Cities Embodied: Paris
Take a walk on the wild side
Tendências 6. 3. 2023
A arte imita a vida? E a inteligência artificial, imita a arte? Numa altura em que a AI divide opiniões, sobretudo no que diz respeito à sua proximidade da experiência humana, quisemos testar as skills desta “ferramenta” naquilo que é intrínseco ao ser humano e não à tecnologia: a capacidade criativa. Foi pedido, à equipa e à AI, de igual modo, uma interpretação de seis dos mais famosos quadros do mundo - O Grito (Edvard Munch, 1893), O Filho do Homem (René Magritte, 1964), Composição VII (Wassily Kandinsky, 1923), A noite estrelada (Vincent van Gogh, 1889 ), Guernica (Pablo Picasso, 1937) e Nascimento de Vénus (Sandro Botticelli, 1485) - para perceber a visão de cada lado na recriação destas reconhecidas obras, tanto do lado editorial como do lado da máquina. O resultado desta iniciativa de “artista vs. AI” segue abaixo, num testemunho que opõe o mesmo ponto de partida para dois intervenientes completamente contrários na sua composição. No final, independentemente da interpretação de quem o fez e de quem vê, é sempre importante perceber: de arte a artificial pode ser, tipograficamente, uma questão de poucas letras, mas no que diz respeito à realidade, é um mundo de emoções de diferença.
Direção criativa e fotografia de Frederico Santos. Styling de Sara Soares.
O GRITO: corset e calças, TRASH DYNASTY. Casaco (usado na cintura) e saia (usada no pescoço), CONSTANÇA ENTRUDO. Anéis Rude Vanity em metal banhado a ouro amarelo, ANA VASCONCELOS. Choker (usada no pulso), MANGO. Luvas e cachecol, da produção. Sapatos, LUÍS ONOFRE.
COMPOSIÇÃO VIII: soutien e macacão, MARQUES’ALMEIDA. Saia, MADALENA VELOSO. Choker vintage, em @_NECROMANCER_VINTAGE_.
A NOITE ESTRALADA: vestidos, ambos CONSTANÇA ENTRUDO. Saia, MARQUES’ALMEIDA. Brinco, colar, anel e luvas, da produção.
GUERNICA: vestido, INÊS BARRETO. Top, CONSTANÇA ENTRUDO. Mangas, SUSANA BETTENCOURT. Máscara Alter Ego em metal banhado a ouro amarelo, ANA VASCONCELOS. Arnês, da produção.
O NASCIMENTO DE VÉNUS: soutien, da produção. Corset, HOUSE OF WILDFLOWERS. Saia (usado no braço), MOLLY98. Saia, MADALENA VELOSO. Calças e sapatos, CONSTANÇA ENTRUDO. Brincos e pulseiras Metamorphose em metal banhado a ouro amarelo, tudo ANA VASCONCELOS.
O FILHO DO HOMEM: blazer e camisa, INÊS BARRETO. Colete, RICARDO ANDREZ. Brincos, MANGO. Gravata, da produção. Anel Metamorphose em metal banhado a prata de lei, ANA VASCONCELOS.
Modelo: Virgínia Santos @ Joy MGMT.
Cabelos: Atsushi.
Maquilhagem: Beatriz Texugo.
Design gráfico: João Sousa.
Design Guernica: Maria Inês Xavier.
Retouch: Frederico Santos.
Assistente de styling: Rian Vittor.
AI: DALL-E.
Editorial realizado em exclusivo para a Vogue Portugal.