Artigo Anterior

Jil Sander: outono/inverno 2020

Próximo Artigo

Nº21: outono/inverno 2020

Coleções 20. 2. 2020

Gucci: outono/inverno 2020

by Rui Matos

 

Alessandro Michele convidou a audiência a ver tudo aquilo que se passa nos bastidores de um desfile. 

© ImaxTree

A entrada era na verdade um típico backstage. Modelos em roupão, maquilhadores e hairstylists a ultimar retoques, stylists a preparar os coordenados que cada modelo vai usar e Alessandro Michele a supervisionar tudo. “Que a inteligência coletiva que prepara tudo isto seja visível.” Foi com esta frase que Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, apresentou o desfile para o outono/inverno 2020, “Não é um espetáculo, é a realidade do nosso trabalho. Parece um Parque de Diversões de Moda, mas é o ritual sagrado a que nos prestamos coletivamente todas as estações.”

Foi num cenário circular, que reflete o ciclo da indústria da Moda, que as propostas de Michele foram apresentadas. “Não há qualquer dúvida de que a Moda é circular, uma coisa muito poderosa que pensas que está a desaparecer, na verdade está de volta, como uma onda”, explicou o designer ao WWD.

Se na estação passada, a inspiração veio da Gucci de Tom Ford - com slip dresses e soutiens à mostra -, para o outono/inverno 2020, a viagem no tempo foi maior, acabando por regressar à infância e à perfeição dos coordenados das little girls, com uniformes escolares e vestidos pinafore. “O mundo infantil é perfeito, não tens que justificar nada. É o mundo onde queremos viver, nós [adultos] temos que dar milhares de justificações sobre aquilo que vestimos, sobre aquilo que dizemos”, contou ao WWD. Mas o leque de inspirações foi mais além e tocou na estética hippie, grunge e ainda no Moulin Rouge. 

 

Acompanhe a Semana de Moda de Milão na categoria Coleções, com atualizações diárias.

Artigos Relacionados

Coleções 20. 2. 2020

Jil Sander: outono/inverno 2020

Todas as propostas para o outono/inverno 2020 de Jil Sander.

Ler mais

Coleções 20. 2. 2020

Alberta Ferretti: outono/inverno 2020

Todas as propostas para o outono/inverno 2020 de Alberta Ferretti.

Ler mais

Coleções 18. 2. 2020

Burberry: outono/inverno 2020

Para a estação fria de 2020, Riccardo Tisci quis mostrar um lado mais contemporâneo do estilo britânico.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK