Moda   Notícias  

Christian Louboutin criou uma carteira inspirada em Portugal

09 May 2019
By Rui Matos

Criada com recurso a técnicas artesanais portuguesas, a nova carteira do criador é uma verdadeira homenagem ao nosso país.

Criada com recurso a técnicas artesanais portuguesas, a nova carteira do criador é uma verdadeira homenagem ao nosso país.

Atualização (09/05/2019)

Depois de Portugaba ter esgotado em pouco tempo no Mytheresa.com, a carteira inspirada em Portugal chega hoje às lojas Christian Louboutin. Em Portugal estará disponível na Fashion Clinic. A Vogue conversou com o designer francês a propósito deste lançamento. 

---

Artigo original (20/04/2019)

Se dúvidas houvessem que Christian Louboutin é o designer francês mais português do mundo, essas dúvidas acabam de se dissipar com o seu mais recente lançamento: uma tote bag inspirada em Portugal e que é uma viagem pelas tradições têxteis nacionais.  

O ponto de partida aconteceu em Miranda do Douro, de onde o designer trouxe o tecido de que são feitas as Capas de Honra, um dos trajes mais antigos da região. Daí Louboutin seguiu caminho para Fridão, onde se deixou inspirar pelos puxados portugueses, uma técnica meticulosa que envolve puxar indiviudalmente os fios de um pedaço de tecido para criar relevos com uma textura semelhante à do veludo. A terceira paragem deste itinerário aconteceu na Cooperativa Tecedeiras de Cerva, no município de Ribeira de Pena, mestre no ripado, uma técnica de tecelagem vísivel no lado esquerdo da carteira. De seguida, os tecelões de Loures e Aboim da Nóbrega inspiraram-se no folcrore português para criar as franjas que a adornam. E, por último, as alças foram adornadas com contas de cerâmica, inspiradas no padrão dos azulejos portugueses, criadas numa pequena aldeia entre Mafra e Ericeira. O clássico padrão azul e branco dos azulejos está também estampado no forro. 

“Portugal é um dos lugares para onde vou desenhar as minhas coleções de verão. A luz, a atitude descontraída das pessoas e a vibe são muito inspiradoras para mim. (…) Descobri pessoas com um savoir-faire incrível e talento para combinar cores e padrões. Isso fez-me querer desenhar uma carteira que homenageasse o amor que tenho por este país,” afirmou o designer, no comunicado de imprensa. 

Portugaba, como foi denominada esta carteira, já está em pré-venda exclusiva no mytheresa.com, que aproveitou o lançamento da peça para desbravar as ruas de Lisboa ao som de Maria Lisboa, um fado de Amália Rodrigues, aqui na versão de Mariza.

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Coleções  

MFW outono/inverno 2024 | Na Semana de Moda de Milão, o jogo de cadeiras não pára

29 Feb 2024

Tendências  

Nailed it

29 Feb 2024

Moda   Eventos  

PFW Backstage | Cecille Bahnsen

29 Feb 2024

Lifestyle  

Hermès: reabertura da icónica loja em Lisboa

28 Feb 2024