Notícias  

Hermès nomeia Grace Wales Bonner como diretora criativa da linha masculina

21 Oct 2025
By Laure Guilbault

Fotografia: Gareth Cattermole/Getty Images

A designer britânica apresentará o seu primeiro desfile para a marca de luxo francesa em janeiro de 2027.

Grace Wales Bonner é a nova diretora criativa da coleção masculina da Hermès. A designer britânica de 35 anos, que criou a sua marca homónima de roupa masculina em 2014 e tem uma colaboração de longa data com a Adidas, apresentará o seu primeiro desfile para a maison francesa em janeiro de 2027, anunciou hoje a Hermès. A designer sucederá a Véronique Nichanian, que se despede da casa após 37 anos. Sabemos que Wales Bonner continuará com a sua marca homónima, a par do seu cargo na Hermès.

"Estou muito feliz por dar as boas-vindas a Grace à família de diretores artísticos da Hermès. A sua visão sobre a Moda contemporânea, o artesanato e a cultura contribuirá para moldar o estilo masculino da Hermès, combinando a herança da marca com um olhar confiante sobre o presente. O apetite e a curiosidade de Grace pela prática artística ressoam fortemente com a mentalidade e a abordagem criativa da Hermès. Estamos no início de um diálogo mútuo enriquecedor", afirmou Pierre-Alexis Dumas, diretor artístico geral da Hermès, num comunicado.

"Sinto-me profundamente honrada por me ter sido confiada a função de diretora criativa da linha ready-to-wear masculina da Hermès. Embarcar neste novo capítulo, seguindo os passos de uma linhagem de artesãos e designers consagrados, é um sonho tornado realidade. Gostaria de expressar a minha gratidão a Pierre-Alexis Dumas e Axel Dumas pela oportunidade de trazer a minha visão para esta casa mágica", afirmou Wales Bonner.

Enquanto os insiders da indústria apostavam numa nomeação interna, a Hermès optou por um talento de renome. Wales Bonner nasceu em Londres, filha de uma mãe inglesa e um pai jamaicano, licenciou-se na Central Saint Martins em 2014 e criou a sua marca de roupa masculina logo a seguir (introduziu a roupa feminina em 2018). Recebeu inúmeros reconhecimentos, incluindo o prémio de designer emergente de Moda masculina no British Fashion Awards em 2015, o prémio LVMH Young Designer Prize em 2016 e o prémio CFDA International Men’s Designer of the Year em 2021.

Também teve um ano bastante preenchido. Wales Bonner regressou ao calendário de desfiles de Paris em junho de 2025, após o seu grande momento na Met Gala de 2025. O seu fato em veludo deslumbrante, incrustado com conchas cauri, historicamente utilizadas como moeda na África Ocidental, foi incluído na exposição. Também vestiu o copresidente Lewis Hamilton, juntamente com FKA Twigs, Omar Apollo, Jeff Goldblum e outros. "Para a Moda masculina, Paris é basicamente o lugar certo. Falo muito sobre herança e tradição, por isso acho que Paris é o lugar onde se pode ter essas conversas", disse a designer. Para a coleção primavera/verão 2026, apresentou "uma proposta de vestuário eclético, uma mistura entre a herança desportiva, uma linguagem casual e preppy e uma alfaiataria mais requintada. Também vinda do Met Gala e a pensar na ideia de Superfine [referindo-se ao tema da exposição do Costume Institute Superfine: Tailoring Black Style], eu queria ter alguma sensação de continuidade, pensar nessa personagem e trazer um pouco desse espírito", disse a designer britânica nos bastidores.

Nos últimos anos, Wales Bonner foi mencionada várias vezes para cargos de diretora criativa em grandes casas de Moda. Sarah Mower, da Vogue Runway, escreveu na sua crítica ao desfile da Wales Bonner primavera/verão 2026: "O motivo pelo qual mulheres tão influentes — e comercialmente perspicazes — como Grace Wales Bonner e a sua colega britânica mais velha, Martine Rose, ainda não foram contratadas por uma casa ou marca não é tanto um mistério, mas sim uma vergonha total para a indústria." Mower parece ter acertado em cheio: o comentário foi amplamente republicado nas redes sociais.

A Hermès não tem apenas um diretor criativo — Pierre-Alexis Dumas é o diretor artístico geral, Nadège Vanhee é a diretora artística da linha feminina e Pierre Hardy é responsável pelos calçados, joias, alta joalheria e objetos de beleza. Mas, dada a grande escala do negócio e o seu histórico de crescimento mesmo em tempos de recessão no setor do luxo, liderar qualquer categoria na marca é uma tarefa exigente por si só. A antecessora de Wales Bonner, Nichanian, transformou a linha masculina e tornou-a um negócio significativo; a coleção ready-to-wear e os acessórios da Hermès cresceram 5,5%, atingindo 2,26 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2025.

É um momento emocionante. Após a grande reformulação da primavera/verão 2026, que contou com uma dúzia de estreias de designers, onde apenas duas estreias foram de designers mulheres (Rachel Scott na Proenza Schouler e Louise Trotter na Bottega Veneta), o primeiro desfile de Maria Grazia Chiuri na Fendi, previsto para fevereiro de 2026, e o primeiro desfile de Wales Bonner na Hermès, em janeiro de 2027, serão duas estreias muito aguardadas.

Traduzido do original, disponível aqui.

Laure Guilbault By Laure Guilbault

Relacionados


Moda   Tendências  

As 12 tendências-chave para o outono/inverno 2025

04 Sep 2025

Moda   Tendências  

As 6 tendências de acessórios para o outono/inverno 2025

11 Sep 2025

Moda   Coleções  

PFW primavera/verão 2026: o fim dos princípios

16 Oct 2025

Notícias  

Véronique Nichanian sai da Hermès após 37 anos

16 Oct 2025