Lifestyle   Tendências  

7 Filmes obrigatórios do Festival Internacional de Cinema de Veneza 2017

30 Aug 2017
By Catarina D'Oliveira

Darren Aronofsky, Jennifer Lawrence, George Clooney, Guillermo del Toro e Abdellatif Kechiche vão estar em destaque na Biennale.

Darren Aronofsky, Jennifer Lawrence, George Clooney, Guillermo del Toro e Abdellatif Kechiche vão estar em destaque na Biennale.

Há verões e verões, mas o de 2017 passou-se com particular aridez de âmbito cinematográfico. É talvez por isto que, quase inteiramente volvida uma estação particularmente desinspirada, os olhos se viram com entusiasmo redobrado para a Fall Season que certamente guardará nas suas cartas alguns dos grandes protagonistas da temporada de prémios do próximo ano.

Tendo-nos trazido em 2016 pérolas inestimáveis como O Primeiro EncontroLa La LandAnimais NoturnosJackie e O Herói de Hacksaw Ridge, o Festival Internacional de Cinema de Veneza regressa para a sua 74ª edição com uma programação eclética e que promete mostrar pela primeira vez alguns dos melhores filmes do ano – e aqui destacamos sete.

DOWNSIZING, de Alexander Payne

O evento de abertura do festival traz de volta um favorito destas andanças: Alexander Payne – que nos trouxe Sideways, Os Descendentes e Nebraska – está de volta à cadeira de realização com Downsizing, uma deliciosa comédia dramática onde, face à ameaça da sobrepopulação, um casal decide reduzir de tamanho – sim, leu bem! - em busca de uma vida melhor. Com um elenco de luxo que conta com Matt Damon, Kristen Wiig, Christoph Waltz, Alec Baldwin e Neil Patrick Harris, Downsizing marca o muito aguardado regresso de Payne ao registo da sátira amarga.

MÃE!, de Darren Aronofsky

É uma espécie de acordo tácito que todos resolvemos respeitar: em honra de clássicos de culto como Pi, A Vida Não é um Sonho e Cisne Negro, concordamos em esquecer que a última incursão cinematográfica de Darren Aronofsky foi o desapontamento bíblico de Noé e estamos automaticamente autorizados ao furioso entusiasmo que nos toma a alma desde os primeiros segundos do trailer de Mãe!, uma produção intravenosamente ligada às raízes mais paranoicas do realizador e que bebe inspiração em clássicos dos anos 70 como A Semente do Diabo. Neste thriller psicológico com grandes afinidades ao terror, Jennifer Lawrence e Javier Bardem são um casal cuja relação é testada quando convidados indesejados chegam a sua casa, perturbando a tranquilidade em que viviam.

SUBURBICON, de George Clooney

Na sua primeira incursão cinematográfica desde a paternidade, George Clooney regressa à realização para dar corpo e vida ao drama de mistério magicado pelas mentes inquietas dos irmãos Joel e Ethan Coen. Protagonizado por Matt Damon, Julianne Moore e Oscar Isaac, Suburbicon colhe frutos da exploração do melhor e pior da humanidade ao acompanhar uma invasão de domicílio se torna mortal quando uma família aparentemente perfeita se submete à chantagem, vingança e traição.

THE SHAPE OF WATER, de Guillermo del Toro

Revisitando as gloriosas raízes de O Labirinto de Fauno, Guillermo Del Toro volta a mergulher bem fundo no universo fantástico para nos trazer o hipnótico The Shape of Water, um drama de aventura que, no enquadramento da América da Guerra Fria, segue a história de uma solitária encarregada de limpeza muda de um laboratório do governo que, juntamente com uma colega, descobre uma criatura humanoide fantástica que está presa no local. Com Sally Hawkins, Michael Shannon, Octavia Spencer e Doug Jones, The Shape of Water parece um regresso à forma do realizador mexicano com a mistura perfeita entre nostalgia, fantasia e portento.

MEKTOUB, MY LOVE: CANTO UNO, de Abdellatif Kechiche

Depois de toda a polémica e celebração que permeou a existência fogosa de A Vida de Adèle, o realizador Abdellatif Kechiche está de regresso à sétima arte com uma nova ópera sobre as vicissitudes dos quotidianos apaixonados. Neste caso, o protagonista é Amin, um jovem argumentista que vai de férias de verão para a sua cidade natal no Mediterrâneo onde se apaixona por Jasmine e, simultaneamente, conhece um produtor disposto a financiar o seu primeiro filme, deixando-o à beira do precipício numa escolha "impossível" entre o Amor e a Carreira.

THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBING, MISSOURI, de Martin McDonagh

Ainda estamos aqui a tentar perceber como é que ninguém ergueu um altar à genialidade satírica de Martin McDonagh, o homem por detrás de pérolas acídicas como Em Bruges e Sete Psicopatas, mas se razões faltavam para tal, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri deve completar o serviço! Protagonizado por Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell e Peter Dinklage, esta comédia de crime centra-se numa mãe desesperada por encontrar o homicida da filha e fazer justiça de uma vez por todas.

WOODSHOCK, de Kate e Laura Mulleavy

As visionárias designers americanas Kate e Laura Mulleavy (criadoras da Rodarte) lançam-se na sétima arte com uma exploração hipnótica do isolamento, paranoia e luto em Woodshock, uma espécie de A Árvore da Vida de uma trip particularmente tumultuosa. Kirsten Dunst é a mulher assombrada que perde o controlo da realidade quando, na ressaca de uma grande perda emocional, recorre a uma poderosa droga canabinoide para cooperar com a sua perda. 

A edição de 2017 do Festival Internacional de Cinema de Veneza começa hoje (30 de agosto) e decorre até 9 de setembro.

Catarina D'Oliveira By Catarina D'Oliveira

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024