Os especialistas em cabelo e maquilhagem Rui Rocha e Patrícia Lima partilharam com a Vogue Portugal as suas melhores dicas para os looks de beleza do grande dia.
Como é o vosso horário típico para um dia de casamento? Com que antecedência têm de começar a trabalhar para que a noiva fique pronta? Patrícia Lima: Habitualmente conto que a noiva esteja pronta para se vestir e tirar as últimas fotos 1h30 antes da saída para a cerimónia. A partir daí, organizo-me com o cabeleireiro, contando uma média de uma hora e meia para a maquilhagem. O tipo de serviço que faço é de acompanhamento até à saída da noiva. Rui Rocha: O dia passa a correr e é muito importante começarmos sempre com alguma distância. [...] eu preciso sempre de uma hora e meia, duas horas, Ou seja, faço sempre a preparação e depois normalmente a noiva passa para a maquilhagem. Depois disso, eu finalizo.
Que conselhos dariam a noivas que procuram uma equipa de cabelos e maquilhagem para o seu casamento? Rui: Escolher pessoas que possam ir ao encontro daquilo que elas idealizam. Talvez tenham visto o trabalho do profissional e gostaram, ou - e acontece muito comigo - têm a sugestão das amigas e de pessoas que eu já penteei para casamentos, especialmente noivas que sugerem o meu nome. [...] É muito importante também perceber a energia da pessoa e a energia da equipa [...] que dá alguma tranquilidade, leveza, porque estamos lá para dar o nosso melhor num dia tão especial. Patrícia: O conselho mais importante que penso poder dar é escolher um profissional que tenha um trabalho que a nível estético com que noiva se identifique, e que o serviço seja até à saída da noiva para, salvaguardar algum imprevisto que exija retoques de última hora.
Que informações gostaria de transmitir às noivas sobre os bastidores do vosso trabalho? Patrícia: Aproveito para sensibilizar o facto dos serviços de noiva serem bastante mais elevados que um serviço de características “normais”. Um serviço de noiva exige uma prova, onde se procura o resultado esperado pela noiva e percebendo também como a makeup reage, para acertar algumas alterações necessárias. No dia da cerimónia normalmente existe o serviço de deslocação, e está inerente também o tempo necessário para montar o espaço onde se vai desenvolver o trabalho e, depois, todo o tempo para permitir que este momento decorra tranquilamente com todas as necessidades que o momento exige. Assim, um serviço normal que duraria 1 hora no cabeleireiro ou no atelier, pode demorar facilmente 4 horas ou mais ao domicílio. Rui: O conselho que eu dou é claramente nos liguem. Tem acontecido muito algo que, a meu ver, não deveria acontecer, que é o contacto através das redes sociais. Muitas das vezes esse contacto fica pendente e falo por mim, porque não estou constantemente a visualizar essas mensagens pendentes. [...] Acho que para um dia tão importante esta pergunta não deve ficar numa rede social, ou mesmo numa mensagem. Eu acho que é muito importante ligar, falar com um profissional, saber da disponibilidade, saber orçamentos. O orçamento é sempre diferente porque vai depender muito da deslocação e da noiva, já que muitas das vezes não há só um penteado [...] é um trabalho que tem que ser feito com antecedência e, acima de tudo, por telefonema.

Quais são as vossas fontes de inspiração favoritas? Rui: Considero-me muito glamoroso no meu trabalho. Gosto mesmo muito de fazer casamentos, de pentear noivas e convidados, mas especialmente noivas. Acho realmente que é um dia muito especial. E dou o máximo de mim nesse dia, para que realmente elas se sintam bem a todos os níveis. [...] Relativamente às inspirações, tenho imensas: gosto mesmo, mesmo muito, de cabelos elaborados; aqueles cabelos de princesa, que para mim, são cabelos que estão super na moda agora. Falo de um clássico reinventado, com um toque moderno, com alguma leveza. Eu vou buscar algumas mulheres da nossa história como a Grace Kelly, que tinha um visual tão simples e tão bonito. Ou seja, a simplicidade, mesmo em algo elaborado, tem de estar lá. Depois, é a naturalidade: umas ondas glamorosas ou uma moldura incrível no rosto, que me transporta muito para algo muito cinematográfico. Também temos cabelos com textura, que adoro igualmente, e remetem muito para as deusas gregas, com formas bonitas e acessórios. Dependerá muito do vestido, obviamente, mas tento sempre sugerir algo muito dentro deste espírito. Patrícia: As minhas fontes de inspiração têm sempre a base do meu percurso profissional na área da Moda, e toda a experiência e know-how no trabalho que venho a fazer na área da beleza desde há 30 anos. Conhecer bem a mulher, estar atenta às novas tendências são os trunfos chave.
Que conselhos têm para as noivas que se sentem sobrecarregadas com as opções de penteados que aparecem nos seus feeds? Rui: Muitas das noivas já vêm com algumas imagens de inspiração, algo com que se identificam. Eu tenho a sorte sempre de elas chegarem até mim e depois, independentemente dessas inspirações, me perguntarem o que é que eu acho e qual é a minha sugestão[...]. Eu acho muito bem [que tragam inspirações], até porque muitas delas se conhecem e elas querem, às vezes, não sair da zona de conforto e fazer algo que as transforme muito. [...] Aqui o mais importante é elas sentirem-se bem, mas também estou super aberto a ver algumas imagens e dizer ‘sem dúvida’ porque eu acho que, acima de tudo, elas conhecem-se melhor do que ninguém. Eu, enquanto profissional, tenho o dever de sugerir e dar a minha opinião, bem como de valorizar a opinião delas e fazer entender que, muitas das vezes, aqueles cabelos precisam de ter extensões, por exemplo. Patrícia: Partindo desses dois pontos mais importantes que são a personalidade da cliente e as suas feições, tenho sempre em conta as condições a que a maquilhagem vai estar exposta, que tem a ver basicamente, em termos técnicos, com a durabilidade. Os dias de muito calor não são muito amigáveis e existem técnicas e produtos que ajudam consoante o tipo de pele. Eu sou fã de uma noiva feliz, e tento, dentro do que considero serem as melhores opções para cada caso, adaptar me o máximo possível aos desejos da cliente, informando acerca de potenciais riscos que essas escolhas possam trazer.
O que é que procuram ter em conta quando procuram o penteado e look de beleza ideal para uma noiva de modo a complementar as suas feições e personalidade? Rui: O vestido influencia tudo: se temos muita pele à mostra ou um decote generoso, o cabelo funciona melhor solto. Ou então, se o vestido é muito subido, vamos sugerir um cabelo mais preso, para ficar mais elegante e para termos mais pescoço. Portanto, o mais importante é sempre valorizar o rosto.
O cabelo
Como é que as noivas podem ter o cabelo saudável antes da cerimónia? Quando as noivas vêm ter comigo normalmente já são minhas clientes e há esse cuidado, sem dúvida alguma, desde sempre. O trabalho que nós fazemos é recomendar sempre tratar o cabelo cortando, no máximo, de 3 em 3 meses, fazendo a hidratação e a limpeza do corpo cabeludo ou oxigenação. Depois revemos o corte e a cor, caso seja um cabelo com histórico de cor, bem a saúde do couro cabeludo, que é super importante. Preparamos o cabelo com alguma antecedência, para que no dia esteja realmente muito bonito, muito saudável e que a sua beleza seja realçada.
O que fazer para que o cabelo dure, especialmente em casamentos onde há vento e humidade, como na praia? Por norma, a escolha de lugar também vai definir muito aquilo que é o look. Normalmente os cabelos são muito naturais. É muito importante ter em conta a questão do frizz, criando uma boa preparação com produtos adequados. É algo que faço sempre, para garantir durabilidade.
Há algumas noivas que gostam de fazer mudanças radicais no corte ou na cor antes do casamento… Qual é a sua opinião relativamente a isso? São poucas noivas que querem isso, mas acontece. Eu, por exemplo, vou ter uma noiva que, no dia do casamento, quer cortar o cabelo pelos ombros para o seu segundo look. É algo que nunca me aconteceu [...].
Recomenda fazer sessões de teste? E com que antecedência? Normalmente, eu recomendo sempre um mês antes. Até porque na bridal season tenho uma noiva quase todos os fins de semana. Assim, é uma forma de poder ter mais presente na memória o trabalho que vou realizar.
Acessórios no cabelo: sim ou não? Sim, eu gosto imenso de acessórios. Depende muito do tema e das joias que vai levar, mas gosto de algo simples que realce o penteado. [...] Porém, há casos em que até prefiro não adicionar acessórios, para que o penteado brilhe por si só.
Tem dicas ou conselhos indispensáveis que queira partilhar? Quando a noiva quer dois looks, eu sugiro que o primeiro seja um cabelo preso, porque leva o véu ou tem o acessório. Depois, no segundo, por norma solta-se o cabelo e criamos algo mais natural. Se há uma mudança de vestido o cabelo acompanha-a. [...] Recomendo que seja algo simples e bonito, fácil e rápido, para que não se perca tempo. O tempo é valioso e passa rápido num dia tão especial.
A maquilhagem
Pode falar-nos de tendências ou estilos que adore e, por outro lado, as que não gosta? Pessoalmente, o que para mim é mais importante é ter uma pele natural, não gosto de utilizar muito produto, modelações e iluminações que considero excessivas. Quantas vezes já não me deparei com narizes metalizados e pintados que nem parecem pertencer ao rosto. A partir de uma pele bonita e natural, para mim tudo é permitido, a maquilhagem é liberdade e está ao nosso dispor para nos fazer feliz!
Quais são os looks mais populares para esta wedding season? Os looks mais populares continuam a depender dos hábitos de consumo de maquilhagem da noiva. Uma noiva nunca usa um look no seu casamento muito diferente do que usa numa outra situação. Poderá, contudo, mudar quando usam uma makeup mais forte como lábios escuros e no dia opta por um look mais leve, mais romântico.
Como é que as noivas podem ter a pele saudável antes da cerimónia? Para um maquilhador , a saúde e a beleza da pele é o mais importante. Por muito que se possa melhorar com maquilhagem, uma pele problemática limita sempre a perfeição. O meu conselho geral é não fazer procedimentos agressivos que possam pôr em risco a pele na cerimónia e consultar um profissional com antecedência para que possa, na altura no casamento, ter a pele o mais saudável e bonita possível. Hoje em dia existem tratamentos infindáveis .

Quais os produtos ou técnicas essenciais para fazer com que a maquilhagem dure o dia todo? Para que uma maquilhagem dure mais tempo, o mais importante é que os produtos sejam os mais recomendáveis para o tipo de pele e para algumas características que possam pôrem causa essa durabilidade, bem como a quantidade de produto. Recomendo uma pré-base de rosto e de pálpebras, um delineador de olhos à prova de água e um fixador de maquilhagem.
Como fazer com que a maquilhagem sobreviva às inevitáveis lágrimas? Com os produtos certos e as técnicas certas a maquilhagem sobrevive às lágrimas. Se não for possível controlar, é deixá-la cair e com uns toques suaves esbater apenas a textura mais húmida que pode ter ficado no percurso da lágrima.
Como prevenir que a maquilhagem fique patchy? Existem várias razões para uma maquilhagem patchy, como o skincare aplicado antes. Numa situação especial recomendo apenas a aplicação de um bom primer. [O patchy] pode ser também a aplicação de um produto errado, numa sequência errada, ou excesso de produto. Ao longo dos anos tenho-me deparado também com muita falta de higiene nos produtos e materiais como pincéis na bolsa das consumidoras o que pode também ser uma razão.
E se aparecer uma borbulha no dia do casamento? Como tapar? Se aparecer uma borbulha recomendo um primer matificante para maior estabilidade da maquilhagem no local e um produto sem gordura e com bom poder de cobertura da mesma cor da base.
Que dicas ou técnicas são importantes para que a maquilhagem fique bem nas fotografias? Para que a maquilhagem fique bem nas fotografias há que ter contenção na quantidade de produto aplicado, principalmente base, iluminador e modelador. Se necessário retocar com um pouco de pó solto ou uma toalhita matificante.
Recomenda fazer maquilhagem de teste? E com que antecedência? O teste de maquilhagem é obrigatório para mim. Idealmente, será feito numa altura que o tom da pele esteja idêntico ao do dia da cerimónia
Maquilhar uma noiva será, com certeza, um momento especial. Tem alguma história marcante que possa partilhar connosco? A maquilhagem tem, como nós sabemos, a capacidade de embelezar de uma forma extraordinária. Tenho na memória com muito carinho a oferta dos meus serviços a uma noiva por parte de colegas de trabalho. Esta noiva nunca se tinha maquilhado, era uma noiva extremamente simples. Tinha uma pele super atópica , muito vermelha, o que sobressaía muito no seu rosto. Esta característica é muito fácil de camuflar e com muita naturalidade. Depois de terminada foi um momento muito especial para a sua autoestima e quando saiu e foi ter com o noivo, ao entrar no carro ele não a reconheceu!

Most popular

Há um mês que bebo chá verde em vez de café: eis o que torna esta mudança tão saudável
24 Mar 2025

.jpg)
Relacionados



