Atualidade  

Conheça a Vogue Open Casting Class de 2023

06 Sep 2023
By Por Laia Garcia-Furtado, Fotografia de Charlotte Wales e Styling de Poppy Kain

A Vogue Open Casting Class de 2023. Fila de cima, a partir da esquerda: Mars, Colette Kanza e Abrar Mohamed. Fila do meio: Mengyao Wang, Cynthia Machava e Rayan El-Mahmoud. Fila de baixo: Dulmi e Rania Benchegra. Editora de moda: Poppy Kain

Há poucas coisas tão fascinantes quanto as histórias de como as modelos foram descobertas…

Shalom Harlow, 17 anos, a assistir a um concerto dos Cure em Toronto; Naomi Campbell, 15 anos, a ver montras em Covent Garden; e talvez a mais famosa, Kate Moss, à espera de embarcar num avião de regresso de umas férias nas Bahamas. A possibilidade de o estrelato estar ao virar da esquina alimentou as fantasias da moda durante décadas. Hoje, é mais provável que as descobertas ocorram nas redes sociais do que na rua (em 2015, a lendária maquilhadora Pat McGrath encontrou Paloma Elsesser, então desconhecida, depois de se ter deparado com a sua conta de Instagram) - uma evolução emocionante que, no entanto, alterou toda uma indústria, para não falar das definições de beleza e da própria noção de como um modelo pode ou deve ser.

A difícil, mas invejável, tarefa de analisar todas as fotografias e vídeos foi realizada pelo comité de jurados, que incluía editores da Vogue de todo o mundo, profissionais da indústria, incluindo a diretora de parcerias de moda do Instagram, Eva Chen, Elsesser, e Piergiorgio del Moro e Samuel Ellis Scheinman, os fundadores da DM Casting.

As oito finalistas que poderá conhecer abaixo - e que serão apresentadas num próximo documentário da Vogue acerca do projeto - vêm de Accra e Marraquexe, Tóquio e Paris, Los Angeles, Joanesburgo, província de Henan e Londres. "Já fizemos concursos de modelos no passado e os resultados foram fantásticos", diz Scheinman, "mas ter esta escala enorme e a identidade criativa específica que a Vogue traz aos projetos entusiasmou-nos."

Numa quarta-feira quente de julho, o Big Sky Studios, no norte de Londres, encheu-se de uma energia elétrica. "O facto de estarmos todas juntas fez-nos sentir como uma comunidade unida de sonhadoras", diz Rayan El-Mahmoud, modelo de Accra, no Gana. "Rimo-nos e apoiamo-nos umas às outras." Para Abrar Mohamed, uma londrina que se licenciou em Estudos Clássicos no King's College uma semana depois de terminadas as filmagens, os sentimentos de ansiedade dissiparam-se assim que chegou ao estúdio. "A questão principal que me passava pela cabeça era se eu seria suficientemente boa", confessa, "mas o afeto e a bondade de todos deram-me um novo sentido de confiança em mim própria".

A música - desde Afrobeat a R&B e, sim, até "Vogue" de Madonna - encheu o estúdio e preparou o ambiente para os finalistas se revezarem em frente à câmara. "A música - mesmo todas as canções que nunca tinha ouvido antes - trouxe uma atmosfera tão alegre à sessão fotográfica", diz Mengyao, que veio da cidade de Zhoukou, na província chinesa de Henan. Para Cynthia Machava, de Joanesburgo, a aventura começou assim que o voo foi marcado: nunca tinha estado num avião antes. "Quando soube que tinha sido selecionada", diz, "pensei que estava a sonhar acordada."

Para Mars, natural de Los Angeles, que acabou de concluir um curso em psicologia e estudos femininos, feministas e queer em Vassar, e que pretende tornar-se terapeuta, as lições aprendidas nas filmagens foram preciosas. "A minha parte favorita foi quando estávamos a filmar todos juntos", diz. "Lembrou-me que ser modelo é uma arte - e que é preciso muito trabalho!"

Também vale a pena referir que, para alguns, este trabalho e competências têm um objetivo superior. "Não se tratava apenas de realizar um sonho", diz Rania, que veio de Marraquexe, em Marrocos. "Tratou-se de uma determinação firme para quebrar estereótipos e dar-nos a possibilidade de abraçarmos as nossas identidades sem remorsos."

Cynthia Machava, Joanesburgo, África do Sul

TURNING POINT | Vestido Versace em versace.com.

Abrar Mohammed, Londres, Reino Unido

TAKE A BOW | Top e saia Balenciaga. Botas Gianvito Rossi. Brincos Ara Vartanian.

Colette Kanza, Paris, França

A STEP AHEAD | Vestido Alexander McQueen. Sapatos Dolce & Gabbana. Brincos Ara Vartanian.

Mars, Los Angeles, Califórnia

WINNING ATTITUDE | Vestido Marc Jacobs; bergdorf goodman .com.

Rania Benchegra, Marraquexe, Marrocos

STAY HIP | Vestido e cinto Tom Ford . Sapatos Miu Miu. Brincos Mizuki.

Mengyao Wang, cidade de Zhoukou, província de Henan, China

BLUE MOOD | Trench Alaïa. Brincos Noor Fares.

THIS SIDE UP | Body e saia Maison Margiela. Sapatos Givenchy. Anel e brincos Noor Fares. Anel pedra lua e diamante Hermès.

ALL'S PAIR | Benchegra: top e vestido Dolce & Gabbana. Brinco Noor Fares. Machava: casaco, blusa, saia e cinto Saint Laurent by Anthony Vaccarello. Pulseira Repossi.

NEW FACES | Rayan El-Mahmoud: vestido Gucci, curcas Fifi Chachnil, brincos e anel Noor Fares e botas Schiaparelli. Mars: vestido Gucci, brincos Mizuki e anel Noor Fares e botas Schiaparelli.

*Originalmente publicado aqui.

Fotografia@CharlotteMWales
Styling@PoppyKain
Cabelo#ShingoShibata
Maquilhagem#KanakoTakase
Unhas@Sasha_Goddard_
Coreografia@EricVonChristison
Produção@MiniTitleLTD
Set design@AliceKPK
Por Laia Garcia-Furtado, Fotografia de Charlotte Wales e Styling de Poppy Kain By Por Laia Garcia-Furtado, Fotografia de Charlotte Wales e Styling de Poppy Kain

Relacionados


Compras  

UV Ready: A melhor maquilhagem com proteção solar

19 Jul 2024

Guestlist  

Do tradicional ao intemporal, há uma carteira Viral para qualquer ocasião

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | The Intimacy Of Being (Mis)Understood

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | Never a Comeback

18 Jul 2024