Moda   Notícias  

De CO2 para O2, há um casaco que produz oxigénio

08 Jul 2021
By Mariana Silva

E se um casaco pudesse ter o mesmo impacto ambiental que uma planta? A indústria da Moda sonhou e o CO2AT nasceu.

E se um casaco pudesse ter o mesmo impacto ambiental que uma planta? A indústria da Moda sonhou e o CO2AT nasceu.

© Fotografia de Frederico Martins
© Fotografia de Frederico Martins

Minimizar o impacto negativo no ambiente já não é suficiente. Para que o ideal de sustentabilidade seja verdadeiramente garantido, é preciso fazer mais do que “não continuar a estragar”. Hoje sabemos que é urgente reverter muitos dos problemas que assolam o momento climático corrente, problemas pelos quais o nosso guarda roupa já teve a sua quota-parte de responsabilidade. 

No seio de tais ideais surgiu a iniciativa Future Before Fashion, um projeto da empresa paquistanesa Azgard9 que tem como objetivo contribuir para solucionar os desafios ambientais que o setor de vestuário atualmente enfrenta. Reconhecido na indústria pelo fabrico de denim, este produtor asiático possui uma rede de parcerias de nível global onde se destacam nomes como o conglomerado LVMH e o gigante de fast fashion Zara. Relativamente ao reposicionamento baseado nos valores da sustentabilidade, Ahmed Shaik, CEO da Azgard9, afirma: “Enquanto as marcas estão a pensar na próxima coleção, nós estamos a pensar em coleções de e para o futuro. Na verdade, em como as roupas podem ser pensadas daqui a cinquenta anos.” 

Assim, foi com os olhos postos no amanhã que a empresa paquistanesa se decidiu unir às agências portuguesas Stream and Tough Guy e This is Pacifica para criar uma peça de vestuário inovadora. Algo que mais rapidamente imaginaríamos a descer uma passerelle de Moda no ano de 2043, mas que já é uma realidade do presente - o CO2AT. 

Fabricado a partir de uma colaboração com o laboratório inglês Post Carbon Lab, o CO2AT é um casaco com propriedades de ser vivo. Esta é a primeira peça de vestuário que se revela capaz de absorver dióxido de carbono da atmosfera, transformando-o seguidamente em glicose e oxigénio. Por outras palavras, este modelo pioneiro comporta-se como uma planta, algo apenas possível devido à tecnologia (inspirada na Natureza) implementada no seu tecido. Tratado com pigmentação microbiana, é no capuz deste casaco que se encontram os microorganismos fotossintéticos responsáveis pela libertação de oxigénio. Durante o ciclo de vida desta peça de vestuário, o processo de fotossíntese que nela se efetua permite não só neutralizar os impactos da produção do casaco, como ainda melhorar o ambiente do seu utilizador ao produzir aproximadamente a mesma quantidade de oxigénio que um carvalho. 

“O maior avanço que o CO2AT oferece é a compreensão de que a natureza já possui toda a tecnologia com a qual iremos projetar o futuro”, indica Filipe Mesquita, Diretor Criativo na empresa portuguesa This is Pacifica. E a verdade é que as inovações conseguidas nesta produção podem tornar-se numa realidade do quotidiano para a indústria da Moda. “Podemos ter um impacto positivo no meio ambiente e queremos mostrar aos nossos stakeholders que podemos ajudá-los a alcançar isso. Queremos mostrar-lhes como pode ser o futuro da Moda, hoje”, conclui Ahmed Shaikh.

A indústria da Moda deu assim mais um passo em direção ao futuro. Tecnologias como a que o CO2AT possui tornar-se-ão aos poucos a norma do setor. É o destino inevitável da Moda, dos seus consumidores, mas, acima de tudo, o destino necessário à sobrevivência do nosso Planeta. 

 

Ficha técnica 

Direção Criativa: Filipe Mesquita & Miguel DurãoEstratégia: João Ribeiro & Nicolas GrassiDesign: Filipe Mesquita, Pedro Serrão, Pedro Mesquita, Luís CepaProject Management: Ana FernandesBrand Direction: Bernardo Lago Cruz Videocase: Vladimiro LeopoldoDireção de Fotografia: João CastelaMúsica e Sound Design: Nuno CraveiroEntrevistas: Ahmed Sheikh (Azgard9 CEO), Dian-Jen Lin (Post Carbon Lab R&D)Filmagens em Londres: Louis HollisFilmagens no Paquistão: Hassan Bakhtiar Mirza, Yogi StudiosSound Mix: Guel3D film: @looooooch.kb3D render: @looooooch.kbFotógrafo In studio: Nuno Moreira Direção Criativa de Fotografia: Frederico MartinsVídeo e Edição: Raul SousaVideógrafos de Drone: Óscar Ribeiro & Liliana PinaAssistentes de Imagem: Pedro Sá, João Ferreira & Marina Rosillo @ Lalaland StudiosGaffers: STP AudiovisuaisCabelos e Maquilhagem: Patrícia LimaModelos: Maria Miguel @ Central Models & Paulo Spencer @Face ModelsProdução: Diogo Oliveira @ Lalaland StudiosRetouching: José Paulo Reis @ Lalaland Studios Photosyntetic R&D: PostCarbonLab (Dian-Jen Lin + Hannes Hulstaert)Produção do CO2AT: Toptuxedo (Isaac Gomes, António Costa)Tecido: LMA (Luís Dias) Etiquetas e transfers: Heliotextil (Miguel Pacheco, Conceição Teixeira, Ana Bulhosa) 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Corporate Core

18 Apr 2024

Guestlist  

Tastes like summer, smells like Victoria

17 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

17 Apr 2024

Moda   Tendências   Compras  

Trend Alert | As carteiras essenciais para esta primavera

16 Apr 2024