Artigo Anterior

Iris Van Herpen: Alta-Costura primavera/verão 2021

Próximo Artigo

Alexis Mabille: Alta-Costura primavera/verão 2021

Coleções 27. 1. 2021

Dior: Alta-Costura primavera/verão 2021

by Rui Matos

 

Monsieur Christian Dior era um ávido fã do esoterismo, do oculto e das artes divinas. E foi aí que Maria Grazia Chiuri encontrou inspiração para a novíssima coleção de Alta-Costura da maison francesa.


© Elina Kechicheva

Este é um encontro entre França e Itália, fazendo referência ao primeiro baralho de cartas de tarot de que há registo - encomendado por um duque Visconti de Milão, no século XV - e ao hobby de Christian Dior de ler o seu futuro através das cartas. Maria Grazia Chiuri transportou esse universo para a passerelle e o resultado foi um visão muito contemporânea da Moda medieval, apresentada através de um vídeo realizado por Matteo Garrone. 

Numa conversa com o jornalista, via Zoom, a diretora criativa da maison explicou o porquê de ter escolhido a época medieval: “Talvez porque vivemos um período de incerteza e, por isso mesmo, referimos essa época. Hoje, é mais difícil ser otimista em relação ao futuro, não é?”

As silhuetas mostram-se mais imponentes do que nunca, deixando de lado as cinturas demarcadas que tanto caracterizam as coleções Dior. As capas foram as grandes protagonistas desta história, embelezando peças mais comuns como um par de calças, as camisas ou as famosas saias. Quanto à paleta de cores, é como se um baralho de cartas de tarot ganhasse vida e salpicasse esta coleção com dourado e cinzento. 

Acompanhe os principais desfiles da Semana de Moda de Alta-Costura na nossa categoria Coleções.

Artigos Relacionados

Coleções 27. 1. 2021

Iris Van Herpen: Alta-Costura primavera/verão 2021

A designer holandesa levou à passerelle vestidos vibrantes inspirados em fungos que nos devolveram uma profunda admiração e emoção pela arte da Alta-Costura.

Ler mais

Coleções 27. 1. 2021

Chanel: Alta-Costura primavera/verão 2021

A família foi o ponto de partida para a Alta-Costura estival de Virginie Viard, revelando uma coleção mais curta e coesa. Uma história com principio, meio e fim.

Ler mais

Entrevistas 26. 1. 2021

Kim Jones fala sobre a estreia profundamente pessoal da sua coleção de Alta-Costura para a Fendi direcionada a "mulheres pioneiras"

Enquanto novo diretor criativo da linha feminina da Fendi, Kim Jones traz a sensibilidade britânica para a casa de Moda. Na edição de março da Vogue britânica, falou com Olivia Singer sobre a sua inspiração no Grupo Bloomsbury.

Ler mais

Coleções 26. 1. 2021

Schiaparelli: Alta-Costura primavera/verão 2021

E Daniel Roseberry continua a elevar a fasquia quando o tema é Alta-Costura.

Ler mais