Moda   Tendências  

Um pingo de Arte

06 Mar 2023
By Vogue Portugal

A arte imita a vida? E a inteligência artificial, imita a arte? Numa altura em que a AI divide opiniões, sobretudo no que diz respeito à sua proximidade da experiência humana, quisemos testar as skills desta “ferramenta” naquilo que é intrínseco ao ser humano e não à tecnologia: a capacidade criativa.

A arte imita a vida? E a inteligência artificial, imita a arte? Numa altura em que a AI divide opiniões, sobretudo no que diz respeito à sua proximidade da experiência humana, quisemos testar as skills desta “ferramenta” naquilo que é intrínseco ao ser humano e não à tecnologia: a capacidade criativa. Foi pedido, à equipa e à AI, de igual modo, uma interpretação de seis dos mais famosos quadros do mundo - O Grito (Edvard Munch, 1893), O Filho do Homem (René Magritte, 1964), Composição VII (Wassily Kandinsky, 1923), A noite estrelada (Vincent van Gogh, 1889 ), Guernica (Pablo Picasso, 1937) e Nascimento de Vénus (Sandro Botticelli, 1485) - para perceber a visão de cada lado na recriação destas reconhecidas obras, tanto do lado editorial como do lado da máquina. O resultado desta iniciativa de “artista vs. AI” segue abaixo, num testemunho que opõe o mesmo ponto de partida para dois intervenientes completamente contrários na sua composição. No final, independentemente da interpretação de quem o fez e de quem vê, é sempre importante perceber: de arte a artificial pode ser, tipograficamente, uma questão de poucas letras, mas no que diz respeito à realidade, é um mundo de emoções de diferença.

Direção criativa e fotografia de Frederico Santos. Styling de Sara Soares.

 

Modelo: Virgínia Santos @ Joy MGMT.Cabelos: Atsushi.Maquilhagem: Beatriz Texugo.Design gráfico: João Sousa.Design Guernica: Maria Inês Xavier.Retouch: Frederico Santos.Assistente de styling: Rian Vittor.AI: DALL-E.

Editorial realizado em exclusivo para a Vogue Portugal. 

Vogue Portugal By Vogue Portugal

Relacionados


Moda  

Open Call | Bem-me-quer

12 Jul 2024

Moda  

Open Call | À Beira do Cais

11 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Big Jewels

11 Jul 2024

Opinião  

Este país não é para velhos

10 Jul 2024