BTS por Morgan Maher
A Vogue falou com Dua Lipa, um dos nomes mais proeminentes da música pop, para descobrir mais sobre a sua nova marca de cuidados de pele, em colaboração com Augustinus Bader.
Visto de fora, Dua Lipa parece ser incansável. Apesar da sua insistência em transformar viagens de trabalho em fugas à rotina absolutamente invejáveis, do calendário exigente da sua tour ao seu casamento iminente, a artista de Radical Optimism tem uma bateria praticamente inesgotável. Aliada a um regime de suplementos (colostro, eletrólitos e magnésio) e pela prática regular de yoga, Lipa consegue manter-se bem a todos os níveis.
No entanto, é a sua pele que rouba o foco. Entre múltiplos voos longos e as camadas intermináveis de maquilhagem necessárias durante os seus concertos, como é que a cantora consegue evitar que o seu rosto pareça ter passado por qualquer uma dessas coisas? “A minha melhor amiga, Ella, sempre foi muito cuidadosa com a pele”, conta Lipa à British Vogue, numa tarde chuvosa de outubro. “Já eu era das que adormecia com a maquilhagem”. Hoje em dia, dormir com o rosto maquilhado é um dos seus grandes tabus — uma lição que aprendeu ao longo de anos na estrada.

Mikael Jansson
“Em 2016, comecei a fazer muitas tours e precisava de uma rotina de cuidados de pele que não exigisse muita manutenção”, explica a artista. Aos 21 anos, ao trabalhar com “um grupo de rapazes que não cuidavam da pele”, Lipa compreendeu a importância de uma rotina consistente, mas concisa. Simultaneamente, os seus parâmetros para o que era boa saúde e boa nutrição também mudaram. “Acho que está tudo bem diferente agora”, reflete. “Tudo mudou”.
Em 2025, Lipa está pronta para anunciar um dos seus projetos mais entusiasmantes até à data: DUA, uma linha de cuidados de pele criada em colaboração com a Augustinus Bader. Fã de longa data da AB, DUA representa tudo o que a recém-chegada à década dos 30 aprendeu sobre skincare.
“Queria criar algo que realmente restaurasse e protegesse a minha pele”, conta à British Vogue. “Às vezes, tenho erupções cutâneas e sinto a pele mais seca, especialmente em voos mais longos”, explica. “Aprendi muito graças ao meu trabalho e agora sinto que sei como combater toda a agitação e a loucura da minha agenda e ainda assim cuidar de mim mesma”.

BTS por Morgan Maher
A linha é concisa – exatamente o que se esperaria de alguém acostumado a reduzir a sua rotina de cuidados ao essencial para poder viajar pelo mundo – e consiste em apenas três produtos: um creme de limpeza, um sérum rico em antioxidantes e um hidratante nutritivo.
“Queria um produto de limpeza facial que fosse realmente hidratante, mas que não deixasse a pele repuxada ou com aquela sensação desagradável”, conta Lipa quando lhe peço para me explicar o raciocínio por trás de cada um dos produtos, começando pelo Balancing Cream Cleanser. “Depois, queria um sérum que tivesse todas as vitaminas necessárias para dar brilho à pele, mas que também hidratasse e fortalecesse a barreira cutânea”.
O Supercharged Glow Complex de Lipa está repleto dessas “vitaminas boas”. Contém vitamina B7 e niacinamida para uniformizar o tom da pele, bio-retinol marinho que contribui para a firmeza da tez, glicerol glucosídeo para uma maior elasticidade e ectoína para fortalecer a pele. Os pré-requisitos para o seu hidratante – o Renewal Cream – eram que fosse “elástico, suave e agradável”, e leve o suficiente para reaplicar.
O ingrediente secreto é algo que só o Professor Bader (criador da marca homónima original) e Lipa poderiam ter criado juntos: o TFC5. Uma versão patenteada do ingrediente principal da marca registada de Augustinus Bader, o TFC8, o TFC5 é uma criação de Lipa e está presente em todos os seus produtos.
“O TFC5 é a quinta evolução da tecnologia revolucionária TFCTM (Trigger Factor Complex) da Augustinus Bader”, diz Aimee Nottingham, diretora de formulação da AB. Para quem não sabe, este Trigger Factor Complex é a pedra angular de todos os produtos Augustinus Bader e une uma mistura patenteada de aminoácidos, vitaminas e peptídeos reparadores e renovadores.
A nova versão, o TFC5, concentra-se na manutenção preventiva e diária da pele. Se se identifica com Lipa, com uma agenda ocupada e, por vezes, implacável, o TFC5 promete neutralizar os efeitos do tom baço e da secura, e repor a elasticidade perdida da pele. O TFC8, por sua vez, tende a indicar algo com alta potência, pensado para lidar com problemas de pele mais desafiadores, como pigmentação ou falta de densidade. A linha da Lipa, devido à sua natureza de uso diário, é também mais acessível do que a da Augustinus Bader.
“Uma linha de cuidados de pele de três fases é realmente fácil de usar e não é tão intimidante”, diz Lipa. “É fácil de levar connosco para qualquer lugar e é poderosa”. Nas suas palavras: “Três é um número mágico”. É por isso que, após muitas conversas, a coleção inicial acabou por se tornar uma tríade perfeita.
Está quase na hora de chegarmos ao fim da conversa – Lipa está em Nova Iorque e a sua agenda, como sempre, exige a sua atenção –, por isso, faço a pergunta que estou a morrer de curiosidade para saber a resposta: com que frequência a cantora acorda ainda com a maquilhagem da noite anterior? “Nunca. Nem uma única vez. Posso estar exausta e ainda assim iria tirar a maquilhagem”, ri. “De forma alguma”.
Traduzido do original, disponível aqui.
Most popular
10 things I bark about you: será passear o nosso cão a nova dating app?
03 Nov 2025
Relacionados
Não mata mas mói: o mito da sustentabilidade e o greenwashing por detrás da pele vegan
20 Oct 2025



