Artigo Anterior

#CNILux: os mantras

Próximo Artigo

A primeira segunda-feira de maio

Curiosidades 26. 4. 2018

Cannes, a meca do cinema

by Rui Matos

 

A 71ª edição do Festival de Cinema de Cannes está cada vez mais próxima, o que faz desta a altura propícia para escrutinar tudo aquilo que por lá vai acontecer. 

© Instagram.com/festivaldecannes

“Cannes é o equivalente a duas semanas de Óscares.”, afirma Elie Saab, designer e presença assídua da mostra cinematográfica. A verdade é que se há sítio onde a pompa e circunstância não pode faltar, esse sítio é a Riviera Francesa onde, anualmente, a nata da sétima arte ruma para uma das celebrações mais aguardadas do ano. 

Para todos aqueles que não vão conseguir marcar presença na edição de 2018, reunimos, num só artigo, aquilo que precisa de saber. 

Quando?  A 71ª edição do Festival de Cinema de Cannes vai acontecer entre 8 e 19 de maio.

Juri. Este ano, Cate Blanchett vai presidir a bancada de jurados que é composta por Léa Seydoux, Kristen Stewart, Chang Chen, Ava DuVernay, Robert Guédiguian, Khadja Nin, Denis Villeneuve e Andrey Zvyagintsev. Juntos, vão decidir que longas-metragens irão receber a Palma de Ouro, o troféu mais cobiçado do festival. 

“Ao longo dos últimos anos tenho tido a oportunidade de ir a Cannes de muitas maneiras: como atriz, produtora, como concorrente na competição ou como convidada da gala. Mas nunca tive o simples prazer de assistir aos bons filmes que esta mostra alberga.”, afirmou Blanchett em comunicado. 

Cate Blanchett em Armani, Festival de Cinema de Cannes 2017 © Getty Images

A abertura. Todos Lo Saben, a película do realizador iraniano Asghar Farhadi vai ser o primeiro filme a ser exibido já no próximo dia 8 de maio. No grande ecrã, como protagonistas, estão Penélope Cruz e Javier Bardem: o icónico casal reuniu-se uma vez mais na tela da sétima arte para representarem uma família que visita a terra natal da mãe de uma das personagens. O que não sabem é que esta viagem irá mudar o curso das suas vidas para sempre. 

Os 50 anos de 2001: A space Odyssey. A obra cinematográfica de Stanley Kubrick foi, originalmente, lançada no ano de 1968 e, agora, em 2018, o Festival de Cinema de Cannes vai festejar as bodas de ouro do filme com uma nova edição desta odisseia no Espaço. Esta celebração vai acontecer no dia 12 de maio, no Cannes Classics

2001: A space Odyssey (1968)

Martin Scorsese recebe Carrosse d’Or. A 9 de maio, o realizador norte-americano vai receber um prémio pela carreira e influência que tem tido ao longo dos últimos anos na indústria. Esta estatueta foi criada, em 2002, pela Sociedade dos Realizadores de Filmes, que já galardoou nomes como Clint Eastwood, Agnès Varda ou Werner Herzog. 

© Getty Images

Competição. A concorrer à Palma de Ouro, a estatueta que consagra o melhor filme do ano, estão obras cinematográficas de Jean-Luc Godard ou Spike Lee. Nesta edição, apenas três realizadoras estão na corrida ao grande prémio, o que levantou algum burburinho sobre a seleção das películas. 

Le livre d'image, Jean-Luc Godard
BlacKkKlansman, Spike Lee
Three Faces, Jafar Panahi
Cold War, Pawel Pawlikowski
Leto, Kirill Serebrennikov 
Lazzaro Felice, Alice Rohrwacher
Under The Silver Lake, David Robert Mitchell 
Capernaum, Nadine Labaki 
At War, Stephane Brizé
Asako I&II, Ryusuke Hamaguchi 
Sorry Angel, Christophe Honoré
Dogman, Matteo Garrone
Girls of the Sun, Eva Husson 
Yomeddine, A.B Shawky
Burning, Lee-Chang Dong
Shoplifters, Kore-Eda Hirokazu
Ash Is Purest White, Jia Zhang-Ke

Artigos Relacionados

Tendências 28. 9. 2018

Livro de História: Brigitte Bardot

Para Andy Warhol, foi a primeira mulher da era moderna. Os Beatles adoravam-na e a escritora Marguerite Duras apelidou-a de “Queen Bardot”.

Ler mais

Curiosidades 9. 4. 2018

10 Reasons why

Cinco gifs que provam que Kristen Stewart tem a melhor 'resting bitch face'. De sempre. Mas não é só por isso que a adoramos, há mais 5 razões que provavelmente desconhece.

Ler mais

Entrevistas 15. 3. 2018

A insustentável beleza do silêncio

Toda a urgência tem uma mensagem e 'Colo' é um poderoso recado produzido na fragilidade do olhar, lidado pelos silêncios, que desconstrói a mais verdadeira de todas as conceções: morremos sozinhos, mas vivemos entre outros.

Ler mais

Pessoas 5. 1. 2018

Cate Blanchett, a musa de Cannes

Para celebrar a sua nomeação como presidente do júri na 71ª edição do Festival de Cinema de Cannes, percorremos os melhores looks da atriz no evento mais glamouroso da Riviera Francesa.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK