Agenda 2. 1. 2019
O que esperar de 2019
Com o ano de 2018 oficialmente encerrado, deixamos as recordações em stand-by para perceber o que vai acontecer no panorama cultural e social em 2019.
Ler maisTendências 8. 2. 2019
Apropriação cultural: onde está a linha que separa a apreciação da apropriação?
Se, durante a última década, teve oportunidade de aceder a um dispositivo com wifi, é provável que tenha ouvido falar de apropriação cultural. Também é provável que tenha uma opinião sobre isso. E também é provável que a mude depois de ler este texto.
Ler maisTendências 13. 3. 2019
Porque é que precisamos de repensar o conceito de masculinidade
A masculinidade não é um daqueles conceitos universais e restritos. É qualquer coisa plural, podia dizer-se masculinidades, mesmo que tantas vezes nos pareça tão óbvia e indiscutível essa coisa que é ser homem.
Ler maisNotícias 15. 3. 2019
Racismo: Portugal, um país em negação
O vídeo no bairro da Jamaica, Seixal, onde se vê a PSP em confronto com uma família trouxe ao debate a questão sobre se há racismo em Portugal. A pergunta não deve ser se há racismo, mas quão racistas somos.
Ler maisPalavra da Vogue 4. 6. 2020
O dia depois de amanhã
No futuro, todas as pessoas usarão máscara e caminharão com dois metros de distância umas das outras. Não era bem assim que idealizávamos a profecia mas, bem vistas as coisas, também não era bem assim que idealizávamos os primeiros meses deste 2020. E aqui estamos.
Ler maisCuriosidades 20. 4. 2021
Prostituição: no vale proibido, a proibição não vale
Silêncio que não se vai tratar sobre a mais que conhecida e rodada história da prostituição. Até porque se é a Profissão Mais Velha do Mundo, não temos espaço. Vamos, sim, dar um descontraído passeio (higiénico, claro), sem romances nem juízos de valor, por um dos maiores alvos de preconceito. O assunto tabu dos assuntos tabu. E, no entanto ela aí está, alive and kicking, como sempre.
Ler maisCuriosidades 14. 7. 2022
Os estereótipos femininos nos contos de fadas
Serão os contos de fadas responsáveis por perpetuar um papel estereotipado da mulher na sociedade enquanto sexo fraco e a promover a desigualdade de género?
Ler maisTendências 7. 7. 2022
E viveram divorciados (mas felizes) para sempre
Um divórcio nunca é uma situação para se celebrar. É o fim de um projeto de vida a dois que, pelas mais diversas razões, não correu conforme previsto. Mas se colocar um ponto final num casamento não é fácil, insistir numa união falhada pode ser muito pior.
Ler maisTendências 10. 11. 2022
O grande irmão
Ponham-lhe uma bola de cristal entre as mãos e chamem-lhe vidente: em 1984, George Orwell deixou a sua previsão para o futuro e esta não podia ter sido mais na mouche. Big Brother is watching you.
Ler mais