Artigo Anterior

Nuria Val: "Está nas nossas mãos criar uma Beleza que é benéfica para nós tanto quanto para o meio ambiente e os animais"

Próximo Artigo

Sonhar Acordado

Angelina Jolie: "Feminilidade pode ser delicadeza tanto quanto a luta pelos direitos das mulheres e dos demais."

 

Entrevistas 28. 11. 2018

 

Angelina Jolie interpretou tantos papéis no Cinema quanto as facetas que assume na vida real: mulher, mãe, atriz, ativista. Nenhuma é mais importante que a outra. Todas fazem parte do que é. Todas representam a sua feminilidade e o seu poder feminino.

Não é por acaso que a defensora dos Direitos Humanos é o rosto das fragrâncias Mon Guerlain, cuja mais recente adição é Mon Guerlain Eau de Toilette, um aroma que se assume como um tributo à feminilidade de hoje, aquela que se destaca pela força, pela sensualidade, pela liberdade - traços tão característicos de Angelina Jolie. Marcado por notas de lavanda carla, jasmim sambac, santalum album e baunilha tahitensis, o aroma floral pode ser apenas um, mas ganha múltiplos contornos em todas as vertentes da vida da mulher, adequando-se ao seu dia-a-dia, ao seu humor, às suas fragilidades tanto quanto às suas conquistas, tal como a mulher se adapta a e ultrapassa qualquer intempérie ou etapa do quotidiano. 

Angelina Jolie usa base Lingerie de Peau (2N), eyeliner L'Art du Trait, máscara de pestanas Black Cils d'Enfer Maxi Lash Mascara e batom Rouge G nº520. Vestido, Giambattista Valli. Brincos, Louis Vuitton.

Numa altura em que a voz no feminino está no centro da discussão, pela sua força, pelas suas valências, pelo que já conquistou, mas também pelo que ainda falta conquistar, com movimentos como o #metoo a provar que o caminho percorrido foi longo, mas ainda está longe de ter meta à vista, colocámos Angelina Jolie também no centro do debate, numa conversa sobre todas as dimensões da feminilidade.

O que significa feminilidade para si?

Muitas coisas diferentes. Não existe apenas uma versão de feminilidade, assume diferentes significados em diferentes momentos e em sítios diferentes. Pode ser uma determinada delicadeza e graciosidade, mas é também um grupo de mulheres em manifestação ou a luta pelos seus direitos e pelos direitos dos demais. 

Com que idade se sentiu mais à vontade com a sua feminilidade?

Quando fui mãe pela primeira vez e agora. Essa sensação de à-vontade cresce e muda com o passar dos anos e fases da vida. Para mim, prende-se com aprender a aceitares-te a ti própria e ao que a vida te traz.

É a porta-voz de um perfume francês e muitas vezes ouve-se falar da feminilidade à la française. Como a definiria?

Clássica, refinada, elegância subtil combinada com uma força de mentalidade e carácter. Postura.

Como explica esta ideia datada sobre a feminilidade esmorecer após os 40, na mulher, enquanto os homens ficam "melhores com a idade"?

Simplesmente não é verdade. Sabedoria, compreensão, clareza de pensamento - todas as coisas que se ganham com a idade - são também qualidades bonitas e femininas. Gosto de pensar que todos melhoramos com a idade, homens e mulheres.

Dos papéis que já interpretou, qual acha que é aquele que melhor representa a feminilidade? O feminismo? 

O papel no A Mighty Heart - Um Coração Poderoso (2007), porque a Marianne é uma mulher que admiro e com a qual aprendo. Ela ultrapassou muitos dissabores com força e graciosidade.

As mulheres nunca tiveram que assumir tantos papéis de uma só vez: mãe, amante, profissional, etc. Como se consegue ser tudo ao mesmo tempo? 

As mulheres sempre assumiram muitas tarefas e estamos preparadas para assumir mais ainda. Está na nossa natureza. Temos apenas que nos lembrar de tomar conta de nós, também. 

Angelina Jolie usa base Lingerie de Peau (2N), eyeliner L'Art du Trait, máscara de pestanas Black Cils d'Enfer Maxi Lash Mascara e batom Rouge G nº25.Vestido, Alexandre Vauthier. Location: Guerlain Boutique, 68 avenue des Champs-Elysées. 

Como pode um perfume representar feminilidade?

Adaptando-se a todos os teus humores e fugindo de definições. É isso que adoro em Mon Guerlain.

Como pode uma mulher estar verdadeiramente confortável com a sua feminilidade quando é confrontada com tantas direções diferentes: ser linda e sexy, mas não ceder ao que dita a Moda e a sociedade dominada por homens?

Não há nada mais atraente que alguém que consegue ser verdadeira com ela própria, sob que forma for. Todos as reconhecemos quando as vemos - aquelas mulheres cuja beleza é o seu espírito e a sua incapacidade de ser o que quer que seja além de verdadeiras consigo mesmas. 

A feminilidade e o feminismo são incompatíveis?

A igualdade não tem a ver com sermos todos o mesmo, é sobre a liberdade de fazermos as nossas próprias escolhas e viver a nossa vida em pleno, não às custas dos homens, mas lado a lado com os homens. Não é sobre deitar abaixo uns e outros, mas trazermo-nos mutuamente para cima. Acho que não é dito vezes sufiientes o quanto precisamos que os homens das nossas vidas sejam fortes e capazes e o melhor que consigam ser. 

Conseguimos imaginar uma sociedade com homens e mulheres iguais, sem que uma mulher tenha de se tornar num homem?

Claro!

Como podemos apresentar e educar o feminismo às crianças, tanto meninos como meninas?

Através de exemplos femininos fortes e diversificados, e também com o estudo do passado: compreender que as liberdades que temos implicaram luta e precisam de ser defendidas, e que ainda há, em alguns países, muitas mulheres que não são completamente livres. Algumas das pessoas que os meus filhos mais admiram são mulheres que atravessaram alturas de conflito e ultrapassaram adversidades. Por acaso, são mulheres, mas não é isso que as define. É a sua força e o seu exemplo. 

O que gostaria que as jovens aprendessem ou retirassem da feminilidade de Angelina Jolie? 

Serem elas próprias, em pleno. Mas honestamente, elas ensinam-me, todos os dias. São tão diferentes entre si, mas todas têm, de uma maneira muito própria, um carácter muito forte. 

Se houvesse um valor essencial que gostaria que os seus filhos transmitissem aos filhos deles, o que seria? 

Liberdade e bondade. 

Já há muitos anos que é envolvida nas suas causas de solidariedade e humanitárias, como mantém os seus sonhos vivos?

Nem sempre é fácil. Mas acho que nunca paramos de sonhar. Ter pessoas na tua vida que acreditam em ti, querem que tenhas sucesso e partilham os mesmos objetivos - isso é importante. 

A Guerlain tem trabalhado, ao longo dos últimos 10 anos, em prol da proteção da biodiversidade e o planeta. Qual é a sua relação com o meio ambiente, a ecologia, o que está a transmitir aos seus filhos?

Temos projetos que ajudam a proteger o ambiente, no Cambodja e Namíbia. Na nossa família, falamos com frequência sobre como tudo está interligado - a vida selvagem, o ambiente e o bem-estar do ser humano. Para proteger um, tens que proteger todos. O mais bonito é que cada um de nós pode desempenhar esse papel de maneiras diferentes. 

Angelina Jolie usa base Lingerie de Peau (2N), eyeliner L'Art du Trait, máscara de pestanas Black Cils d'Enfer Maxi Lash Mascara e batom Rouge G nº520. Vestido, Giambattista Valli. Brincos, Louis Vuitton.

Ficha técnica 

Fotografia: Mathieu César para Guerlain.
Maquilhagem: Toni Garavaglia para Guerlain.
Cabelos: Adam Campbell.
Stylist: Leila Smara.

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK