Christian Vierig/Getty Images
Com o regresso de Cecilie Bahnsen, um número crescente de marcas de toda a região nórdica e uma série de novos talentos, a CPHFW continua a moldar uma identidade forte.
A edição primavera/verão 2026 da Copenhagen Fashion Week (CPHFW) começa hoje, dia 4 de agosto, com uma programação repleta de novos nomes e iniciativas únicas.
O evento, que ocorre até dia 8 de agosto, conta com 30 desfiles e 15 apresentações, um pouco mais do que na temporada de verão do ano passado. Isso inclui a conceituada designer Cecilie Bahnsen, uma das maiores referências da Moda de Copenhaga, que retornará à CPHFW após sete temporadas em Paris para celebrar o 10º aniversário da marca com um desfile especial na noite de quinta-feira. Além disso, nomes consagrados da CPHFW, como Rotate, Baum und Pferdgarten e The Garment, estão também de volta, assim como novos nomes promissores, como Nicklas Skovgaard e Caro Editions.
Copenhaga está cada vez mais a destacar marcas de toda a região nórdica. Laird Borrelli-Persson, da Vogue Runway — uma participante de longa data da semana — confessa estar "muito entusiasmada" com a marca sueca Rave Review, que fará a sua estreia na passerelle da CPHFW na terça-feira, após três temporadas em Milão (a marca foi finalista do Prémio Zalando na CPHFW da temporada passada). A par e passo da Rave Review, as marcas suecas Deadwood, Cmmn Swdn, Filippa K, além da Swedish School of Textiles, regressam ao calendário de desfiles e apresentações. Da Islândia, a vencedora do Prémio Zalando 2022, Ranra, regressará à passerelle de Copenhaga na tarde de segunda-feira, pela primeira vez desde a sua vitória. A marca islandesa 66North celebra o seu 100º aniversário com uma apresentação em grande escala na terça-feira. As marcas finlandesas Rolf Ekroth e Marimekko estão também de regresso, com apresentações na terça e quinta-feira, respetivamente.
"Quanto mais representação nórdica houver, mais feliz ficarei", diz Borrelli-Persson. "Tenho esperado ansiosamente que finalmente haja alguma representação norueguesa na CPHFW e a [Semana da Moda Norueguesa] Oslo Runway realizará um evento nesta temporada. Será manifestação?"
Bruce Pask, diretor sénior de Moda masculina da Saks Fifth Avenue e Neiman Marcus, e mentor do programa CPHFW New Talent, está ansioso por conhecer as marcas de Moda masculina de Copenhaga. "Estou particularmente impressionado com a oferta de vestuário masculino que continuou a crescer nas últimas temporadas [em Copenhaga], com marcas como Mfpen, NN07, Berner Kühl e Another Aspect, cada uma com lojas e eventos próximos umas das outras, criando um verdadeiro destino durante a semana", afirma.
Borrelli-Persson está ansioso pelo regresso da marca dinamarquesa de roupa masculina Sunflower nesta temporada. A marca apresentou-se pela última vez na Primavera/Verão 2024. Entretanto, a semifinalista do Prémio LVMH, Mfpen, irá organizar um jantar na quinta-feira à noite com o podcast norte-americano Throwing Fits, que desde há muito que segue marca e tem ajudado a impulsionar o seu crescimento nos Estados Unidos.
"A CPHFW tem uma boa variedade de desfiles, apresentações, eventos em lojas, jantares e encontros sociais que realmente criam um sentimento de comunidade entre todos os participantes internacionais, bem como os designers e talentos em exposição — inspirando conversas interessantes e novas apresentações que servem para enriquecer a experiência", diz Pask.
Novos nomes, novas energias
Alguns fashion councils não vêem com bons olhos as marcas que saem do calendário. Mas a CPHFW está a adotar uma abordagem diferente para cultivar os seus talentos, mesmo após uma pausa. O programa New Talent dá as boas-vindas à marca dinamarquesa Anne Sofie Madsen nesta temporada, ao lado das marcas já existentes Bonnetje e Berner Kühl. Esta é a segunda vez que a designer dinamarquesa participa, tendo lançado a sua marca inicialmente em 2013, antes de a encerrar em 2017 e passar a dedicar-se a outras formas de Arte, como ilustração e cinema. "Estou muito interessada em como falamos sobre novidade na Moda. Há o novo, no sentido de talento emergente; e há o novo, no sentido de um designer experiente a trabalhar em algo novo", afirma Borrelli-Persson. "Anne Sofie Madsen é um exemplo disso. A apresentação da última temporada, que foi excelente, não recebeu tanta atenção quanto eu achava que deveria ter recebido. A designer faz parte do programa New Talent deste ano, [o que] deve corrigir isso".
Da mesma forma, o trio de designers de Moda feminina por trás da Freya Dalsjø está de volta à capital dinamarquesa após um hiato de seis anos, em parte por motivos de saúde, com um desfile na terça-feira. E o antigo designer da New Talent, a marca sombria e subversiva PLN, está de volta após uma pausa de dois anos para fortalecer a sua marca.
"Eu procuro sempre conhecer os novos nomes [em Copenhaga], especialmente as marcas que já acompanhamos e que estão a fazer a transição para desfiles de Moda completos" afirma Mathilde Vanini, buyer de moda feminina da Printemps. "Essa mudança geralmente diz muito sobre o seu crescimento e ambição. Às vezes, são os desfiles mais discretos que deixam a impressão mais forte".
É claro que os desfiles não são tudo. A marca de têxteis com zero desperdício Stem, a marca de vestuário por encomenda Taus e a marca espanhola de inspiração vintage Kettel Atelier irão juntar-se ao programa Ones to Watch, destinado a nomes emergentes que recebem orientação e apoio operacional para organizar apresentações dentro do calendário previsto.
Muitas marcas estão a evitar completamente os desfiles ou apresentações, optando por organizar eventos. A Stine Goya, após a sua impressionante exposição de Arte e desfile em Aalborg na temporada passada, não vai apresentar a coleção SS26; em vez disso, a marca vai organizar um jantar na terça-feira à noite, em colaboração com o estúdio criativo File Under Pop, de Copenhaga. A Tekla oferecerá um pequeno-almoço na terça-feira, e a Pandora — um dos principais patrocinadores da CPHFW — realizará vários eventos ao longo da semana, incluindo uma suíte de styling e um jantar na terça-feira para a imprensa, compradores e talentos. Na quarta-feira à noite, a Ray-Ban oferecerá um jantar em colaboração com a Dazed, enquanto a marca sueca J Lindeberg oferecerá um jantar do outro lado da cidade.
Em termos de tendências, os compradores esperam que os dinamarqueses adotem algumas das tendências que surgiram durante os desfiles masculinos da SS26. "O design dinamarquês é uma mistura maravilhosa de pragmatismo e utilidade com criatividade e originalidade. Inspiro-me sempre pela forma como as tendências da estação são vistas através desta lente que é única para os designers extremamente criativos desta região", afirma Pask. "Estamos curiosos para ver se o renascimento do estilo preppy que vimos nas influentes coleções de Paris estará presente na CPHFW e como os designers irão interpretá-lo. Também vimos um foco geral na fluidez na alfaiataria, na facilidade das formas e na fabricação, o que seria interessante ver na perspetiva dos designers dinamarqueses".
"A CPHFW realmente desenvolveu uma identidade forte", concorda Vanini, da Printemps. "Parece uma Semana de Moda para quem está por dentro do assunto. Menos brilho e glamour do que em Paris, o que permite mais espaço para conversas reais e pontos de vista honestos. Sustentabilidade, criatividade e comunidade não são apenas tendências aqui".
Traduzido do original, disponível aqui.
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