Lifestyle   Roteiro  

A Janela de Add Fuel no Japão…

09 Jun 2025
By Vogue Portugal

© ADD FUEL Studio

…com vista para Portugal. O artista Diogo Machado, aka Add Fuel, é o nome por detrás da obra no Pavilhão de Portugal, em Osaka, inaugurada oficialmente a 10 de junho.

No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a assinatura nacional da arte de Add Fuel, focada nos azulejos e nos seus padrões, ganha também nuances nipónicas nesta peça, A Janela, que quer ser uma espécie de portal entre os dois países.

A partir de uma extensa pesquisa, Machado introduziu elementos da iconografia japonesa, como o bambu, a tartaruga, o tanuki…, unindo-os a elementos visuais portugueses. Ao reinterpretar composições tradicionais japonesas como Seigaiha (ondas), Kumo (nuvens), Genjiguruma (roda imperial), Hanabishi (flores geométricas), Tatsu (dragão), Torii (portais sagrados) ou Tomoe (símbolos cósmicos), a obra resulta num imaginário visual coletivo que une as duas culturas e celebra resquícios de cosmogonias e valores que atravessam séculos. 

Diogo Machado, aka Add Fuel, e A Janela.
ADD FUEL Studio

Comissionada pelo Turismo de Portugal, esta “janela” de azulejos pintados à mão, numa parceria com a icónica Viúva Lamego, ganha morada à porta do Pavilhão na Expo 2025 Osaka recebendo os visitantes do certame e convidando-os a atravessar tempos e geografias - afinal, a ligação entre Portugal e Japão é antiga. A rota entre os dois pontos, iniciada no século XV, um dos primeiros contactos diretos entre Ocidente e Oriente, não só celebrou trocas comerciais, tecnológicas e simbólicas, como permitiu uma circulação de objetos, ideias e formas espoletando zonas híbridas - a cerâmica portuguesa, por exemplo, absorveu influências nipónicas.

Os azulejos d'A Janela foram pintados à mão na Viúva Lamego.
ADD FUEL Studio.

Esta obra reinscreve-se nessa genealogia de cruzamentos, atualizando-a para o séc. XXI: é precisamente neste ponto de fricção — entre um vocabulário visual japonês e o suporte do azulejo, símbolo da história material portuguesa — que a obra ganha esta dimensão de aliança. O azulejo enquanto expressão singular da identidade visual portuguesa torna-se ponte de confluência de encontro inesperado, que é também reencontro histórico. Nesta amálgama de tradição e inovação, Portugal respira-se nos azulejos de Add Fuel em Osaka, com est’A Janela que atravessa Oceanos - o tema desta Expo’25.

A Janela, uma obra de Add Fuel no Pavilhão de Portugal, na Expo 2025 Osaka.
ADD FUEL Studio

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Moda   Compras  

Do minimalismo ao maximalismo, eis 16 joias para oferecer no Dia dos Namorados

05 Feb 2026

Notícias   Moda  

Pieter Mulier é o novo diretor criativo da Versace

05 Feb 2026

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Óculos de sol futuristas

05 Feb 2026

Notícias  

A Clínica Mulher estreia um novo sistema de mamografia em Portugal

05 Feb 2026