Artigo Anterior

O melhor da moda nacional está na nova pop-up store da ModaLisboa

Próximo Artigo

Elle Woods: 20 anos do ícone da Moda

Notícias 8. 7. 2021

De CO2 para O2, há um casaco que produz oxigénio

by Mariana Silva

 

E se um casaco pudesse ter o mesmo impacto ambiental que uma planta? A indústria da Moda sonhou e o CO2AT nasceu.

© Fotografia de Frederico Martins

Minimizar o impacto negativo no ambiente já não é suficiente. Para que o ideal de sustentabilidade seja verdadeiramente garantido, é preciso fazer mais do que “não continuar a estragar”. Hoje sabemos que é urgente reverter muitos dos problemas que assolam o momento climático corrente, problemas pelos quais o nosso guarda roupa já teve a sua quota-parte de responsabilidade. 

No seio de tais ideais surgiu a iniciativa Future Before Fashion, um projeto da empresa paquistanesa Azgard9 que tem como objetivo contribuir para solucionar os desafios ambientais que o setor de vestuário atualmente enfrenta. Reconhecido na indústria pelo fabrico de denim, este produtor asiático possui uma rede de parcerias de nível global onde se destacam nomes como o conglomerado LVMH e o gigante de fast fashion Zara. Relativamente ao reposicionamento baseado nos valores da sustentabilidade, Ahmed Shaik, CEO da Azgard9, afirma: “Enquanto as marcas estão a pensar na próxima coleção, nós estamos a pensar em coleções de e para o futuro. Na verdade, em como as roupas podem ser pensadas daqui a cinquenta anos.” 

Assim, foi com os olhos postos no amanhã que a empresa paquistanesa se decidiu unir às agências portuguesas Stream and Tough Guy e This is Pacifica para criar uma peça de vestuário inovadora. Algo que mais rapidamente imaginaríamos a descer uma passerelle de Moda no ano de 2043, mas que já é uma realidade do presente - o CO2AT. 

Fabricado a partir de uma colaboração com o laboratório inglês Post Carbon Lab, o CO2AT é um casaco com propriedades de ser vivo. Esta é a primeira peça de vestuário que se revela capaz de absorver dióxido de carbono da atmosfera, transformando-o seguidamente em glicose e oxigénio. Por outras palavras, este modelo pioneiro comporta-se como uma planta, algo apenas possível devido à tecnologia (inspirada na Natureza) implementada no seu tecido. Tratado com pigmentação microbiana, é no capuz deste casaco que se encontram os microorganismos fotossintéticos responsáveis pela libertação de oxigénio. Durante o ciclo de vida desta peça de vestuário, o processo de fotossíntese que nela se efetua permite não só neutralizar os impactos da produção do casaco, como ainda melhorar o ambiente do seu utilizador ao produzir aproximadamente a mesma quantidade de oxigénio que um carvalho. 

© Fotografia de Frederico Martins

“O maior avanço que o CO2AT oferece é a compreensão de que a natureza já possui toda a tecnologia com a qual iremos projetar o futuro”, indica Filipe Mesquita, Diretor Criativo na empresa portuguesa This is Pacifica. E a verdade é que as inovações conseguidas nesta produção podem tornar-se numa realidade do quotidiano para a indústria da Moda. “Podemos ter um impacto positivo no meio ambiente e queremos mostrar aos nossos stakeholders que podemos ajudá-los a alcançar isso. Queremos mostrar-lhes como pode ser o futuro da Moda, hoje”, conclui Ahmed Shaikh.

A indústria da Moda deu assim mais um passo em direção ao futuro. Tecnologias como a que o CO2AT possui tornar-se-ão aos poucos a norma do setor. É o destino inevitável da Moda, dos seus consumidores, mas, acima de tudo, o destino necessário à sobrevivência do nosso Planeta. 

 

Ficha técnica 

Direção Criativa: Filipe Mesquita & Miguel Durão
Estratégia: João Ribeiro & Nicolas Grassi
Design: Filipe Mesquita, Pedro Serrão, Pedro Mesquita, Luís Cepa
Project Management: Ana Fernandes
Brand Direction: Bernardo Lago Cruz 
Videocase: Vladimiro Leopoldo
Direção de Fotografia: João Castela
Música e Sound Design: Nuno Craveiro
Entrevistas: Ahmed Sheikh (Azgard9 CEO), Dian-Jen Lin (Post Carbon Lab R&D)
Filmagens em Londres: Louis Hollis
Filmagens no Paquistão: Hassan Bakhtiar Mirza, Yogi Studios
Sound Mix: Guel
3D film: @looooooch.kb
3D render: @looooooch.kb
Fotógrafo In studio: Nuno Moreira 
Direção Criativa de Fotografia: Frederico Martins
Vídeo e Edição: Raul Sousa
Videógrafos de Drone: Óscar Ribeiro & Liliana Pina
Assistentes de Imagem: Pedro Sá, João Ferreira & Marina Rosillo @ Lalaland Studios
Gaffers: STP Audiovisuais
Cabelos e Maquilhagem: Patrícia Lima
Modelos: Maria Miguel @ Central Models & Paulo Spencer @Face Models
Produção: Diogo Oliveira @ Lalaland Studios
Retouching: José Paulo Reis @ Lalaland Studios 
Photosyntetic R&D: PostCarbonLab (Dian-Jen Lin + Hannes Hulstaert)
Produção do CO2AT: Toptuxedo (Isaac Gomes, António Costa)
Tecido: LMA (Luís Dias) 
Etiquetas e transfers: Heliotextil (Miguel Pacheco, Conceição Teixeira, Ana Bulhosa) 

Artigos Relacionados

Tendências 30. 6. 2021

Salvar os oceanos pode começar pelo nosso fato de banho

Ó mar salgado, quanto do teu sal são hoje plásticos de Portugal.

Ler mais

Compras 24. 6. 2021

As marcas portuguesas que vai querer levar para as suas férias

Portuguesas, fabricadas em Portugal, desenvolvidas segundo valores e ideais de sustentabilidade, estas são as marcas em que poderá investir para o seu armário de verão.

Ler mais

Compras 23. 6. 2021

Beleza sem lixo: um guia de compras sustentável

Praticamente tudo o que compramos vem numa embalagem de plástico, parece que não temos outra opção. Mas isso não é verdade, e estamos aqui para o provar.

Ler mais