Artigo Anterior

O jet lag não mora aqui

Próximo Artigo

Who let the dogs out?

Palavra da Vogue 1. 10. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de outubro

by Margarida Xavier Marante

 

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de outubro?

Balança, o signo do mês de outubro. © Ilustração de Nuno da Costa. Brinco Dior by John Galliano

 

O mês de outubro começa com o Sol no signo de Balança: o signo da elegância. 

Não somos de intrigas, mas eu diria que temos de nos apresentar de acordo com a ocasião. E, como nada é por acaso, surgem as novas tendências para o outono/inverno. Dizem que Deus escreve direito por linhas tortas… Pois os astros sublinham por baixo com purpurina. Estamos com o carisma em alta e cheios de orgulho por termos sobrevivido à intensa metamorfose de setembro. Agora, é altura de beber um copo de vinho e fitar outubro nos olhos, com um cigarro (ou um pauzinho de canela, vá) levemente pendurado nas extremidades dos dedos, assim como quem diz: “Meu querido, não me assusta”. 

Confere, tratamos outubro por você. Aliás, para quem quiser viver a vida no limite, pode até referir-se a si próprio na terceira pessoa. Outubro é carta branca para todo o tipo de chiqueza sem limites. Estaremos à altura do desafio? Calce uns stilettos para ajudar com alguns centímetros extra e venha ler o briefing astrológico para o mês de outubro.

Balança

Luzes! Câmara! Plumas! Ação!

Em outubro, o Sol é nosso. A utilização gramatical da primeira pessoa do plural é propositada. Já se tinham esquecido que a vossa autora é de signo solar Balança? Pois é, queridos: esta linda flor de outono nasceu a 3 de outubro, mas aceita presentes de aniversário até, tipo, dezembro. Portanto, a sério, escolham com calma.

Dizem que o signo de Balança é o Rei da Elegância e eu posso confirmar na primeira pessoa: nós temos tanto charme acumulado que até poderíamos distribuir as sobras em tupperwares. 

É verdade que os nativos de balança, à primeira vista, poderão parecer seguramente equilibrados, emocionalmente organizados e, enfim, de bem com a vida. Em geral, corresponde à verdade. A loucura secreta que nos dilata as pupilas e nos faz ranger os dentes durante a noite é algo que, felizmente, conseguimos disfarçar a maior parte do tempo. 

Até dia 8 de outubro, Vénus — Deusa das relações e do Amor — está em regência no próprio signo de Balança. O Sol fica até dia 23. E Marte até 31. As relações pessoais estarão evidenciadas. É a época típica para aproveitar da vida social e de boas conversações. E, sim, bom flirt e muito amor também é de esperar.

Se, entretanto, surgirem pensamentos mais complicados a meio do mês não se assuste: é só Mercúrio a entrar em Escorpião. Pisque-lhe o olho.

Escorpião

Truz truz! Quem é? São os mais fugazes do zodíaco! 

Os nativos de Escorpião começam a sentir-se apurados para uma importante altura do ano. É durante este mês de outubro que, sorrateiramente, os astros se colocam em filinha indiana para ir bater à porta deste signo já a partir do dia 4, e, não fosse ele o mestre do instinto, Escorpião já tem tostinhas com requeijão preparadas no hall de entrada para quando lhes abrir a porta.

A força do signo de Escorpião leva estes nativos a assumir muitas vezes o lema “tudo ou nada”. Por um lado, com uma força desmesurada, gritam “Agarrem-me que vou-me a eles!” Por outro, também sabem ficar off e abraçar a filosofia “Quem? Não conheço, nem sei quem é…”

As influências de Vénus-Balança na casa 12 vão convidar-vos a chegar a um “equilíbrio”. O primeiro a tocar à campainha, no dia 3, é o planeta Mercúrio, que vem ensinar a transformar a mente e a destruir bloqueios do pensamento. Cale a voz interior que teima em pôr-lhe o astral para baixo. Aproveite a vibe de Balança; enjoy the moment. Depois, a partir de dia 8, quando a sexy-Vénus entrar na porta Escorpião, o cenário fica ainda mais interessante, com magnetismo trazido à sua persona.

Sagitário

Sagitarianos: façam ba-ruuu-lhooo!

Credo, mas que setembro foi aquele? As fortes energias de Virgem andaram, no mês passado, pela casa 10 dos Sagitarianos e podem ter trazido muito trabalho e assuntos para resolver na carreira. Not so fun… Mas pronto, o que importa é que setembro ficou feito… e bem feito! – ou, pelo menos, é o que vamos repetir várias vezes até nos convencermos disso. *pausa crítica para riso nervoso*. Ora bem, avançando!

Eu sei o que vocês estão a pensar: o que trazem estas novas energias de Balança? O Sol e Marte vão sobrevoar a casa 11 com Balança, portanto deixem-se de desculpas e organizem, de uma vez por todas, aquela jantarada com os amigos. Já sabemos que o karaté às terças e quintas-feiras, mais o ginásio às segundas e o francês às sextas, deixam pouco espaço de manobra. Mas é como diz o outro: para aquilo que gostamos, arranjamos tempo.

E por falar em tempo, arranje também algum para si. Mercúrio e Vénus em Escorpião na casa 12 vão precisar de algum recato. Se a jantarada terminar pelas 22h30, nem tudo está perdido. Logo de seguida, um episódio, uma massagem e um rosário — vão ver que estão na caminha antes da meia-noite.

Capricórnio 

Tomai atenção, por favor, que vamos dar strong news.

Saturno é o regente de Capricórnio (“até aqui já sabemos… moving on, please”) e isto significa que a localização e o comportamento astral de Saturno, onde quer que ele ande, influenciam sempre os Capricornianos. Pois bem, desde abril, Saturno tem andado retrógrado no signo de Capricórnio, a pedir-nos revisões sobre responsabilidade.

E as strong news são: outubro vai ser finalmente o mês em que a retrogradação termina e viveremos um Saturno direto (a “andar para a frente”), em que as responsabilidades voltam a sentir-se mais naturais.

Adicionado a isto, com Sol e Marte a potenciar a casa 10, através do signo de Balança, o tema de outubro para os capricornianos é vivenciar o trabalho, com mais naturalidade e subtileza. É como se o chefe interior, que habita em cada um de vós, largasse o fato preto e o trocasse por uma camisa de linho em tons nude, deixada cair naturalmente fora das calças. Ele continua a querer o trabalho feito (claro!) mas já não reclama se fizer uma pausa para o Kit Kat.

Aquário

O aquariano distingue-se dos outros seres humanos a olho nu: ele é constituído por 70% água, 20% músculos e os restantes 10% são sarcasmo puro.

Como encontrar um nativo aquariano? Coloque vários nativos dentro de uma panela com água, como se de ovos de galinha se tratassem, e enquanto a maioria dos ovos vai chorar e suplicar antes de se afundar, haverá um ovo que vai limitar-se a mandar uma piada jocosa sobre a estupidez da situação: é esse o aquariano.

É claro que também há momentos em que um aquariano precisa de abrir o coração. Só que, ironicamente, quando um aquariano desabafa, normalmente respondem-lhe com um olhar intrigado seguido da interrogação: “Estás a gozar ou a falar a sério?”.

Para outubro: temos astros suficientes para uma boa receita — e, calma, não serão omeletes. Um dos regentes de Aquário, Saturno, abandonou o movimento retrógrado e ficou, finalmente, direto no signo de Capricórnio. Outubro vai ser o primeiro mês desde abril em que os assuntos de trabalho vão começar a melhorar.

Por outro lado, o regente Úrano continua retrógrado na casa 4, o que significa que os aquarianos continuam a analisar os prós e contras sobre algumas decisões a tomar em assuntos de família e de casa. O ingrediente final desta receita é uma pitada de Balança que vai melhorar a sua afetividade e a sua empatia com os outros.

Peixes

Peixes! Bienvenidos!

Este mês de outubro temos à disposição um banquete de energias astrais. Para entradas, há salgadinhos de Vénus e queijinhos de Mercúrio, recheados de Escorpião, na casa 9, para trazer força aos ideais de vida e às viagens.

Como prato principal, não poderia deixar de ser, o grande bife de Neptuno, ainda retrógrado em Peixes, a enfatizar as questões espirituais, que nunca devem ser ignoradas (muito menos por um convidado Peixes). Para os vegetarianos, temos a alternativa de legumes de Júpiter em Sagitário, na casa 10, que facilitam a digestão, para além de trazerem muita sorte e, porventura, influências estrangeiras para a carreira. Já para sobremesa, mousses de Sol e pudim de Marte em Balança, para adocicar outubro inteiro, com magia na casa 8 (a das questões íntimas).

Sumário da refeição: um mês repleto de carga relacional, fé e magia. Para digerir tanto amor e beleza, o chef recomenda o licor da casa: Moscatel “let it flow”. Esperamos que fiquem satisfeitos e nos deem boa nota no TripAdvisor. Não precisam de puxar da carteira. Esta foi por nossa conta.

Carneiro

Olá, campeões! O vosso mestre Marte começa outubro em Virgem, na casa 6, e traz o primeiro puxão de orelhas: têm que melhorar o quotidiano, a saúde e a alimentação. Até pode ser devagar, devagarinho. Passito-a-passito. Reduzir um hamburger de cada vez… Coragem para isso!

Os Carneiros têm força para mudar o mundo, mas este Marte vem lembrar que não devem descurar as pequenas tarefas do dia-a-dia. Como dizia o Almirante William McRaven: se quiser mudar o mundo, “comece por fazer a cama de manhã!”. Nós subscrevemos a filosofia: baby-steps para atingir os big-dreams.

No dia 4 de outubro, Marte avança para Balança, a energia oposta a Carneiro. É uma oportunidade ideal para que os nativos de Carneiro integrem o seu elemento complementar: a energia do outro. Ponham as luvas de boxe figurativas a arejar um bocadinho. Visitem o outro lado. Este mês não são pugilistas, mas poderão revelar-se excelentes aprendizes de ballet. Alinhar as energias Carneiro-Balança é conseguir o melhor dos dois mundos: a energia de Carneiro faz-vos lutar pela vida e a harmonia de Balança deixa que os outros vos ajudem na caminhada.

Touro

São os taurinos os melhores a honrar esta linda época do ano.

É no outono que os pintores se inspiram, os poetas escrevem, e os cantores de summer-hits vão definitivamente de férias. As folhas das árvores vão mudando de cor, desde o verde ao castanho, e só um taurino lhes compreende o degradé. 

As energias de Balança presentes no céu, na casa 6, trazem-vos bem-estar e qualidade de vida. Mas como qualquer energia de Balança que se preze, o Sol, Vénus e Marte de outubro trazem também propostas de matéria relacional. Colocar-se no lugar do outro e compreender a sua perspetiva é a proposta do universo para os Taurinos em outubro. A partir de dia 9 vão conseguir mais força psicológica para lidar com estes assuntos relacionais.

Por fim, apontem na agenda uma data bombástica: 12 de outubro. Vénus faz oposição a Úrano, com mudanças, agitação e renovação de valores e prazeres. Basicamente, a Vénus vai falar para Úrano como o Robert de Niro fala para o seu reflexo, no filme do Taxi Driver: “You Talkin’ to Me?”…

Estes dois planetas são como sushi e vinho tinto, não ligam. Mas dia 12, em espírito Balança, unem forças para começar uma época de maior liberdade e crescimento.

Gémeos

Nativos de Gémeos, how-you-doing?

Em outubro, as energias solares, mercurianas, venusianas e marcianas vão sobrevoar as casas 5 e 6 dos nativos de Gémeos. Quer isto dizer que temas relacionados com diversão, talentos, quotidiano e batalhas diárias serão os filmes disponíveis no cinema deste mês.

O filme em destaque é a entrada de Mercúrio (regente deste signo) em Escorpião. O planeta da comunicação vai aprender umas lições sobre o poder da palavra: como usar (ou não usar) a comunicação? Já dizia o Provérbio Chinês: “a palavra é prata, o silêncio é ouro”. Mas embriagados pelo mês de Balança, queremos encontrar um meio-termo com a questão que importa: como é que atingimos o rose gold?

De resto, apontem na agenda o dia 30 de outubro como algo importante: Mercúrio e Vénus vão encontrar-se no céu, exatamente no grau 27.º de Escorpião. Lado a lado, com a bênção da Lua (que também andará lá perto), estarão reunidas as condições para uma dança entre inteligência e amor — simbologia destes planetas.

Nesta altura, vão ter a oportunidade de olhar para trás e observar o mês que viveram com maior entendimento: “Ah, já percebi porque passei por aquilo”. Um género de eureka moment. Será a cereja no topo do bolo para terminar o mês de outubro e festejar o Halloween.

Caranguejo

Doces nativos de Caranguejo, os astros de outubro marcam golos num tema que vos é muito querido: o amor.

A Lua Nova de Balança, a 28 de setembro, às 19h30, foi o momento exato em que a beleza, o amor e a harmonia iniciaram o capítulo de outubro. Lembram-se do que estavam a fazer a essa hora? Ou são daqueles que não se lembram nem do que jantaram ontem?

De qualquer modo: as energias de balança já estão ativas na vossa casa 4 (da nutrição). Eis o mote de outubro para Caranguejo: liguem-se a vocês próprios com harmonia, afeto e amor. Por vezes, o que mais queremos é fazer o que diz a música do Pedro Abrunhosa: voltar para os braços da mãe. Contudo, a pessoa realmente responsável por nos nutrir somos nós próprios. É claro que nunca faremos a sopa de galinha e a bainha das calças como as nossas mãezinhas. 

Aliás, marquem já almoço de família para o domingo de 13 de outubro. Lua vai fazer quadratura ao Plutão, o “diabinho” do Sistema Solar. É um aspeto astrológico difícil, que tem pano para mangas. Mas, tal como no filme da Bela e o Monstro, se virmos para além da penugem do urso e das garras dentárias, coisas lindas podem acontecer quando a Lua aceita Plutão.

Esperam-se momentos intensos com processos de reinvenção e reestruturação da vida, mas nada que uma sopinha de galinha não resolva. Enjoy the ride!

Leão

© Ilustração de Nuno da Costa

Queridos nativos de Leão, tem sido uma verdadeira montanha-russa de emoções chegar até outubro. Desde os foguetes de agosto às tarefas de setembro, eis que outubro vem oferecer uns valentes 30 dias de harmonia, compaixão e bolachas de água-e-sal.

Já com um pé de fora da montanha-russa, mas ainda com a cabeça a andar à roda, o truque é sorrir e manter a postura enquanto a visão estabiliza. O que vale é que a alegria de Leão não os deixa cair no pessimismo. São centros de luz. Pirilampos da floresta. Velinhas de Fátima. Faróis da marina. Fogo-de-artifício do feriado municipal.

Outubro vai ser marcado pelo elemento ar — com energias de Balança na casa 3. É uma fase que deverão aproveitar para reunir e debater novas ideias, trocar entendimentos, ganhar conhecimentos em matérias que vos agradem. Aproveitem esses contactos e convívios para transmitir a autoconfiança de Leão. Assim, poderão inspirar outros a ganhar otimismo, autoestima e brilho pessoal. E criar muitos pirilampos.

A partir do dia 24, pode haver alguma tensão familiar, com a entrada de Sol em Escorpião na casa 4. Se surgir alguma discussão crítica, a salvação é içar a bandeira branca com uma pratada de arroz-doce e ligar a Cristina Ferreira na televisão.

Ah! Não esquecer que outubro será também um mês propício para a escrita. Se apetecer cristalizar pensamentos e desabafar com o papel, puxem de uma caneta e vejam o texto criar-se diante dos olhos.

Virgem

© Ilustração de Nuno da Costa

Virginianos! Que tal o feedback do mês passado?

Nós compreendemos que setembro foi tarefa trabalhosa. Este mês falamos em requinte, mas podeis tomar por certo: não é o glamour que vai impedir os nativos de Virgem de analisar as situações e passar tudo a pente-fino. Porém, com as energias de Balança, Virgem pode aprender a filosofia do stress-free. Há que saber lidar com a imperfeição, porque ela anda por toda a parte. É uma praga que não tem cura. Nunca-never-jamais as coisas vão correr 100% como planeamos. E que bom que assim é. No dia em que os imprevistos acabarem, por favor, liguem-nos para irmos ao médico meter baixa psicológica, só do susto.

Para os nativos de Virgem, este é um sapo difícil de engolir. Felizmente, um dos workshops mais famosos de Balança é o “treino do sorriso-amarelo”. E quem concluir o nível dos iniciantes, pode passar à segunda parte: a do “sorrir e acenar”.

Balança ensina a transmitir um olhar de relaxamento, por mais que a irritação fervilhe na epiderme do corpo todo. Já a partir do dia 4, com Mercúrio em Escorpião, o secretismo e a poker face também poderão apetecer. Dê por onde der, acreditem: o teatro facial é um talento que vale ouro.

E por falar em ouro: a ativação de outubro na vossa casa 2 (a dos recursos) pode trazer propostas interessantes a nível financeiro. Não estamos a pensar na música dos ABBA, nem nada, mas “Money, Money, Money must be funny, in a Virgo's world.

 

Margarida Xavier Marante tem 24 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.  

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 29. 8. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de setembro

Já sabe o que lhe reserva o mês de setembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 31. 7. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de agosto

Nesta nova rubrica do Vogue.pt, Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de agosto?

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK