Artigo Anterior

Até sempre, Alber Elbaz

Próximo Artigo

Buy Better, Wear Longer: o futuro da moda é sustentável

Notícias 29. 4. 2021

Lemlem x H&M: a colaboração que precisávamos para este verão

by Rui Matos

 

Descontraída, sustentável e colorida, tudo aquilo que precisamos quando falamos do guarda-roupa estival. Liya Kebede, fundadora da Lemelm, conta-nos tudo por detrás destas colaboração.

A gigante sueca não é novata nestas andanças das colaborações, contando já com grandes nomes da indústria, entre eles Karl Lagerfeld, Jeremy Scott, Olivier Rousteing e, mais recentemente, Simone Rocha no seu repertório. Mas em só de grandes nomes se fazem estas colaborações, os nomes emergentes da Moda não são deixados de fora e a Lemlem, marca fundada por Lyia Kebede, supermodelo, atriz e defensora da saúde materna Etíope, é o mais recente nome a juntar-se à lista de colaborações H&M.

“Adoro que a H&M esteja sempre na vanguarda de colaborações cool com marcas,” afirma a Kebede. “Por isso, para a Lemlem, é fantástico fazer parte desse grupo de marcas. Por outro lado, a H&M tem um grande alcance e uma comunidade gigante. Poder apresentar a nossa marca a essa comunidade é uma oportunidade fantástica.” 

É através de uma estética descontraída e detalhes artesanais que se cose o imaginário da Lemlem, sem esquecer, claro, a elegância soberba que Liya Kebede irradia. Para esta colaboração, os materiais tecidos à mão, que a Lemlem frequentemente usa, foram traduzidos em vestidos, tops, calções, calças, fatos de banho, biquínis, joalharia e acessórios. Dando continuidade ao plano sustentável da H&M, estas peças foram todas produzidas a partir de materiais sustentáveis, incluindo o linho orgânico, o poliéster reciclado e Tencel Lyocell. 

Liya Kebede fala sobre…

… a sustentabilidade

“Desde o início que a sustentabilidade esteve no centro das nossas conversas sobre esta colaboração. Era importante tanto para a H&M como para a Lemlem que pudéssemos juntar as nossas ideias e valores, para garantir que podíamos utilizar materiais sustentáveis e produzir as coleções de acordo com standards éticos elevados. Penso que uma marca como a H&M, ao colocar o foco na sustentabilidade e ao consciencializar – com o seu alcance – é importante.”

… as influências-chave do design

"A cor – é aqui que tudo começa. Muita da nossa inspiração vem da vasta e incrivelmente diversa natureza em África. Às vezes começamos com um por-do-sol ou com uma paisagem e transformamos essas cores no tema central dos nossos padrões. Os tecelões começam a partir daí a tecer manualmente o tecido que é depois transformado nas nossas coleções.”

… quem é a mulher Lemlem

“Otimista, tem muitas dimensões, muitos papéis, como eu – e, no centro, quer ver uma mudança real e positiva, sustentabilidade e oportunidade.”

… sobre a colaboração com a H&M

“Quando falámos pela primeira vez com a H&M, disseram-nos o quanto gostavam dos materiais tecidos à mão que estávamos a usar na Lemlem – as nossas cores e riscas. Assim, nesta colaboração, conjugámos todas as coisas que ambos gostamos. A Lemlem é divertida – é solarenga e leve. Trazer esse espírito para a colaboração foi chave para nós e fizemo-lo, em conjunto, adicionando padrões florais e néon, paralelamente às nossas riscas de assinatura. Sinto-me no meu melhor quando visto algo suave e confortável, por isso foi importante para mim trazer essa fluidez e texturas maravilhosas para esta coleção. Com a H&M conseguimos tudo isto – uma coleção leve, divertida, brilhante e suave produzida em materiais sustentáveis.”

… a criação da Lemlem 

“O sonho de partilhar o melhor trabalho artesanal com que cresci na Etiópia – e ajudar a comunidade incrível de artesãos do país. Foi isso que me motivou e é essa a história da Lemlem. Nunca pensei em ter a minha própria marca – até que, de repente, a vi como a solução para criar empregos sustentáveis para que os tecelões tradicionais do meu país pudessem ganhar a vida a fazerem o que gostam, transformando os seus dotes incríveis nas coleções fantásticas e modernas que vendemos em todo o mundo." 

Se já está a pensar no guarda-roupa estival, estas peças são um must have: leves, descontraídas e coloridas. Na galeria, em baixo, a Vogue selecionou as 10 peças que já adicionou ao carrinho de compras. 

Lemlem x H&M já está disponível na loja online da gigante sueca.