Artigo Anterior

Olhar para o relógio

Palavra da Vogue 7. 1. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de janeiro

by Margarida Xavier Marante

 

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de janeiro?

Capricórnio, o signo do mês de janeiro © Ilustração de Nuno da Costa. Pulseira Capricorn vintage de David Webb.

 

Bom Ano Novo, queridos nativos do Zodíaco! Eis que chegou o tão aguardado ano de 2020! *Confettis no background, por favor*

Quer tenham sido daquelas pessoas que passou o réveillon a curtir a música, o fogo de artifício e o álcool, ou daquelas que prefere meditar, fazer a dança da chuva, e pôr os cristais à luz da Lua (ou ainda daquelas que quis simplesmente dormir, porque “who cares, pessoal… é só quarta-feira!”) é altura de olhar o mês de janeiro e destacar o potencial que ele traz para fazermos um upgrade motivacional ao lifestyle. Como sempre… com a ajuda dos astros. 

Por esta altura, (em que a grande ressaca do ano já passou), os olhos sobem ao horizonte do mês de janeiro e olham os 366 dias que se avizinham com esperança, expectativa, e, quiçá, até com algum receio pelas dores na lombar que acusam mais um ano. Mas enfim! O espírito positivo está lá. Como se o ano 2020 se tratasse de uma nova casa onde vamos morar durante os próximos 12 meses. Queremos usá-la da melhor forma. Uma casinha temporal a estrear! É evidente que queremos entrar com o pé direito. Também sentem os anjos da guarda a cantar slogans encorajadores aos vossos ouvidos? “…É agora!”, “…Começar de novo…”, “…Tudo é possível!”, “…Yes, you can! 

As energias astrais de janeiro trazem o quê? Muita energia de Capricórnio! O Sol lá brilha (este mês temos festas de aniversário para os Capricornianos) e Mercúrio, Júpiter, Saturno e Plutão fazem-lhe companhia.

Melhor energia para traçarmos metas pessoais e profissionais que esta? Não existe. Vamos aproveitar este mês para apostar em alguns objetivos. Como? Vamos já saber.

Capricórnio

Capricornianos: Feliz Aniversário! O Sol brilha lá no alto no vosso signo e presenteia-vos com mais uma voltinha em torno do Sol. O presente mais comum? 366 dias de velhice adicional para cima dos ossos! É uma querida, a nossa estrelinha, não é?

As festas de aniversário dos Capricornianos por vezes passam despercebidas por entre as ceias de Natal, as ressacas do réveillon e os desânimos do regresso ao trabalho. Estão os capricornianos de velinha na mão, e o resto das alminhas ainda de ressaca, deambulando, com serpentina nas pálpebras, tentando perceber que dia é hoje.

Os nativos de Capricórnio este ano não têm mãos a medir, e para a frente é que é caminho.

Vai haver uma grande conjunção entre Saturno e Plutão, já no dia 12 de janeiro. Será o início de um ciclo de transformação muito importante e com potência máxima (estes dois meninos estão longe, mas não brincam em serviço!).

Saturno pede seriedade. Força. Assertividade. Direção. Rumo. E Plutão, por seu lado, destrói todos os muros, paredes e obstáculos que têm atrasado a transformação de ocorrer nas vossas vidas. Tudo isto na casa 1: a mais pessoal do Zodíaco. A mudança será interna. 

Apertem os cintos de seguranças, Capricornianos. Este janeiro inicia uma NOVA ERA.

AQUÁRIO

As energias de capricórnio trazem a força do elemento Terra e pedem tranquilidade e algum recato. Sim, leu bem, Aquariano, não estranhe. A sua casa 12 (da introspeção e espiritualidade) este mês está em rebuliço profundo, e vão pedir paz e sossego para organizar as ideias. As energias Capricornianas vão chamar à terra os nativos de Aquário: “Assentem aqui os pézinhos!”. Tragam tranquilidade à vossa vida para que o signo de Capricórnio consiga fazer o trabalho de casa em Aquário: trazer consistência e solidez aos valores espirituais.

Já temperou os seus pensamentos com sal, pimenta e paprika? Então janeiro é o mês em que eles precisam de ser levados ao forno e por lá ficar até fevereiro, a refletir sobre a vida e a crescer.

Sim, nós sabemos, esta receita parece um tsunami de introspeção. Mas tal como na culinária, a nossa paz de espírito também tem etapas de cozedura, timing e paciência. 

No nosso próximo encontro, em fevereiro, os Aquarianos soltam um grito conjunto de manifesto sobre tanto pensamento interior: “Nossa. Que violência!”

Mas para já, é caso para dizer: tapem o nariz e mergulhem na onda.

No próximo mês, cá vos esperamos.

PEIXES

2020 ainda agora começou e já vos olha com um ar tão fofo!

O novo ano para Peixes traz um reforço de identidade e um convite aliciante: lidar cada vez melhor com as tarefas e desafios do quotidiano, sem nunca esquecer de dizer SIM à vida (e em maiúsculas).

A energia de Capricórnio, em janeiro, pede aos nativos de Peixes para serem mais terra a terra. Traz realidade e pragmatismo. Mesmo para o mundo encantado de Peixes, é uma vantagem. Afinal de contas, até os sonhos precisam de organização para se concretizar.

A forte ativação da casa 11 também pode despertar em vós um sentido humanitário. Não se admirem se este mês derem por vós mais preocupados com a reciclagem, aquecimento global ou catástrofes da natureza. E ainda a aderir a experiências de voluntariado. Janeiro tem tudo para vos fazer dar um sentido de comunidade, abraçando uma iniciativa política, social ou económica.

Para tal, aproveitem Urano, na casa 3, que vos dá a estaleca para organizar reuniões, eventos, e gerir a comunicação disso tudo. Através do Facebook, Twitter, TikTok? Pombo correio? Garrafa de vidro lançada ao oceano? Escolham. A energia deste mês de janeiro é desenrascada e dá conta do recado.

CARNEIRO

Bom ano, Carneiro! Que bom ver-vos deste lado. O lado da nova década. Da nova era. Este ano é impactante. 2-0-2-0. Número potente. Deixa-nos com as expectativas em alta, não há como evitar.

Apresentamos no menu astrológico de janeiro fortes energias de Capricórnio para a vossa casa 10, com assuntos de carreira, ambição e conquista em grande destaque.

Já o vosso malandro regente Marte pede-vos uma viagem para o estrangeiro. Quase todo estrangeiro é bom, não somos esquisitos. Mas a energia de Sagitário aqui integrada, diria que o Oriente seria o melhor destino de todos. 

Não somos de intrigas, mas parece-nos que pode haver aqui um alinhar de eventos a vosso favor. Primeiro, um retiro meditativo em Bali. Depois… com as energias revitalizadas e os chacras alinhadíssimos, zaus! Regresso ao trabalho de peito erguido e com as cartas em cima da mesa. Quer para falar ao chefe sobre objetivos profissionais, quer para ser promovido, ou para abrir finalmente a start-up. Janeiro pede a Carneiro que escale na carreira, com ambição forte e livre de preconceitos.

Se isto não é um ótimo mantra de life-coaching para começar o ano, não sabemos o que será!

TOURO

Belo signo de Touro: as energias de 2020 estão para os Taurinos… assim como a canela está para os pastéis de nata… É um acrescento impecável.

Prevemos muita energia Capricorniana na vossa casa 9. E sabem o que pede? Viajar! Viajar muuuito. Aproveitem as promoções e os saldos com oportunidades para as vossas escapadelas de 2020. A janela do avião está com saudades do vosso encosto.

Em alternativa, caso estejam a aprender algo novo - a tirar um curso, sobre filosofia, psicologia ou metafísica (… ou a ler o horóscopo da Vogue, por exemplo) também estarão a honrar, e bem, a espiritualidade da casa 9.

As energias Capricornianas poderão ainda trazer este mês ensinamentos de pessoas mais velhas. A grande lição das nossas vidas também pode vir do velhinho sentado no jardim a dar milho aos pombos… who knows? Sabedoria, venha ela!

Para o resto de 2020, e com Urano a modificar a vossa forma de estar, prevemos também que possam vir a experimentar novas regras alimentares. Nesta matéria, não há manchete mais in e saudável que o veganismo. Faça o teste “Vegan por 30 dias” e conte-nos como foi (estamos a ganhar coragem).

GÉMEOS

Bom Ano, Geminianos! Os planetas Mercúrio, Júpiter, Saturno e Plutão começam 2020 bem instalados e a fazer fotossíntese na casa 8 dos nativos de Gémeos.

As energias Capricornianas nesta casa podem trazer para o mês de janeiro mais capacidade para serem “senhores de vocês próprios”. Donos do vosso nariz. Comandantes da vossa tropa emocional.

Os julgamentos dos outros sobre a nossa vida são cusquices irrelevantes, que não têm lugar no grande ano 2020 de Gémeos. Estes nativos começam já em janeiro a aprender a ter a vida organizada onde é essencial: no interior.

Já se sabe que, por vezes, onde há Capricórnio, pode haver rigidez emocional. O que não é de estranhar… para ser CEO de nós próprios, há que ter alguma compostura. E apesar da vibe empresarial que isso possa ter, Gémeos prefere a mente a vaguear ao sabor do vento. Sem amarras nem constrangimentos. 

Felizmente, a partir do dia 17, Mercúrio deixa para trás Capricórnio e ingressa em Aquário para trazer… (uff!) LI-BER-DA-DE para dentro da cabeça - já diziam os Natiruts. Os nativos de Gémeos vão poder colocar este hino da liberdade em modo repeat no Spotify e deixar 2020 avançar ao som da música.

CARANGUEJO

Ternuras do Zodíaco: como fazemos para vos apertar as bochechas virtualmente?

Esperamos que a entrada em 2020 tenha sido calorosa, com amigos e família ao vosso lado para começarem o ano com a certeza do costume: acompanhados de gente que gosta de nós, estamos sempre bem!

O Sol em Capricórnio acerta-vos em flecha na casa 7 (das relações). É nessa área de vida que a transformação acontece. A conjunção entre Plutão e Saturno, já no próximo dia 12, marca o início de uma grande transformação, lenta e poderosa. Pré-pá-rá, camaradas. Muita coisa vai começar a alterar-se no campo relacional.

As ideias e conceitos a que se agarrou com tanta força nos últimos anos estão a ser postos à prova. A relação atual pode mudar. A forma de se relacionarem com os outros pode melhorar bastante. Atentem no impacto que os outros têm na vossa vida.

Esta energia Capricorniana traz muita sabedoria. Vão sentir-se uns autênticos filósofos gregos, a proclamar sobre as alegrias do amor! Caranguejo, já sabem: é aproveitar esta oportunidade … para melhorar, claro!

LEÃO

© Ilustração de Nuno da Costa

Nativos! Mayday! Socorro! Terminou a época das “Boas festas” e, à nossa frente, vislumbramos o mês de janeiro: o primeiro de vários meses de trabalho e frio, sem festas ou feriados de maior. 

O festivaleiro que vive dentro de cada nativo de Leão chora em suplício e pede mais uma festinha ao calendário, só por piedade. A terça-feira de carnaval eleva o isqueiro na noite invernosa, como a luz ao fundo ao túnel. Os nativos de Leão fingem contentar-se… Mas o coração só acalma mesmo quando voltar o Verão! É ou não é?

Felizmente, os astros nunca tiram férias e propõem para janeiro desafios para o signo de Leão que merecem toda a atenção.

Deixe-nos adivinhar? Para inaugurar 2020 ponderou uma revisão na alimentação? Uma dieta mais rigorosa? Cuidar do corpinho? Se é esse o caso, caros leitores, ide jogar no euromilhões rapidamente. 

As energias de Capricórnio jogam-se de cabeça à vossa casa 6, precisamente à casa que cuida da saúde, de rotinas alimentares e de cuidados físicos. É boa altura para voltar ao ginásio, fazer pilates e arriscar naquela aula esquisita de Hot Yoga de que toda a gente fala. À bom estilo Leonino: com roupa de treino gira e a combinar.

Planeiem na agenda as rotinas para o exercício físico. Planear é importantíssimo. Especialmente para reservar o tempo de descanso. Já dizia o famoso provérbio da Grécia Antiga: Work Hard, Play HARDER!

VIRGEM

© Ilustração de Nuno da Costa

Para os nativos de Virgem, recomeços e pontos de partida são tão saborosos como os pastéis de nata de Belém.

A técnica do autoaperfeiçoamento de Virgem já é tão apurada, que os Virginianos até se sentem impelidos a comprar um caderno a estrear, só para escrever as resoluções do Ano Novo. Falar ao signo de Virgem sobre atingir a excelência, é vê-lo a esfregar as mãos de satisfação num piscar de olhos.

Já a partir de janeiro, as fortes energias de Capricórnio atingem o signo de Virgem na casa 5 (da diversão, do entusiasmo, da adolescência…). Se já começaram a pôr a originalidade e boa disposição cá para fora durante as festividades do mês passado, é para continuar, nativos de Virgem. Atirem confettis brilhantes ao quotidiano.

Aproveitar o vosso encanto interior não vai apenas melhorar a vossa vida e o vosso ano. Vai também tornar-vos num role-model! Num exemplo para outros que discretamente vos observam e vos invejam a integridade, o espírito de compromisso e o bom astral.

Propostas dos astros para 2020? Deixar que as coisas corram mal quando assim tiver de ser. Lembrar que o erro é apenas uma perspetiva das coisas. Não precisa ser perfeito… É mais importante ser divertido!

BALANÇA

© Ilustração de Nuno da Costa

Balanças, darlings! Senti chegar a brisa do vosso olhar. O ar ficou logo mais adocicado.

Esperamos que o réveillon tenha sido bom, acompanhado de gente boa ao vosso lado e de algum brilhante no outfit para fazer justiça ao signo da elegância.

“New Year = NEW ME” dizem eles?! Não fazemos questão disso tudo! Uns pequenos ajustes serão mais do que suficientes para honrar os Balanças de 2020. Boa vontade (coisa que os Balança têm sempre) e uma revisão atenta às propostas dos astros são o dress code de janeiro! Vamos a isto.

Este mês, as energias astrológicas de Capricórnio incidem na vossa casa 4, pelo que o lar, a família e os mais próximos serão o enfoque. É esperado sentimentalismo, daquele que vos faz levar a mãozinha ao peito, porque… sei lá… também é chique saborear as emoções.

E por onde anda a vossa regente Vénus? Passeando-se por Aquário e Peixes, para trazer ideias e fantasias. Ou não seria este o mês de trazer os sonhos ao papel. Batam com o pé no chão (sem estragar o salto alto). É D-E-S-T-A.

Propostas dos astros para 2020? Trabalhar a assertividade e ser verdadeiro sobre as emoções. E, claro: passar menos tempo nas redes sociais. Não seria um ano novo se não tivesse algum tipo de detox, pois não?

ESCORPIÃO

© Ilustração de Nuno da Costa

Nativos de escorpião: mente acesa! 2020 começa com o pensamento a todo o gás.

As energias de Capricórnio atingem a vossa casa 3 e propõem uma make-over geral na relação e comunicação com os outros. Anda tímido demais? Ou a espalhar fofoca? A confiar em quem não deve? Já sabemos que o vosso regente Plutão grita “MUDASTI”. 

Na casa 2, o planeta Marte traz uma oportunidade interessante para trazer um novo propósito ao seu valor. Na vertente profissional algo de novo? Algum talento que possa trazer rendimentos? Este mês há uma estrelinha da boa sorte que vos pode trazer boas ideias neste campo.

Atenção à bomba astrológica cheia de energia marcada para o dia 12 de janeiro. Com transformação à GRANDE. Não se abriguem, nativos. Esta é uma tempestade para receber de braços bem abertos, sem chapéu de chuva.

A partir do dia 13, com a entrada de Vénus em Peixes na casa 5, vai diminuir esta pressão do ano novo e vão sentir que já apanharam o ritmo. É aí que 2020 começa em velocidade cruzeiro. Com fluidez e mais descontração.

Propostas dos astros para o novo ano? Mais detox e menos pacotes de bolachas. E quanto a assuntos do coração… o ano pede novas aventuras de amor… Os ex-amores ficaram arrumados lá para trás (na gaveta da década passada).

SAGITÁRIO

© Ilustração de Nuno da Costa

Sagitarianos, façam barulho! Viva o Ano Novo! A tradição manda comer 12 passas, mas Sagitário prepara umas 57, à cautela, só porque sim, #WHYNOT. É impossível selecionar apenas 12 desejos, caramba. Total compreensão, Sagitário.

O planeta está unido em festa para celebrar mais um gigante circuito de fitness concluído à volta do Sol. Nós ficamos chateados quando estacionamos o carro duas ruas mais abaixo, e este planeta percorre, tipo, 500 mil milhões de quilómetros… só porque a gravidade manda. Esperemos que a maratona anual da Terra nos inspire. Vamos a eles.

As energias de Capricórnio desde mês atingem a casa 2. Significa isto que os chavões daquele signo para vós são assuntos de dinheiro, recursos e valores. Caso para perguntar: será hora de fazer contas à vida?

Já deu por si a programar metas de poupança para este ano? Pois bem: contas poupança, simulações de reforma, debates com o porquinho mealheiro lá de casa são temas para lhe ocuparem o mês. Sempre de uma forma responsável e madura. Sagitário, és o nosso orgulho.

Para finalizar, com o planeta a dançar em cima do vosso coração, pode sentir um impulso para viajar. No meio de tantos e-mails promocionais de agências de viagens e companhias aéreas, Marte é mesmo aquele planeta capaz de nos fazer clicar do botão COMPRAR - MARCAR VOO - FAZER MALA. E dizer “Ups! Vou para a Tunísia.”

 

Margarida Xavier Marante tem 25 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.  

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 6. 12. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de dezembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de dezembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 5. 11. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de novembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de novembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 1. 10. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de outubro

Descubra o que lhe reserva o mês de outubro, com o horóscopo Vogue.

Ler mais

Palavra da Vogue 29. 8. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de setembro

Já sabe o que lhe reserva o mês de setembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 31. 7. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de agosto

Nesta nova rubrica do Vogue.pt, Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de agosto?

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK