Guestlist  

Happily Ever After

17 Nov 2023
By Vogue Portugal em colaboração com Ali Behnam-Bakhtiar .

Ali Behnam-Bakhtiar cria eventos que são contos de fadas tornados realidade.

Pensar naquele que será o “grande dia” para muitas de nós, é pensar num espaço majestoso, onde a máxima “less is more” não se aplica. Muito pelo contrário: quanto mais sumptuoso, melhor. Queremos uma celebração que fique para a história e que surpreenda os convidados, combinando glamour e sofisticação. Pensar no moodboard de casamento ideal é, provavelmente, pensar no trabalho de Ali Behnam-Bakhtiar, responsável por tornar o “e viveram felizes para sempre” ainda mais especial.

Ali Behnam-Bakhtiar cria celebrações inigualáveis, combinando uma diversidade de estilos, culturas e tradições num único evento, capaz de perdurar para sempre na memória dos presentes. Com uma atenção ao detalhe irrefutável, equilibra a elegância com a extravagância, concebendo espaços que se assemelham a obras de arte em quatro dimensões.

Depois de um período no mundo da Moda - onde trabalhou com alguns dos maiores nomes da indústria, incluindo John Galliano e Karl Lagerfeld - decidiu, em 1997, seguir a paixão pelo design de interiores com a criação de Ali Bakhtiar Designs, projeto que mantém até aos dias de hoje. Contudo, em 2003 foi convidado a idealizar e produzir aquele que seria o seu primeiro casamento real. Este convite estava destinado a dar início a uma carreira e reputação incontestável no mundo dos eventos, fazendo de Ali Behnam-Bakhtiar o nome de referência pela criatividade sem limites e produção distinta. Hoje, trabalha com membros da realeza, políticos e estrelas de Hollywood, dando vida aos sonhos mais extravagantes de qualquer personalidade.

O portefólio de Ali Behnam-Bakhtiar é marcado pela multiplicidade de simbioses, seja entre o mundo do design e dos eventos, ou mesmo entre estilos e culturas. Recentemente, conta, idealizou a celebração entre um casal de origens muito distintas: o noivo italiano, a noiva iraniana. O casal conheceu-se em 2006, na África do Sul, durante uma viagem de negócios e recentemente disse o grande “sim” numa cerimónia exuberante. O casamento foi tipicamente persa, envolvendo momentos de tradição e ainda a indispensável “henna night”, comemorada na noite que precede a grande celebração, onde os presentes se reúnem para desejar felicidade, prosperidade e sorte ao casal. Um casamento persa é uma celebração extravagante e centra-se não apenas em torno dos noivos, mas também das suas famílias. A maior parte das tradições remontam aos tempos zoroastrianos - o zoroastrismo, religião iraniana, é uma das mais antigas do mundo - e inclui uma diversidade de rituais e simbolismos. Os dois momentos principais são o aghd, a cerimónia de compromisso, e depois segue-se o sofreh aghd, considerado a parte mais íntima do casamento, onde, sobre uma toalha, são estendidos diferentes objetos que são símbolo de elementos indispensáveis na união: o pão sangak, simboliza prosperidade, o açúcar cristalizado ilustra o amor entre o casal, e frutos secos representam a abundância, por exemplo.

Tendo sido o responsável por uma série de eventos memoráveis, Ali Behnam-Bakhtiar conta em entrevista à Vogue Portugal que tem ainda muito por fazer, e a sua lista de planos é praticamente “interminável”.

Quais as suas fontes de inspiração? A minha inspiração vem da natureza, das viagens que faço, dos livros que leio, das emoções que sinto. Trabalho muito na criação de novos conceitos e eventos para quebrar limites e ter novas ideias. Assim, faço pesquisas constantemente e recorro a técnicas de arquitetura antigas ou procuro novas formas de misturar diferentes produtos.

Qual é a sua parte favorita em criar estas cerimónias e qual é a que menos gosta? Acho que a melhor parte da planificação de um casamento é a altura em que começamos a imaginar ou a desenhar algo na nossa mente e conseguimos visualizar essa ideia. Depois disso surge todo o processo de implementação. Para mim, é mesmo fantástico. Relativamente à parte mais difícil de planear uma cerimónia, diria que é talvez quando se lida com clientes que são muito indecisos sobre o que querem e mudam de ideias acerca do design ou dos espaços escolhidos.

Há algum evento que o tenha marcado particularmente? O evento mais bonito que fiz foi, na verdade, um evento para a nossa fundação, um evento de caridade que criámos para casais que não podiam casar-se. Alguns deles estiveram presentes e foi realmente mágico, a energia e a vibração do local eram incríveis. Acho que é mesmo importante definir essa vibração porque tem uma espécie de poder superior talvez e transmite algo muito positivo. Nesse evento, tudo à volta realçava a beleza; o espaço era espetacular. Depois disto apercebi-me realmente da importância da vibração e que, quanto mais nos concentramos nisso, mais conseguiremos alcançar na vida.

Quais são as tendências para o futuro do event planning?
No que diz respeito ao futuro do event planning, acredito que se vai centrar mais na tecnologia, em hologramas e numa série de designs diferentes que serão implementados. Vai ser tudo muito mais rápido, mais virtual e diria que também as viagens serão feitas de modo muito diferente.

Vogue Portugal em colaboração com Ali Behnam-Bakhtiar . By Vogue Portugal em colaboração com Ali Behnam-Bakhtiar .

Relacionados


Opinião  

Got Milk?

18 May 2024

Moda  

12 small brands que vale (muito) a pena conhecer

17 May 2024

Notícias  

As melhores lojas vintage de Lisboa

17 May 2024

Curiosidades  

Os 6 álbuns de vingança mais famosos da história da música

16 May 2024