Artigo Anterior

O futuro (ainda) é verde

Próximo Artigo

A primavera chegou à Zara Home

Tendências 26. 1. 2018

Conta-me como foi

by Irina Chitas

 

Enquanto esperamos que Lady Bird chegue às salas para nos arrebatar (e vemos Chama-me Pelo Teu Nome em loop), revimos os nossos filmes coming of age preferidos.

Não há tradução portuguesa para o género cinematográfico coming of age (sim, já se tornou um género), mas o dicionário Merriam-Webster diz-nos que é qualquer coisa como "a obtenção de proeminência, respeitabilidade, reconhecimento ou maturidade". São rituais de passagem, são a consolidação da personalidade e são os retratos dos primeiros momentos em que, infelizmente, vamos começando a perder a inocência.

Sem nunca menosprezar os anos 80 e 90, a última década tem sido dourada para os filmes que, ao mesmo tempo que nos fazem voltar à infância e adolescência, nos obrigam a lidar com os problemas que ainda não resolvemos. E podem ser leves ou pesados, caricaturais ou visceralmente realistas, mas atingem-nos sempre num ou noutro ponto fraco. É por isso que os amamos e os odiamos e lhes estamos eternamente agradecidos.

 

Artigos Relacionados

Notícias 9. 1. 2019

BAFTA 2019: Nomeados

Já são conhecidos os nomeados para a 72ª edição da cerimónia de entrega de prémios BAFTA.

Ler mais

Roteiro 2. 1. 2019

Luzes, câmara, ação: 10 documentários de Moda

Estes são os 10 documentários de Moda que deve juntar à lista de filmes para ver este ano.

Ler mais

Agenda 23. 1. 2018

E os nomeados para os Óscares de 2018 são…

A espera terminou. O epicentro da award season vai acontecer a 4 de março de 2018 e já são conhecidos os nomeados para a grande noite do ano da indústria cinematográfica.

Ler mais

Roteiro 11. 1. 2018

Antestreia: 5 livros que vão dar filmes em 2018

Com os sucessos cinematográficos da award season a chegar aos cinemas, antecipamos os cinco livros que pode começar a ler enquanto as histórias não chegam ao grande ecrã.

Ler mais

Eventos 8. 1. 2018

Golden Globe Awards 2018

No ano em que Hollywood se vestiu de preto como forma de protesto contra o assédio sexual e violência contra as mulheres, não faltou glamour na passadeira vermelha da 75ª edição dos Golden Globes.

Ler mais

Inspiring Women 2. 1. 2018

Mulheres ao poder

A propósito do lançamento da quarta temporada de Black Mirror, onde todos os episódios contam com mulheres como protagonistas, recomendamos mais 4 séries onde a figura feminina é a estrela principal.

Ler mais

Agenda 2. 1. 2018

O que esperar de 2018

Na noite de 31 de dezembro recordaram-se os melhores momentos de 2017 e fizeram-se resoluções para o Ano Novo. Agora, no segundo dia de 2018, é tempo para perceber o que vai acontecer no panorama cultural e social durante os próximos 12 meses.

Ler mais

Agenda 31. 10. 2017

"Call Me By Your Name", o drama mais aguardado do ano

É no verão de 1983, no norte de Itália, que conhecemos a história de Elio e Oliver. Uma ode ao primeiro amor. A nova obra cinematográfica de Luca Guadagnino é já uma das apostas mais promissoras para os Óscares de 2018.

Ler mais

Tendências 16. 8. 2017

Regresso aos 80’s em 30 Filmes

A propósito da visita ao passado do novo filme de Richard Linklater aproveitamos para relembrar néons, calças de cintura alta, materialismo consumido, Michael Jackson, Madonna e uma década de cinema simplificado para o grande público.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK