Artigo Anterior

Stephane Rolland: Alta-Costura primavera/verão 2021

Próximo Artigo

Alexandre Vauthier: Alta-Costura primavera/verão 2021

Coleções 28. 1. 2021

Giambattista Valli: Alta-Costura primavera/verão 2021

by Mathilde Misciagna

 

"Go big and stay home", decretou Giambattista Valli com a sua coleção de Alta-Costura primavera/verão 2021.

É certo que a maioria de nós quando pensa na dupla “Netflix and chill” não nos ocorre propriamente camadas e camadas de tafetá. Mas há pessoas para tudo. Valli seguiu o seu instinto e dedicou esta temporada fora do normal aos volumes que guarda perto do coração. “Quando desenhas pronto-a-vestir és um designer. Quando crias Alta-Costura tens que ser um escultor. Está aí a diferença entre construir um espaço e decorá-lo”, conta Giambattista Valli à Vogue norte-americana. E o criador trabalhou ao pormenor cada técnica para atingir as proporções formidáveis que caraterizaram esta coleção.

Os cabelos volumosos inspirados em fotografias dos anos 60 de Benedetta Barzini e Marisa Berenson foram inquestionavelmente a cereja no topo do bolo. A nossa atenção ficou dividida entre as modelos que se movimentavam em fundo branco com os seus vestidos gigantescos e os bailarinos que as acompanhavam num rodopio de piruetas. Do lado direito da filmagem, edifícios da cidade andaluza de Sevilla faziam a ligação entre espaços e coordenados. Foi a forma de Valli mostrar aos seus clientes o que é que inspira a sua ideia de volume, mas continha uma mensagem mais profunda: “O momento em que vivemos agora é sobre a união de culturas. Sevilha é um lugar onde as culturas espanhola e islâmica se fundem e criam uma nova terceira cultura.” 

Com a ajuda das ruas sevilhanas como pano de fundo, pudemos compreender claramente as influências do flamenco nas saias de folhos desenhadas por Valli ou o drama da mantilla que se refletiu nos véus translúcidos. Alta-Costura primavera/verão 2021 de Giambattista Valli foi sobre troca, foi sobre apesar das diferenças olharmos juntos para o mesmo sol e para a mesma lua.

 

Artigos Relacionados

Coleções 27. 1. 2021

Stephane Rolland: Alta-Costura primavera/verão 2021

As propostas de Stephane Rolland para a Alta-Costura primavera/verão 2021 foram esculturais e transportaram-nos para a idade de ouro da corte espanhola.

Ler mais

Coleções 27. 1. 2021

Dior: Alta-Costura primavera/verão 2021

Monsieur Christian Dior era um ávido fã do esoterismo, do oculto e das artes divinas. E foi aí que Maria Grazia Chiuri encontrou inspiração para a novíssima coleção de Alta-Costura da maison francesa.

Ler mais

Coleções 27. 1. 2021

Chanel: Alta-Costura primavera/verão 2021

A família foi o ponto de partida para a Alta-Costura estival de Virginie Viard, revelando uma coleção mais curta e coesa. Uma história com principio, meio e fim.

Ler mais