Artigo Anterior

Até sempre, Sergio Rossi

Próximo Artigo

Louis Vuitton e o sentido de comunidade da Maison francesa

Notícias 10. 4. 2020

Clare Waight Keller deixa Givenchy

by Rui Matos

 

Três anos depois de ter assumido a liderança criativa da maison francesa, a designer britânica fecha este capítulo.

Clare Waight Keller © Getty Images

“Depois de três anos maravilhosos, chegou a hora de encerrar o meu capítulo na Givenchy”, começou por escrever, na sua conta de Instagram, Clare Waight Keller para anunciar que está de partida da Casa francesa. 

Foi em março de 2017 que a designer britânica assumiu a liderança criativa da Givenchy, tornando-se assim na primeira mulher a assumir este cargo desde que Hubert de Givenchy fundou a maison em 1952. “Tendo sido a primeira mulher a assumir o cargo de diretora artística nesta marca lendária, sinto-me honrada por ter tido a oportunidade de valorizar o seu legado e trazer-lhe uma nova vida.” 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

From the heart ♥️ After three truly wonderful years, the time has come to close my chapter at Givenchy. As the first woman to be the Artistic Director of this legendary Maison, I feel honoured to have been given the opportunity to cherish its legacy and bring it new life. Focusing on a world based on Haute Couture has been one of the highlights of my professional journey. I have shared so many incredible moments with the brilliant Givenchy ateliers and design teams : your exceptional talent and dedication will forever remain in my memories. My heartfelt thanks go out to each of the unsung heroes and heroines behind the scenes, for their contribution from product to communications and retail, and every global team member, partner and supplier in between. Without all of you, I could not have brought my vision for Givenchy to life in such a beautiful way. I am now looking forward to embarking on the next episode. Love and creativity remain central to what I do, and who I am, as does a heartfelt belief in kindness, and the courage to be true to your art. See you soon, and most importantly, stay safe ❤️ Love, Clare

Uma publicação partilhada por Clare Waight Keller (@clarewaightkeller) a

 

Waight Keller não tinha o trabalho facilitado. Antes de si, Riccardo Tisci passou 12 anos à frente da Ginvechy, conseguindo resgatar a marca do esquecimento e torná-la num sucesso de vendas e sendo um dos pioneiros na fusão entre a Moda de luxo e a Moda urbana. A fasquia era alta, mas a designer, que anteriormente tinha passado seis anos na Chloé, decidiu revolucionar por completo a estética da Givenchy, deixando assim de part o lado mais gótico e sexy de Tisci. A revolução de Clare começou nos arquivos da Givenchy e foi com eles em mente que a designer transformou os clássicos do fundador em peças sofisticadas, funcionais e muito urbanas.

Apesar do curto espaço de tempo que passou nos ateliers da marca, Clare conseguiu alguns feitos memoráveis: vestiu Meghan Markle no dia do seu casamento, foi galardoada com o prémio de Womenswear Designer of the Year pelo British Fashion Council e ainda trouxe a linha de Alta-Costura de volta para as passerelles, talvez aquilo que mais gosto lhe deu. “Focar o mundo com base na Alta-Costura tem sido um dos maiores destaques da minha jornada profissional. Partilhei tantos momentos incríveis com as equipas brilhantes dos ateliers e do estúdios de design da Givenchy: o vosso talento e dedicação excepcionais vão permanecer para sempre na minha memória.”

Segundo o WWD, a Givenchy vai anunciar a nova “organização criativa” num futuro próximo. Dada a ausência de um diretor criativo e devido ao encerramento das fábricas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, a marca cancelou a coleção Resort e anunciou também que não iria produzir a coleção de outono/inverno 2020 da Alta-Costura.

Artigos Relacionados

Curiosidades 27. 12. 2019

A ascensão da diretora de moda feminina nos anos 2010

A indústria da Moda tem mais diretoras femininas - incluindo Maria Grazia Chiuri na Dior e Clare Waight Keller na Givenchy - como nunca, mas mais de 50% das marcas mais reconhecidas de vestuário feminino ainda são lideradas por homens.

Ler mais

Coleções 30. 9. 2019

Givenchy: primavera/verão 2020

Todas as propostas para a primavera/verão 2020 de Givenchy.

Ler mais

Pessoas 22. 4. 2019

Seis lições a retirar do estilo de Meghan Markle durante a gravidez

A semanas de ser mãe pela primeira vez, observamos as escolhas de vestuário de Meghan Markle durante a gravidez e recolhemos seis lições de estilo, para quem está à espera de bebé, mas não só.

Ler mais

Coleções 23. 1. 2019

Givenchy: Alta-Costura primavera/verão 2019

Depois de na estação passada ter homenageado Hubert Givenchy, a atual diretora criativa, Clare Waight Keller, quis que esta coleção fosse o mais moderna possível.

Ler mais

Eventos 11. 12. 2018

Fashion Awards 2018: red carpet

O emblemático Royal Albert Hall, em Londres, recebeu mais uma edição dos Fashion Awards, a gala que premeia o que de melhor se fez na indústria da Moda nos últimos 12 meses.

Ler mais

Coleções 30. 9. 2018

Givenchy: primavera/verão 2019

Tailoring sofisticado, vestidos suavemente plissados e eveningwear carregado de brilho, estes foram três dos principais destaques da última apresentação de Clare Waight Keller para a Casa francesa.

Ler mais

Coleções 2. 7. 2018

Givenchy: Alta-Costura outono/inverno 2018

Uma viagem pelos arquivos da Casa francesa resultaram numa coleção que evocou a elegância da década de 60 e a irreverência do século XXI.

Ler mais

Curiosidades 21. 5. 2018

Casamento Real: as histórias que ficaram por contar

Se ainda não conseguiu curar a nostalgia do Casamento Real, temos boas notícias: ainda há muito para saber sobre o dia em que os duques de Sussex deram o nó.

Ler mais