Artigo Anterior

Exclusivo: Campanha de outono/inverno 2017 da Mango

Próximo Artigo

#VogueIconicParty: um brinde à Vogue

Guestlist 28. 9. 2017

Care Label Project: a AEG e a "Ciência do Cuidar"

by Vogue Portugal

 

Care Label Project da AEG é mais do que uma iniciativa. É uma obrigatoriedade para o futuro.



Porquê? Porque promove a eficiência e diminui o desperdício. Porque protege o ambiente - e o seu bolso. Porque prolonga a roupa. E transforma o "cuidar" numa ciência.

Sabia que muitas das peças de roupa vão para o lixo muito antes do que seria necessário? Ou que 25% da pegada ecológica deixada pelo têxtil é consequência do modo como tratamos do vestuário? O modo como cuidamos da roupa tem um impacto ambiental maior do que a sua produção, muito por causa das instruções datadas que insistem em sugerir lavar a seco os tecidos frágeis, em promover as altas temperaturas na lavagem ou em evitar lãs na máquina. Em média, lavamos as peças 3.2 vezes mais por semana do que o necessário e, normalmente, numa temperatura mais alta do que o que seria preciso. Enquanto fabricantes, criadores de eletrodomésticos e designers - e consumidores - a AEG quer reeducar o modo como lavamos a roupa.

A começar pelas etiquetas repletas de símbolos fora de prazo, precedidos agora por uma máxima lançada pela fabricante: "Don't Overwash" (não lave em excesso), uma espécie de slogan que surge de mãos dadas com uma parceria com 16 designers de todo o mundo - Portugal incluído, através do designer de moda nacional David Catalán. A coleção criada pelo círculo de designers foi testada e aprovada para gerar uma lista de dicas que garantem o melhor cuidado das suas roupas e tecidos contemporâneos.  

Este conjunto de diretrizes são uma espécie de mandamentos para o "The Science of Care" - ou a Ciência do Cuidar -, e passa sensivelmente por três vertentes: lavar menos, ou seja, considerar alternativas em vez de colocar a roupa na máquina, seja arejando as peças ou dando-lhes algum vapor - e quando tiver mesmo de lavar, use uma máquina com tecnologia moderna que permita ajustar o ciclo ao peso da roupa; usar temperaturas mais baixas na lavagem, aprendendo que a temperatura indicada nas etiquetas é o valor máximo a usar na lavagem e não o obrigatório (com as máquinas modernas, pode descer esse numero para 20 ou 30 graus abaixo, salvaguardando não só as fibras têxteis, mas também poupando energia); recorrer ao seco só se absolutamente necessário, porque envolve químicos que têm um efeito negativo nos têxteis, no ambiente e na nossa pele (55% da população ainda o faz, sem se aperceber que pode fazê-lo na maior parte das vezes numa máquina de lavar moderna).

Um trio de ensinamentos que só mostram o quão a nossa aprendizagem está enferrujada. Para aprofundá-la, o Guia Moderno da Etiqueta de Lavagem da AEG é obrigatório.

GUIA MODERNO DA ETIQUETA DE LAVAGEM

Lavar à mão | A lavagem à mão consome tempo e água e geralmente sujeita as fibras a um esforço maior. Por isso, é melhor utilizar a máquina de lavar com um ciclo suave e temperaturas de lavagem inferiores. Atualmente existem programas de lavagem e secagem adequados se quiser cuidar dos seus tecidos delicados com ainda mais suavidade.

30 Graus | O uso de temperaturas mais elevadas costumava significar roupa mais limpa, mas isso já não é totalmente verdade. Lavar com temperaturas inferiores é bom para a sua roupa e para o ambiente. Nas máquinas de lavar roupa da AEG, existem programas de lavagem que permitem obter resultados de lavagem excelentes com temperaturas inferiores. Todas as fibras são protegidas e não há desbotamento das cores, lavagem após lavagem.

Engomar | Algumas peças de roupa que têm a etiqueta com a recomendação “engomar” não precisam de ser engomadas. Em vez de engomar, utilize o programa de vapor do seu secador de roupa para reduzir a necessidade de engomar. E quando engomar a roupa que realmente precisa, comece pelas peças que requerem a temperatura mais baixa. Vai poupar energia porque o ferro aquece mais depressa do que arrefece.

Não secar no secador | Muitos materiais sensíveis, como os materiais impermeáveis e materiais de vestuário outdoor, duram mais tempo se forem secos no secador de roupa com o ciclo certo. Hoje, é possível ter a garantia de que os materiais não encolherão nem serão maltratados, mesmo tecidos delicados como lã e seda.

Só limpeza a seco | A limpeza a seco, frequentemente desnecessária, é um processo que utiliza muitos produtos químicos nocivos para o vestuário e para o ambiente. Existem tecnologias pautadas por movimentos mais suaves do tambor, que praticamente deixam a roupa assente no tambor em vez de a atirar constantemente de um lado para o outro. Pode ter a garantia de roupa limpa com apenas 30°C.

Não lavar em excesso | Para enfatizar a importância de pensar duas vezes antes de colocar a roupa na máquina de lavar, lançamos uma nova etiqueta de cuidado: Não lavar em excesso. Juntamente com isto, a AEG desenvolveu soluções que reduzem a necessidade de lavar a roupa com tanta frequência. Na AEG existem programas que utilizam vapor para refrescar a roupa e reduzir os vincos. Em paralelo, é possível obter resultados de lavagem excelentes com temperaturas bastante mais baixas.

Mais sobre este manifesto, no site oficial da AEG.