Lifestyle   Tendências  

Iara Rodrigues: 3 receitas da nutricionista para uma quarentena saudável

19 Mar 2020
By Sara Andrade

Antes de assaltar aquele pacote de batatas fritas, pacote de bolachas ou bombons de chocolate que ficaram do dia dos namorados, leia este artigo. A ajuda vai a caminho.

Antes de assaltar aquele pacote de batatas fritas, pacote de bolachas ou bombons de chocolate que ficaram do dia dos namorados, leia este artigo. A ajuda vai a caminho.

Estar em casa não tem só peso na psique, tem também peso na balança: quando está confinada a uma vida entre quatro paredes, relativamente sedentária, a comida deixa de ser sustento para passar a ser distração. Para quebrar o aborrecimento ou afogar as preocupações dos tempos que correm, abusar dos snacks pouco saudáveis em quarentena é uma realidade. Mas em vez de ver o armário dos doces e salgados como uma Netflix gastronómica, aproveite para olhar para a situação da perspetiva contrária: esta é a altura em que pode confecionar as suas próprias refeições e investir nas vitaminas que a vida quotidiana e o tempo limitado impedem que sejam mais frequentes.

A energia para um dia-a-dia saudável de corpo e mente passa por estas três receitas selecionadas pela nutricionista Iara Rodrigues, que dispensa apresentações - a ótima reputação precede-a -, escolhidas porque incluem "ingredientes comuns na maioria das casas, praticidade na confecção (as crianças podem participar), e são saudáveis mas saborosas e reconfortantes, como esta quarentena pede", conta à Vogue.

Se fizer alguma delas, partilhe connosco nos stories do Instagram e tague a Vogue Portugal. Para mais receitas, Iara Rodrigues tem um rol apetitoso no site homónimo

SUMO POWER

© Maria Midões
© Maria Midões

Ingredientes:

200ml de água de coco 1 punhado de espinafres 2 kiwis 1 laranja 1 colher de sopa de aveia 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça 

Modo de preparação:

Num liquidificador bata todos os ingredientes.Sirva e beba.

Adenda da Vogue: os espinafres são pouco calóricos e ricos em nutrientes. Contém altos níveis de clorofila e fitoquímicos (ou seja, betacaroteno, luteína e zeaxantina) que dão cor ao vegetal. Possuem, ainda, propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

QUICHE SAUDÁVEL 

© Sílvia Martinez
© Sílvia Martinez

Ingredientes:

400g Espinafres4 Ovos1 Requeijão de Cabra1 Iogurte Natural2 Cenouras Raladas150g Cogumelos LaminadosSal q.b.Pimenta q.bNoz-moscada q.b.

Modo de preparação:

Coza as folhas de espinafres, de preferência a vapor, para não perderem tantos nutrientes na cozedura.Numa tigela bata os ovos.Adicione-lhes o requeijão, esmagando-o e misturando bem.Junte o iogurte, o sal, a noz-moscada e a pimenta.Entretanto, escorra os espinafres para retirar o excesso de água.Junte-os ao preparado dos avos, assim como a cenoura e os cogumelos laminados.Envolva bem.Deite o preparado final numa forma de fundo amovível, forrada com uma folha de papel vegetal húmida.Leve ao forno, pré-aquecido a 180°C durante cerca de 20 minutos.

Adenda da Vogue: fonte de proteínas vegetais - importantes para a manutenção muscular - e pouco calóricos, os cogumelos são, ainda, ricos em fibras e vitaminas, nomeadamente, vitaminas do complexo B. Têm capacidade antioxidante e ajudam a estimular reações imunológicas do organismo, assim como respostas anti-inflamatórias celulares. Os cogumelos também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas, graças ao seu alto teor de ácido fólico.

MOUSSE DE ABACATE E CHOCOLATE CROCANTE 

© Sílvia Martinez
© Sílvia Martinez

Ingredientes:

100g Chocolate 75% Cacau100g Pistácios2 Abacates1 Banana Madura6 Tâmaras Medjool4 C. Sopa de Cacau Magro em PóCanela q.b.Sal q.b.Pepitas de Cacau Cru q.b.

Modo de Preparação:

Derreta o chocolate em banho maria. Numa frigideira, torre ligeiramente os pistácios.Num processador, adicione a polpa de dois abacates, a banana, as tâmaras, o cacau em pó, canela e sal a gosto.Verta o chocolate derretido sobre estes ingredientes e misture tudo até se obter um creme macio.Sirva em tacinhas decorando com pistácios e pepitas de cacau

Adenda da Vogue: o abacate é fonte de gordura - das boas. Com ácidos gordos monoinsaturados, conhecidos por serem benéficos para o coração e anti-inflamatórios, inclui ainda um rol de vitaminas, minerais e fibra. Deve ser consumido sem abusos - mas também sem culpa. 

Sara Andrade By Sara Andrade

Relacionados


Entrevistas  

Hannah Mills, um role model dentro e fora dos oceanos

12 Jun 2024

Moda   Coleções  

Max Mara Resort 2025

12 Jun 2024

Moda  

Open Call | Metropol

11 Jun 2024

Notícias  

Como assistir à transmissão do livestream do Vogue World 2024: Paris, apresentado por Cara Delevingne

11 Jun 2024