmo. Como é que a própria designer planeia estilizar a coleção? “Adoro a forma como os ténis de cunha alongam as pernas, por isso recomendaria usá-los com uma minissaia ou um par de calções”, diz, apontando para a sua roupa - um conjunto indiscutivelmente Marant de um top preto, calças de ganga brancas, casaco utilitário remendado e ténis de cunha. Continua a ser o epítome da mulher “Marant” como sempre foi.
Converse X Isabel Marant estará disponível para compra em isabelmarant.com a partir de 11 de setembro e em converse.com a partir de 12 de setembro.
Traduzido do original, disponível aqui.