Artigo Anterior

Roteiro Vogue: 24 horas no centro de Lisboa

Próximo Artigo

Queridos, virámos as casas

Roteiro 7. 6. 2019

Os cafés e restaurantes associados aos designers de Moda

by Cátia Pereira Matos

 

Tomar o pequeno-almoço no café da Burberry. Almoçar no restaurante de Simon Porte Jacquemus. Lanchar na pastelaria da Prada. Beber um copo no lounge de Roberto Cavalli. Não sonhámos: é bem possível fazer este roteiro. Fashion foodies, tomem nota.

Marchesi 1824 Bakery © D.R

O que fazem os designers de Moda quando não estão nos seus ateliers a criar sonhos que se podem vestir; quando se retiram da passerelle depois de terem apresentado uma coleção para a qual trabalharam durante tanto tempo; quando fecham o capítulo primavera/verão e ainda têm uns dias de ócio antes de começarem a idealizar as propostas para o outono/inverno? Descansam, possivelmente. Viajam, talvez. Abrem cafés e restaurantes, decerto. Certo? Sim, se estivermos a falar de nomes como Simon Porte Jacquemus, Roberto Cavalli e Dean e Dan Caten, os irmãos responsáveis pela Dsquared2.

Todos os designers supramencionados já se aventuraram no mundo da restauração, mas não foram os únicos: recentemente, o grupo da Prada iniciou a expansão da pastelaria Marchesi 1824; no centro de Londres existe um café com o selo da Burberry; e a família Armani está à frente de vários restaurantes. É a prova de que o gourmet está na Moda.

O que se segue é um roteiro gastronómico imperdível para todos os fashion foodies. Só precisa de anotar as moradas e partir à descoberta.

Citron

Em setembro de 2017, quando apresentou pela primeria vez o vistoso chapéu de palha La Bomba na semana de Moda de Paris, Simon Porte Jacquemus ganhou um lugar cativo nos nossos corações. Agora, somos nós quem queremos garantir um lugar no Citron, o café que o designer de 29 anos ergueu este ano, em março, em parceria com o grupo de restauração Caviar Kaspia. Localizado no primeiro andar das Galerias Lafayette e com uma decoração inspirada nos cafés mais típicos do sul de França, serve sobretudo refeições ligeiras, como saladas e tartines salgadas. Nos doces, não falta o pain au chocolat.

Onde? 60 Av. des Champs-Élysées, Paris

Ceresio7 Pools&Restaurant

É no terraço da sede da Dsquared2 que fica o Ceresio7, um três-em-um pensado pelos designers Dean e Dan Caten e projetado pelo estúdio de arquitectura Storage, que oferece uma vista panorâmica sobre a cidade de Milão. Porque três-em-um, pergunta? Porque é um restaurante assente na cozinha italiana depurada do chef Elio Sironi; é um bar com uma atmosfera calorosa e elegante; e é uma piscina que convida a um mergulho numa tarde de verão. Está em funcionamento desde 2013.

Onde? Via Ceresio 7, Milão

Armani Ristorante 5th Avenue

 

Corria o ano de 1998 quando Giorgio Armani começou a alargar o seu império ao mundo da restauração: depois de abrir em Paris o primeiro Armani Ristorante (detentor de uma estrela Michelin desde novembro de 2018), não mais parou. Este, que fica na movimentada Fifth Avenue, em Nova Iorque, é apenas um dos muitos restaurantes de fine dining — são mais de 20 — a que empresta o seu apelido. Serve diariamente almoços e jantares, e também acolhe eventos privados.

Onde? 717 5th Avenue, Nova Iorque

Emporio Armani Caffè & Ristorante Milan

Emporio Armani Caffè & Ristorante de Milão foi inaugurado em 2000 e reabriu com uma nova decoração este ano, em fevereiro, depois de ter estado uns meses fechado para obras. Maior e com uma decoração mais elegante, assente em tons de azul e dourado, conjuga agora dois espaços em pisos distintos: a cafetaria, no térreo, e o restaurante de cozinha italiana, no primeiro andar. O bar de champanhe, à entrada do restaurante, também é uma novidade.

Onde? Via Croce Rossa 2, Milão

Pasticceria Marchesi 1824

Visitar uma qualquer pasticceria Marchesi 1824 é um pouco como entrar dentro de um filme de Wes Anderson: o verde saturado é a cor predominante, a atenção dada aos detalhes é exímia e a simetria dos interiores chega a ser desconcertante. Adquirida pelo grupo Prada em 2014, a histórica pastelaria — que foi fundada pela família Marchesi em 1824 e mantém-se, até hoje, como uma referência na confeitaria italiana — conta já com quatro estabelecimentos: três em Milão (um na Via Monte Napoleone, outro na Via Santa Maria alla Porta e ainda mais outro na Galeria Vittorio Emanuele II) e um recém inaugurado em Londres, a funcionar desde abril de 2019.

Onde? Mount Street 117, Londres

Thoma's Café

É no número 5 da Vigo Street, no interior da flagship store da Burberry, que fica o Thoma's Café, um pequeno restaurante que toma o primeiro nome do fundador da casa de Moda britânica, Thomas Burberry. Por lá, todos os dias, servem-se pequenos-almoços, propostas de brunch e pratos como a tarte de abóbora com sálvia crocante e queijo azul barkham e o frango vermelho da Cornualha com alho-francês e cogumelos cantharellus em conserva.

Onde? Vigo Street 5, Londres.

Cavalli Club Restaurant & Lounge

 

É um restaurante? É uma discoteca? É um bar? Na verdade, o estabelecimento que Roberto Cavalli abriu no Dubai no final de 2008 é um híbrido destes três espaços. Rihanna e Jennifer Lopez já lá passaram boas noites, o que não é de estranhar: no Cavalli Club, o party mood parece não ter fim. Por isso, abra-se o champanhe e dance-se até de madrugada.

Onde? The Fairmont Dubai, Sheikh Zayed Road, Dubai

Artigos Relacionados

Compras 24. 5. 2019

15 almofadas para mudar o ambiente de qualquer espaço

Às vezes não é preciso dar início a uma extreme makeover, basta ter a almofada certa.

Ler mais

Roteiro 23. 1. 2019

Something old, something new: um roteiro de lojas vintage

Numa altura em que se fala da sustentabilidade na Moda, comprar em segunda mão é uma das alternativas para diminuir o uso excessivo de recursos do planeta.

Ler mais

Vídeos 4. 1. 2019

Cantinho do vintage

Uma Chanel com história, um Alexandra Moura one-of-a-kind. Os clássicos ganham rugas mas não perdem charme e as coleções de outros tempos ganham alma numa era em que o vintage é o novo prêt-a-porter. Não é segunda mão. É segunda vida.

Ler mais

Tendências 23. 11. 2018

Decoração de interiores: as 7 cores para 2019

Não pense que é assim tão cedo para começar a escolher as cores que vai querer trazer para dentro de casa no ano de 2019.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK