Atualidade   Curiosidades  

Best of: os melhores momentos na Moda em 2017

28 Dec 2017
By Rui Matos

À parte de todos os escândalos de que viveu 2017, há uma lista de momentos inesquecíveis na indústria.

À parte de todos os escândalos de que viveu 2017, há uma lista de momentos inesquecíveis na indústria.

Um ano repleto de boas surpresas: o reencontro das supermodelos na primavera-verão 2018 de Versace, a diversidade nas passerelles, o Calendário Pirelli com um casting surpreendente e o lançamento de Kaia Gerber no mundo da Moda, uma mini supermodelo.

O reencontro

Para a estação quente de 2018, a italiana Versace decidiu homenagear Gianni Versace, o fundador que morreu há 20 anos assassinado à porta de sua casa, em Miami. O desfile trouxe versões atuais dos maiores sucessos da curta carreira de Versace, idealizados pela irmã Donatella. Mas o melhor ficou para o fim: o desfile foi encerrado pela famosa turma dos anos 90 – Naomi Campbell, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Carla Bruni e Helena Christensen – as cinco modelos fecharam o desfile ao lado de Donatella Versace, atual diretora criativa da Casa italiana. 

O casting de Moonlight protagoniza campanha para a Calvin Klein

A longa-metragem de Barry Jenkins consagrou-se a grande vencedora da última edição dos prémios da Academia, e no embalo com o sucesso do filme, o casting foi convidado para participar na campanha da primavera-verão de 2018 da norte-americana Calvin Klein Underwear.  Mahershala Ali, Ashton Sanders, Trevante Rhodes, e Alex Hibbert foram fotografados por Willy Vanderperre. 

A Women’s March chega à passerelle

O ano de 2017 começou com protestos de apoio às mulheres um pouco por todo o mundo e depressa chegou às passerelles, em fevereiromais precisamente. A marca italiana Missoni mostrou solidariedade ao apresentar um gorro com orelhas de gato cor de rosa como forma de apoio a todas as mulheres que lutam pela igualdade de géneros.

A perda de uma lenda

Azzedine Alaïa morreu aos 77 anos, em novembro, naquela que foi, provavelmente, a perda mais sentida da indústria no ano de 2017. Foi um revolucionário, nunca seguiu o calendário das Semanas de Moda e sempre soube como fazer uma mulher sentir-se poderosa – tudo através das suas criações. 

Kaia Gerber, a debutante

Aos 16 anos, a filha mais nova de Cindy Crawford fez sucesso no último ciclo de Semanas de Moda. A mini supermodelo vai ficar para sempre na memória dos entusiastas da indústria como uma estrela nasceu em 2017. Chama-se Kaia Gerber.

A location da primavera-verão de Saint Laurent

Não foi preciso grande aparato, a paisagem idílica da Cidade Luz tratou de tudo: a Torre Eiffel destacou-se e, assim que as propostas de Anthony Vaccarello pisavam a passerelle, tudo o resto se iluminava ainda mais.

All black, Calendário Pirelli 2018

Em 45 anos de história, esta é a segunda vez que o Calendário anual escolhe protagonistas negras. Em 2018, as estrelas escolhidas incluem nomes como: Duckie Thot, Naomi Campbell, Diddy, Whoopi Goldberg, Thando Hopa ou Lupita Nyong'o. O tema escolhido foi a famosa história da Alice no País das Maravilhas, fotografado por Tim Walker.

Ashley Graham, a primeira modelo oversized a desfilar para Michael Kors

Já aqui dissemos que Graham foi uma das modelos do ano de 2017, mas dizê-lo outra vez não custa nada. A norte-americana foi a primeira modelo curvilínea a desfilar para Michael Kors na Semana de Moda de Nova Iorque - e também fez capa para a Vogue US. 

Céline Dion, o ícone de Moda

Não sabemos muito bem de onde é que surgiu, mas Céline Dion consagrou-se um verdadeiro ícone de Moda. O culpado desta mudança repentina é Law Roach, o seu novo stylist. Do dia para a noite, as escolhas de Dion passaram de confortáveis a risk-taking.

Off-White presta homenagem ao guarda-roupa de Princesa Diana

Para celebrar o 20º aniversário da morte da eterna Lady Di, Virgil Abloh, diretor criativo na Off-White, decidiu homenagear os coordenados mais icónicos da britânica que conquistou o coração de todo o mundo. Tailleurs, o padrão polka dot, os ombros exagerados e as silhuetas marcadas preencheram a passerelle da primavera-verão de 2018.

Gucci diz não ao pelo verdadeiro

Em outubro, a italiana Gucci anunciou que vai deixar de utilizar pelo verdadeiro nas suas coleções, aliando-se à Fur Free Alliance. A marca italiana junta-se a nomes como Stella MCCartney, Giorgio Armani, Hugo Boss ou Net-a-Porter, que já tomaram a mesma posição.

Portugueses pelo Mundo

Portugal está cada vez mais em voga e, em 2018, vai ser não só o palco da conferência de luxo organizada pela Condé Nast - um anúncio feito em 2017 -, como recebemos pela segunda vez a Web Summit. Além disso, temos cada vez mais portugueses a dar cartas além-fronteiras.

Maria Miguel por Tomás Monteiro
Maria Miguel por Tomás Monteiro

Maria Miguel, a nossa capa de novembro, estreou-se nas passerelles da melhor maneira possível: Semana de Moda de Paris, primavera-verão 2018, Saint Laurent. Estas são as três palavras associadas à modelo de 16 anos que já tem contrato de exclusividade com a Casa francesa.

Isilda Moreira conquistou as passerelles da indústria nas principais capitais de Moda e, na Moda masculina, Francisco Henriques conquistou o coração de Paco Rabanne e protagonizou a campanha para o perfume Pure XS.

Outro português a fazer notícia no início do ano foi Manuel Arnaut, ao assumir o cargo de Diretor da Vogue Arabia. O português que já passou pelas redações da Vogue Portugal e da GQ Portugal, estava no Médio Oriente a dirigir a Architectural Digest. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024