Estilo   Pessoas  

As mulheres de Jacquemus

16 Jan 2019
By Rui Matos

Jacquemus é o designer du jour: no Net-a-Porter esgota stock pouco tempo depois das suas coleções chegarem às prateleiras e já conquistou um lugar no guarda-roupa de nomes como Rihanna, Beyoncé, Selena Gomez, Kendall Jenner, entre muitas outras celebridades e it girls.

É o designer du jour: no Net-a-Porter esgota stock pouco tempo depois das suas coleções chegarem às prateleiras e já conquistou um lugar no guarda-roupa de nomes como Rihanna, Beyoncé, Selena Gomez, Kendall Jenner, entre outras celebridades e it girls. 

© Instagram

Nascido e criado no sul de França, mudou-se para Paris aos 18 anos com o intuito de estudar Moda, mas um mês depois desistiu devido à morte da mãe. Em 2009, fundou a marca homónima como homenagem à progenitora. A criação da etiqueta deu os primeiros passos em regime pós-laboral, uma vez que para poder sustentar este lançamento, tinha que trabalhar.

“Nunca fui para uma escola de Moda, trabalhei numa loja da Comme des Garçons em Paris para financiar a minha marca e senti que esta experiência foi a minha escola. Ensinou-me tudo sobre roupa, sobre ter a certeza de quem sou, de como tratar as pessoas e como chegar aos clientes,”confessou à Marie Claire, em 2017. Simon Porte Jacquemus considera as suas linhas femininas como pequenas biografias. “Quero falar sobre felicidade. Esta coleção teve como ponto de partida as memórias da minha infância. Por exemplo, ver a minha mãe muito feliz depois de um dia de praia,” contou, em entrevista à Vogue norte-americana a propósito de La Bomba, a sua primavera/verão de 2018.

Todas as it girls desejam uma das peças do criador francês, seja para as levarem para uma red carpet ou para um passeio pelas ruas de Paris, Milão ou Barcelona. La Bomba, arriscamos dizer, foi o grande momento na carreira de Jacquemus, a coleção apresentada para a estação quente contou com silhuetas que se tornariam um cartão de visita: vestidos curtos, silhuetas descontraídas, assimetrias, minimalismo, cores suaves e um chapéu de palha que ficou viral pelo tamanho ultra-exagerado. 

Nestes últimos cinco anos, transformou-se no criador preferido da cidade de Paris e é considerado por muitos a cereja no topo do bolo entre os novos talentos a emergir na capital francesa. Começou esta jornada apenas com o seu trabalho e, em 2019, conta com uma equipa de 30. Não percorreu o caminho comum, não começou por ser assistente de nenhum designer de renome e não frequentou nenhuma escola de Moda. Fez tudo através da intuição e, claro, das redes sociais, em especial do Instagram, onde partilha um estilo de vida descontraído, divertido e muito sensual (através das campanhas e coleções que vai apresentando). Afinal, é um contador nato de histórias.

Do sucesso alcançado em Paris para o mundo não foi preciso muito tempo. As estrelas de Hollywood e do showbiz já se renderam às suas criações e a mulher Jacquemus é composta por alguns dos nomes mais sonantes, entre eles Penélope Cruz, Jeanne Damas, Kim Kardashian, Dua Lipa, Bella Hadid, Emily Ratajkowski ou Solange. Na galeria acima, reunimos as fotografias deste #Squad.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 23 a 29 de abril

23 Apr 2024

Compras  

Os melhores presentes para oferecer no Dia da Mãe

22 Apr 2024

Opinião  

A máquina do tempo

22 Apr 2024