De narrativas que nos transportam para culturas longínquas a histórias que questionam a forma como vivemos o dia a dia, reunimos 8 livros de ficção com data de publicação prevista para 2026, que prometem ser verdadeiras viagens literárias.
Apesar do que se possa imaginar à priori, o universo da literatura é um espaço em permanente renovação, onde, ano após ano, surgem novas perspetivas e se imaginam realidades distintas. No que diz respeito à ficção, os lançamentos de 2026 estão longe de ser aborrecidos: com enredos que atravessam épocas, fronteiras e estilos de escrita. Assim, e porque cada ano traz consigo uma multiplicidade de novos títulos e autores, trazemos 8 livros que vão ser lançados em 2026, ideais para compor as listas to be read dos meses que se avizinham.
"This Is Where the Serpent Lives", de Daniyal Mueenuddin

O romance de estreia de Daniyal Mueenuddin – cuja coleção de contos venceu o Story Prize e foi finalista do Los Angeles Book Prize, do National Book Award e do Pulitzer Prize – This Is Where the Serpent Lives leva-nos até ao Paquistão numa narrativa épica e profundamente comovente. Através da história de um conjunto de personagens ligadas pela violência e pelo amor, Mueenuddin convida o leitor a embarcar numa viagem literária que interroga os limites da moralidade num contexto de sobrevivência marcado por um sistema de castas, pelo capital e pelo poder social.
Data de lançamento: 13 de janeiro
"Half His Age", de Jennette McCurdy

Após o sucesso de Ainda Bem que a Minha Mãe Morreu (2023), Jennette McCurdy regressa com Half His Age, um livro que promete ser simultaneamente divertido, triste e emocionante, abordando temas como sexo, classe social, desejo e poder. A história segue Waldo, uma adolescente de 17 anos, na sua tentativa de ser vista e desejada pelo Sr. Korgy, o seu professor de escrita criativa. O mais recente trabalho de McCurdy promete ser, sem dúvida, um dos destaques literários de 2026.
Data de lançamento: 20 de janeiro
"As If", de Isabel Waidner

À medida que dois homens, inicialmente desconhecidos entre si, assumem a vida um do outro na tentativa de encontrar novas formas de existência, são confrontados com expectativas frustradas, ambições reimaginadas e possíveis meios de fuga. Surreal e comovente, As If, de Isabel Waidner, narra uma história de aspiração a uma mudança radical, ao mesmo tempo que revela o que acontece quando ousamos sair dos papéis que nos são atribuídos e tentamos criar outros.
Data de lançamento: 26 de fevereiro
"What Am I, A Deer?", de Polly Barton

O romance de estreia de Polly Barton, autora de Fifty Sounds (2021) e Porn: An Oral History (2023), What Am I, A Deer? explora os paradoxos da vida contemporânea ao acompanhar a tentativa de uma jovem mulher de se reinventar. Ao mergulhar em temas como a autenticidade, a fantasia, o romance e a intoxicação, o livro convida o leitor a refletir sobre o significado de se perder – e sobre se esse é, afinal, um estado a que se deve aspirar.
Data de lançamento: 7 de abril
"John of John", de Douglas Stuart

Um romance envolvente sobre o dever, a paciência e as consequências da verdade, John of John, de Douglas Stuart – vencedor do Booker Prize com A História de Shuggie Bain (2020) e Young Mungo (2022) –, conduz-nos pela vida de um jovem que regressa à sua ilha natal, nas Hébridas. Trata-se de um retrato autêntico de uma comunidade unida, em contraste com uma família desalinhada, e de uma reflexão sensível sobre como lidar com expetativas e desejos divergentes.
Data de lançamento: 21 de abril
"A Cozinheira do Ditador", de Afonso Cruz

Um dos lançamentos mais aguardados da literatura portuguesa é o mais recente livro de Afonso Cruz, A Cozinheira do Ditador. Embora ainda não sejam conhecidos o enredo, os temas centrais da obra ou a capa, se seguir a linha de outros títulos do autor, como Nem Todas as Baleias Voam (2016) ou Para Onde Vão os Guarda-Chuvas (2013), tudo indica que será uma leitura promissora para 2026.
Data de lançamento: prevista para abril
"Land", de Maggie O’Farrell

Da autora de Hamnet (2020), com Land, Maggie O’Farrell transporta-nos para 1865, em plena Grande Fome irlandesa. A narrativa acompanha Tomás e o seu filho Liam que, num cenário marcado pela adversidade e pela perda, procuram reconstruir um novo lar após uma tragédia. Explorando temas como a separação, a superação e a sobrevivência, Land promete ser uma leitura intensa e profundamente envolvente.
Data de lançamento: 2 de junho
"Kitten", de Stacey Yu

Uma leitura magnética, Kitten, o romance de estreia de Stacey Yu, conduz-nos por uma relação inesperada entre Katie, uma jovem ansiosa por escapar às exigências da vida adulta, e Silver, o gato do seu namorado, James. À medida que a ligação com Silver se intensifica, Katie vê-se confrontada com as múltiplas possibilidades da sua própria vida, enquanto os seus outros relacionamentos começam a vacilar – pois toda a devoção tem consequências.
Data de lançamento: 30 de julho
Most popular
Relacionados
