Atualidade   Notícias  

#CNILux Dia 2: A visão de Johnny Coca para a Mulberry

20 Apr 2018
By Alice Newbold, Vogue Daily Editor, em direto da CNI Luxury Conference em Lisboa

Em conversa com Suzy Menkes e Eugenia de la Torriente, diretora da Vogue Espanha, o designer explicou a sua visão a 360º para a criação de um branding da marca de herança britânica.

Em conversa com Suzy Menkes e Eugenia de la Torriente, diretora da Vogue España, o designer explicou a sua visão a 360º para a criação de um branding da marca de herança britânica.

© Indigital/CNI Luxury

Nascido em Sevilha e com os estudos em Paris, Johnny Coca tem uma perspetiva internacional sobre a vertente inglesa inerente à Mulberry. Desde que tomou o leme criativo da casa, em 2016, pegou na herança e talento artesanal da etiqueta de Somerset para conferir-lhe uma personalidade fresca e orientada para a Moda. O aplauso para o aluno de Céline tem sido palpável, com a imprensa constantemente surpreendida com o modo como Coca está a reinterpretar a essência dos códigos britânicos com um twist espanhol.

"Quando não és inglês, vês o que é britânico de uma forma diferente", explicou Coca a Eugenia de La Torriente, diretora da Vogue España, e a Suzy Menkes. A sua missão na Mulberry é "manter o lado britânico da marca e proteger a sua herança, mas trazer uma individualismo forte e correr riscos."

A sua formação em arquitetura significa que ele considera o custo de todas as decisões criativas. "Sou um apaixonado pela matemática física, esperava por isso ter sido um engenheiro aeronáutico, mas apaixonei-me pela Moda", explicou. "Os dois são muito parecidos, porque tudo está relacionado com a proporção - a técnica, o processo, tudo".

Esta meticulosa metodologia conduz a sua paixão pela consistência dentro da marca. "Tudo precisa de ser consistente com a mensagem - as lojas, as embalagens... eu quero desenhar por desenhar, não para o desfile, estou aqui para representar uma marca e torná-la bem-sucedida. O design não está relacionado com um produto, está relacionado com um ambiente inteiro". Por isso, o merchandising visual é uma espécie de teatro do retalho para Coca. 

"Quando vens de uma família de cultura, tentas injetar uma parte de ti próprio em tudo o que vês". Dos campos em Somerset - que descreve como uma série "de vilas a trabalhar em conjunto" -, ele está a espalhar o teatro da Mulberry, um produto de luxo de cada vez. 

Johnny Coca à porta da CNI Luxury Conference, em Lisboa.
Johnny Coca à porta da CNI Luxury Conference, em Lisboa.

A quarta edição da conferência anual Condé Nast International Luxury Conference em Lisboa acontece nos dias 18 e 19 de abril. Para mais informações, visite www.cniluxury.com/2018.

Alice Newbold, Vogue Daily Editor, em direto da CNI Luxury Conference em Lisboa By Alice Newbold, Vogue Daily Editor, em direto da CNI Luxury Conference em Lisboa

Relacionados


Lifestyle   Tendências  

Onde está o queer nos contos de fadas?

22 Jun 2024

Moda  

Open Call | Hide and Seek

21 Jun 2024

Atualidade   Curiosidades  

Junho, o mês do orgulho

21 Jun 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Deep V

20 Jun 2024