Moda   Tendências  

As tendências para os próximos 365 dias

29 Dec 2017
By Rui Matos

Renova-se o ano, renova-se o guarda-roupa - ou, pelo menos, algumas peças-chave. Não há melhor altura do ano para rever algumas das propostas dos designers para 2018.

Renova-se o ano, renova-se o guarda-roupa - ou, pelo menos, algumas peças-chave. Não há melhor altura do ano para rever algumas das propostas dos designers para 2018.

Lavanda

Erdem, Michael Kors, MaxMara © ImaxTree
Erdem, Michael Kors, MaxMara © ImaxTree

A Pantone já avisou que a cor do ano de 2018 é o Ultra Violeta, contudo, ainda não estamos preparados para deixar os tons pastel sair do nosso quotidiano. O lavanda é uma das apostas, que o diga a MaxMara ou a Erdem - ambas apresentaram coordenados com este tom no último ciclo de Semanas de Moda, em setembro de 2017. 

A Moda e a Arte

Para a criação de novas peças, os designers criam moodboards e no espólio de imagens escolhidas, muitas vezes, são encontradas fotografias de quadros que de alguma maneira inspiraram o criador. O que não sabíamos é que, em 2018, esses quadros iam saltar diretamente para as criações. Na Calvin Klein de Raf Simmons há Andy Warhol, na italiana Gucci há pinturas de Ignasi Monreal e na Versace volta a existir Warhol. Em 2018, a arte é feita para se vestir.

Trench coat 2.0

Um clássico intemporal - ou trench-coat para os amigos. Nunca saíram de cena, renovam-se, mas sempre fieis a si próprios. Em 2018, as coisas mudam: ganham novas proporções e dimensões. Deixam de ter cortes clássicos e demarcados para serem oversized e sem definição.

As franjas

Evocam os loucos anos 20 e as noites incansáveis de dança num filme qualquer de época. Marcaram uma era e, em 2018, voltam para ficar. Calvin Klein, Monse, Céline, Balmain ou Filipe Faísca já confirmaram o seu regresso. Os boomerangs acabam de fazer um novo amigo. 

Estampado florido

 

O que é que Marc Jacobs, Balenciaga e Kenzo têm em comum? Estampados floridos dos anos 60. Ainda bem que não estamos n’O Diabo Veste Prada caso contrário já sabíamos a resposta a esta tendência. 

Life in plastic, it’s fantastic

O plastic outwear está a viver o seu auge na indústria da Moda. Calvin Klein, Valentino ou Chanel já se renderam aos seus encantos e temos a certeza que as estrelas do street style já têm os seus coordenados em PVC prontos para combater os dias mais chuvosos.

Dark denim

Desde a sua criação que nunca saíram de Moda. Há mais uma renovação em 2018: a tonalidade da ganga, que deixa de ser clara para passar a um tom mais escuro. Chloé ou Fendi já se renderam ao material em tons mais escuros.

Conjugações improváveis

Misturar padrões improváveis foi uma das novidades novidade para esta estação fria de 2017 e vai continuar a sê-lo em 2018. Na Marni de Francesco Risso, o estampado florido conjugou-se com o tartã. O resultado? Sucesso imediato entre as estrelas de street style e das redes socais.

Mini carteira

As fanny pack podem ter tomado de assalto a indústria, mas há já uma concorrente à medida. Jacquemus apresentou na última de Semana de Moda de Paris as mini carteiras que vão conquistar as fashionistas

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Guestlist  

Quem disse que o estilo e o conforto não podiam coexistir?

29 Sep 2023

Guestlist  

Uma viagem do papel para o mundo

28 Sep 2023

Compras  

Trend Alert | Model Off Duty

28 Sep 2023

Eventos  

Leg Day em Milão

27 Sep 2023