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Pessoas 25. 4. 2021
Mais conhecido pelo seu mandato de 14 anos na Lanvin, como diretor criativo, Alber Elbaz fez um retorno ao calendário da primavera/verão de 2021 com a AZ Factory, após um hiatus de cinco anos. Com a triste notícia da sua morte aos 59 anos, em Paris, a 24 de abril, revisite as 11 lições de vida do muito amado designer.
Apenas meses depois do regresso de Alber Elbaz com a AZ Factory, a Richemont, o seu parceiro na joint-venture, confirmou a sua morte aos 59 anos de idade. "Perdi não só um colega mas também um querido amigo", disse o fundador e presidente da Richemont, Johann Rupert, numa declaração a 25 de abril, um dia depois da súbita morte de Elbaz, em Paris.
No início deste ano, antes da estreia da AZ Factory no calendário da Moda para a primavera/verão de 2021, o famoso ebuliente Elbaz partilhou algumas das suas lições de vida com a Vogue. Revisite-as abaixo.
"Por muito que adore Moda, precisava de um tempo longe da indústria para pensar, sonhar e apaixonar-me novamente por ela. Descobri que nos tempos em que estava aborrecido, conheci-me melhor a mim próprio. É como a semente de uma flor - é preciso água e sol para que a fotossíntese aconteça, mas primeiro, é preciso ir ao fundo da terra".
“A AZ Factory não faz coleções e eu nunca farei cápsulas - prefiro a ideia de histórias. Os fechos na parte de trás do vestido são desenhados com um puxador para que as próprias mulheres o possam apertar. A desossa foi inserida nas costas e não na frente para promover uma boa postura”.
"Tentei muitas coisas novas nos últimos anos: yoga (sou demasiado desajeitado), levantamento de peso (o meu treinador disse-me que eu tinha o cérebro de um atleta mas não o corpo de um), passar mais tempo na praia (os barcos são demasiado instáveis para mim). Depois comecei a dar masterclasses em todo o mundo e encontrei uma geração mais jovem que é bonita por dentro e por fora - não estão a comer nenhuma comida de plástico e estão cheias de ideias".
"Coronavírus, cultivado localmente, sem glúten, pré-colheita, pós-colheita, notícias falsas, Brexit... algumas das palavras que eu estava a acordar e não é o melhor começo do dia. Gosto da palavra 'reset', bem como 'esperança' e 'propósito'. Gosto da ideia de tudo ser orientado para a solução, que algo luxuoso possa estar disponível para todos".
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"Até ao ano passado, eu tinha viajado muito. Uma viagem que mudou o meu modo de pensar foi para Palo Alto, na Califórnia. Conheci engenheiros e inventores, e pensei que nunca iria poder ter uma discussão com eles porque falamos uma língua diferente. Mas eles também falavam de beleza, emoção e intuição, e isso fez-me pensar de forma diferente sobre a tecnologia".
"Qual é a definição de beleza na era digital? Estão a trabalhar uns contra os outros ou podemos ser alquimistas e unir tudo? Eu queria que as mangas de um vestido ficassem de pé sozinhas, por isso fiz a metade de cima com uma camisola mais rija. Dei uma ponta aos ténis porque muitas mulheres com quem falei disseram que queriam sapatos que alongassem a perna. As roupas têm a ver com trazer a feminilidade à tecnologia".
"Sempre disse que, para se tocar heavy metal, é preciso poder tocar Mozart - essa é a base. Através da AZ Factory, quero desafiar a nossa obsessão com o peso. Eu próprio sou demasiado grande e sempre usei camadas para que ninguém soubesse onde comecei e onde acabei - depois pensei: "Porquê esconder-me?""
"Perguntei-lhe o que ela queria dizer com isto; se ela estava a dizer que eu devia ser magro e não magro. "Não", respondeu ela. 'Seja grande no trabalho, no que faz, mas seja humilde e simples na vida quotidiana'. Eu cresci com muito pouco e penso que esta é a melhor herança, porque tens valores".
"Em vez de transformar as mulheres e torná-las melhores versões de si mesmas, quero fazê-las sentir-se amadas - um dos meus pontos de partida foi como posso fazer as mulheres sentirem que estão a ser abraçadas nos nossos vestidos? Onde é que elas gostam de sentir a libertação da tensão? Onde é que elas querem que haja diferentes espessuras no tecido?"
"Ofereceram-me empregos em maisons diferentes e foi preciso muito para lhes dizer não. Eu queria criar, e não recriar dentro dos códigos de uma casa, referenciando um arquivo. Construir uma empresa inicial significa correr riscos. Desenhar na AZ Factory é sobre a nouvelle cuisine, não um buffet".
"Após a gripe espanhola e a I Guerra Mundial, houve um pico de criatividade em França conhecido como les année folles (os anos loucos), quando Josephine Baker veio para Paris e o jazz se tornou popular. O jazz tem tudo a ver com diálogo, baseia-se no instinto. Eu trabalho por instinto, e agora, em vez dos anos loucos, vivemos nos anos inteligentes porque aprendemos que não podemos controlar a natureza - somos parte dela”.
Notícias 25. 4. 2021
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