Margarida Corceiro fotografada por Élio Nogueira, com styling de Carolina Nunes, cabelos de Anna Santos e maquilhagem de Andreia de Almeida, para o The Eternal Fool's Day Issue da Vogue Portugal, publicado em abril de 2025.
Após o auge das unhas compridas e manicures elaboradas (e os estragos que o sol causa nas unhas), pode ser um bom momento para optar por um look mais natural.
O regresso das unhas curtas é uma realidade. Das tendências surgem as contra-tendências e, após temporadas de nail art, unhas compridas e cores chamativas, o minimalismo chegou às nossas mãos. Embora as versões curtas permitam brincar bastante (os detalhes com joias e as cores neon são sempre uma opção), a manicure com efeito seda, ou seja, hiper natural, geralmente em tons nude ou translúcidos, e com unhas curtas e quadradas, é a grande tendência desta estação. Sobretudo quando esta parte do nosso corpo (por vezes esquecida no que diz respeito aos cuidados) sofreu os efeitos do sol, do mar e do cloro — os protagonistas do verão também as desidratam e podem ser responsáveis pela sua ligeira descoloração. Além disso, se temos a firme intenção de deixar as manicures de gel ou simplesmente queremos tornar a nossa vida um pouco mais fácil, esta é uma das opções mais acessíveis e realistas. Assim, eis algumas ideias (e recomendações) para começar a usar unhas com efeito de seda, confortáveis e acessíveis, que proporcionam tranquilidade.

Matteo Valle/Spotlight
1. Manicure japonesa com brilho
As unhas também sofrem com o calor. De acordo com os especialistas da Masglo, o calor extremo e a exposição solar ressecam a lâmina ungueal, o que pode fazer com que elas se partam ou descascem em camadas. Além disso, podem perder o brilho. Por isso, é um bom momento para se entregar aos benefícios da manicure japonesa com brilho. Como? Através da utilização de bases de unhas que tratam e regeneram, realçando o tom natural da unha e proporcionando um acabamento brilhante. Além disso, para evitar que o sol continue a causar estragos durante o resto do ano, também é necessário usar protetor solar nas mãos e nas unhas.

Matteo Scarpellini/Spotlight
2. Nude com detalhes em joias
As manicures naturais deste outono não vivem apenas de tons translúcidos. Pode também optar por um acabamento mais opaco e camel (como o da imagem) e permitir-se um pequeno detalhe joia na unha do dedo mindinho. No entanto, tal como nos explicaram as manicures do The Secret Lab, não se trata de inundar a unha com elementos decorativos, mas sim de brincar com pequenos detalhes. "No caso das pérolas, por exemplo, recomendamos que, em vez de cobrir toda a unha, opte por uma ou duas pequenas em pontos-chave, como perto da cutícula, no centro da unha ou formando um pequeno detalhe linear."

Matteo Valle/Spotlight
3. Bege nupcial
O efeito branco excessivo ficou para trás. Agora, os brancos naturais dão lugar a versões em tons suaves, como o bege ou o marfim, que se misturam perfeitamente com a pele, criando uma sensação de alongamento. Em geral, os tons nude e translúcidos alongam visualmente e proporcionam um efeito de unhas limpas e saudáveis.

Madison Aycoth/Cortesia de Maria Elena Headpieces/Spotlight
4. Efeito pérola
Como nos disse a manicure de Úrsula Corbero, Vanesa Juez: os tons iridescentes ou esmaltados também dão a sensação de styling e combinam muito bem com as mãos. Além disso, podem ser a alternativa perfeita para começar a experimentar e sair das variações milky.

Filippo Fortis/Spotlight
5. Tons rosados
A paleta de tons naturais quando num salão de manicure é tão extensa que, por vezes, pode ser avassaladora. Caso precise de esclarecer as dúvidas, os tons ligeiramente rosados conferem luminosidade às mãos, enquanto mantêm a elegância dos Pantones claros. São uma aposta segura e totalmente na Moda.

Filippo Fortis/Spotlight
Traduzido do original, disponível aqui.
Relacionados

As 5 tendências para experimentar ainda antes da descida das temperaturas
28 Aug 2025

