Nesta estação fria, de botas ecléticas aos tradicionais loafers, há um par de sapatos para cada estado de espírito ou ocasião. Eis as 5 tendências de calçado a ter em conta, segundo os principais nomes da Moda.
De novas (e ousadas) interpretações de verdadeiros clássicos de inverno a propostas que prometem marcar a diferença, a nova estação traz mais do que dias cinzentos e cenários atmosféricos controversos – e há 5 tendências de calçado para descobrir abaixo.
Loafers
Nesta estação, os intemporais loafers voltam a assumir-se protagonistas no que à rotação de calçado diz respeito. Nas passerelles, nomes como Issey Miyake, Prada ou Jil Sander desafiaram os códigos tradicionais já há muito reconhecidos aos loafers – através de propostas que unem silhuetas inusitadas e detalhes metálicos a uma das peças mais incontornáveis do guarda-roupa de outono/inverno.

Jil Sander; Vivetta

Tod's

Prada; Issey Miyake
Botas funky
Numa viagem pelo lado mais lúdico da Moda, neste outono/inverno, as botas surgem em propostas que vivem entre o eclético e o excêntrico, quase como um fator surpresa capaz de enfrentar os dias cinzentos que se avizinham com confiança e estilo. De modelos com cano alto e oversize – como mostra Kiko Kostadinov – a exemplares que brincam com padrões e texturas – como os apresentados por Giuseppe Di Morabito e Andreas Kronthaler para a Vivienne Westwood – as botas renovam o seu estatuto como uma das peças indispensáveis para a nova estação.

Giuseppe Di Morabito; Dolce&Gabbana

Luar

Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood; Kiko Kostadinov
Hardware
Há verdades universais: os detalhes fazem a diferença, tendo o poder de elevar qualquer look. Entre elementos funcionais a pormenores paradoxalmente grandiosos, o calçado com hardware invadiu as passerelles de outono/inverno 2025 e promete estar no centro das atenções nesta estação. As opções são vastas e percorrem o espectro do calçado – de botas western a sapatos delicados e silhuetas estruturais – e Coperni, Versace, Off-White ou Marco Rambaldi mostram-nos alguns dos exemplares mais apetecíveis.

Coperni; Marco Rambaldi

Versace

Off-White
Mary Jane, mas melhor
Nesta estação, os grandes nomes da Moda – como Max Mara, Vivetta ou Bally – trouxeram-nos uma alternativa aos clássicos Mary Jane: agora numa versão mais elevada e com direito a salto alto ou plataforma. Munidos de uma nova identidade, mas igualmente fiáveis, os novos modelos de Mary Jane unem a tradição à inovação através de silhuetas infinitamente cool e versáteis.

Max Mara; Enfants Riches Déprimés

Bally

Vivetta; Rabanne
Cetim
A estação fria pede ousadia e elegância em igual medida. Assim, porque o estilo se veste dos pés à cabeça, o calçado em cetim surge como um antídoto à monotonia e assume-se como uma das propostas incontornáveis deste outono/inverno. Numa paleta de cores tão extensa quanto a variedade de silhuetas, nomes como Fendi, Tom Ford ou Nº21 mostram-nos as derradeiras inspirações a ter em conta para calçar esta tendência.

Chanel; Nº21

Tom Ford

Fendi; Sarawong
Most popular



Não há duas sem três: o trio português que não pode faltar numa mesa portuguesa
12 Sep 2025
Relacionados
.jpg)
Da alfaiataria a propostas de outwear, a Mango Selection apresenta a sua nova coleção: eis as escolhas de Vicky Montanari
15 Sep 2025


