Notícias  

Cristóbal Balenciaga: o que sabemos sobre a série até ao momento

03 Nov 2023
By Maria Inês Pinto

A série que retratará o legado do couturier espanhol tem estreia prevista para 19 de janeiro na plataforma de streaming Disney+.

Cristóbal Balenciaga foi um dos principais responsáveis por mudar radicalmente a indústria da Moda. Era conhecido pelo seu nível de precisão e perfecionismo, marcando para sempre a história como um dos criadores mais importantes de todos os tempos. Do corte irrepreensível às silhuetas inovadoras, deixou uma marca indelével no universo da Moda e a série que chega no início de 2024 à Disney+ retratará, precisamente, este legado.

Imagem cortesia Disney+.

Deixando para trás uma carreira de sucesso nos ateliers de Madrid e San Sebastian, onde vestia a elite e a aristocracia espanhola, o criador parte para Paris. Contudo, na cidade da moda, o império da altura pertencia a Chanel, Dior e Givenchy, referências máximas da Alta-Costura. A série Cristóbal Balenciaga tem início com a apresentação da primeira coleção de Haute Couture do criador, em Paris, em 1937 e guiado pela obsessão por controlar todos os aspetos da sua vida, o couturier redefiniu a indústria, tornando-se lendário, e juntando-se aos grandes nomes da época. 

Cristóbal Balenciaga é protagonizado por Alberto San Juan e tem um elenco internacional que dará vida a personagens amplamente conhecidas do século XX, como Anouk Grinberg (como Coco Chanel), Gabrielle Lazure (como Carmel Snow, editor in chief da Harper's Bazaar norte-americana); Patrice Thibaud (como Christian Dior), Anna-Victoire Olivier (no papel da atriz Audrey Hepburn) ou Belén Cuesta (como Fabiola de Mora y Aragón) e Cecilia Solaguren (no papel de esposa de Cristóbal Balenciaga, Virgilia Mendizabal). 

Imagem cortesia Disney+.

Também a equipa técnica da série é composta por reconhecidos profissionais, nomeadamente o compositor Alberto Iglesias, vencedor de 11 Prémios Goya, Bina Daigeler, nomeada para os Óscares pelo filme Mulan e para os Emmy pelo figurino de Mrs. America, é a figurinista de Cristóbal Balenciaga, juntamente com Pepo Ruiz Dorado; Javier Agirre Erauso, vencedor de um prémio Goya por The Giant, é o diretor de fotografia,  Mikel Serrano, vencedor de um Goya por The Giant e Akelarre é o diretor artístico, e Karmele Soler, vencedor de um Goya Award por A Pele Onde Eu Vivo é o responsável pela maquilhagem da série. 

Imagem cortesia Disney+.

Maria Inês Pinto By Maria Inês Pinto
All articles

Relacionados


Notícias  

Roberto Cavalli morre aos 83 anos

12 Apr 2024

Moda   Estilo  

A Big Deal

12 Apr 2024

Atualidade   Estilo  

Uma banda surpresa (vestida em Marni) tomou conta dos Creativity Awards da GQ

12 Apr 2024

Lifestyle  

Quem é Jack Antonoff, o produtor por detrás de Taylor Swift e Lana Del Rey?

12 Apr 2024