Atualidade   Guestlist  

080 Barcelona Fashion Week: as 8 marcas a ter debaixo de olho

29 Oct 2021
By Vogue Portugal em colaboração com 080 Barcelona Fashion

Nos últimos anos a Semana de Moda de Barcelona tem sido a rampa de lançamento para alguns dos nomes mais criativos da indústria. Aqui, reunimos os nomes que precisamos de ter debaixo de olho e, certamente, no nosso guarda-roupa também.

Nos últimos anos a Semana de Moda de Barcelona tem sido a rampa de lançamento para alguns dos nomes mais criativos da indústria. Aqui, reunimos os nomes que precisamos de ter debaixo de olho e, certamente, no nosso guarda-roupa. 

Lola Casademunt by Maite @ 080 Barcelona Fashion
Lola Casademunt by Maite @ 080 Barcelona Fashion

Inovação. Criatividade. Sustentabilidade. Estas são as três palavras que norteiam a 080 Barcelona Fashion Week. Esta espaço tem sido uma referência para os novos nomes da indústria e para os já estabelecidos. Como se tudo isto não bastasse, esta é uma das únicas plataformas que combina Moda com espaços icónicos de Barcelona e da sua envolvência. Por exemplo, nesta edição, a terceira que acontece 100% digital, o Espaço XC, um projeto do escultor mundialmente reconhecido Xavier Corberó serviu como pano de fundo. Um espaço único onde Moda, design e arquitetura podem viver em perfeita harmonia. 

A Vogue Portugal teve acesso, em primeira-mão, às coleções e reune aqui as oito marcas que espelham o core desta fashion week. 

Is Coming

La Colonial é uma coleção pensada para as mulheres que desbravam os grandes centros urbanos. Os dias atarefados pedem roupa confortável mas que, ao mesmo tempo, lhes seja dada a oportunidade de expressarem o seu verdadeira espírito. Versáteis, estas peças estão repletas de detalhe e são muito funcionais. Com coordenados que podem ser usados durante o dia e transitarem para a noite, adaptando-se assim a ambientes mais casuais, eventos formais e profissionais. Os destaques desta coleção recaem nos vestidos sem mangas e nas blusas que também podem ser usadas como vestidos, coordenando assim com o tricô característico da marca espanhola. 

Antonio Marcial

“Como é que podemos condenar a violência e ainda assim criar novos estilos, com novos nomes? Como é que podemos romantizá-la e dar-lhe um significado belo? Como é que a violência pode ser visceral e brutal antes de ser notada? Seremos realmente assim tão entorpecidos? Será que isso se deve à nossa própria natureza violenta?” Estas são as perguntas que nortearam a construção da primavera/verão 2022 de Antonio Marcial. Cruel and Soft, como é apelidada a coleção estival do criador espanhol, é a continuação de uma reflexão sobre as emoções mais obscuras do ser humano - um trabalho que iniciou em abril passado quando se estreou nas passerelles da 080 Barcelona. O resultado é uma coleção sem género, com silhuetas demarcadas e cortes sinuosos que se pintam, maioritariamente, com tons terra e solares - uma estilização do estilo mediterrâneo passado à beira-mar. 

Eiko Ai

As ninfas sempre foram uma grande inspiração, na literatura e também na Moda. Nymph Aura é uma coleção pensada para a mulher que encara os grandes centros urbanos com atitude, que veste a sua sensualidade e que se quer conectar com a verdadeira beleza da Terra. Assim são as mulheres de hoje. Foi a pensar nessa necessidade que Gloria Lladó, fundadora e diretora criativa, criou a Eiko Ai: “Tinha muitas dificuldades em procurar a roupa que queria nas lojas. Queria algo único e diferente para mim e, muito raramente, encontrava essas peças.” Para a primavera/verão, os anos 90 servem de inspiração com silhuetas oras mais festivas ora mais casuais, a lingerie surge para balançar os coordenados mais sofisticados. O veludo, o cetim, os brilhos com efeito espelhos, as organzas e os tecidos fluidos fundem-se com estampados de florestas encantadas.

Lebor Gabala

Inspirada pelo hit California Dreamin’, Maite Muñoz, viajou até à West Coast dos Estados Unidos da América para criar uma coleção fortemente inspirada pelas silhuetas dos anos 70 e pelo casual chic que se vestia à época. A felicidade do sol e do mar é expressada través de enormes estampados florais e motivos psicadélicos, que se complementam com o movimento dos tecidos que simbolizam o mar. Há também um toque vintage numa viagem até ao movimento hippie da época e aos verões eternos em Ibiza. Como grande novidade, nesta coleção a Lebor Gabala introduziu o algodão orgânico e ainda sweaters com prints digitais que nos lembram as flores e a golden hour.

Lola Casademunt by Maite 

A estética wester não dá sinais de qualquer abrandamento e Maite sabe bem disso, ou a primavera/verão 2022 não fosse uma ode a essa estética. Na verdade, a inspiração para esta coleção vem do filme Midnight Cowboy que pode ser facilmente encontrada nos cortes icónicos e peças dos anos 70 - como as calças palazzo, os coletes, os casacos bombear e as carteiras XXL. Esta é uma coleção verdadeiramente colorida na qual os tons mais vivos e intensos permeiam a proposta da casa espanhola. 

Martin Across

As situações, as emoções e as experiências são aquilo que nos movem, enquanto pessoas individuais e enquanto grupo social. Nada é estático, estamos constantemente a mover e a ser movidos. Centrado nestes conceitos, Martin Across explorou e refletiu sobre esses conceitos numa coleção colorida e muito utilitária, complementada por acessórios, que como ondas fortes, as suas texturas e materiais imitam a água a embater e o afastamento dos seus corpos e roupas. 

Paloma Wool

“Tudo está conectado, a corrente não foi quebrada.” Este é o mantra para a mais recente coleção de Paloma Wool, o projeto de exploração artística multidisciplinar que é construído em torno das ideias e espaços sobre o ato de vestir. A ordem e o caos no nosso universo serviram como ponto de partida para uma série de peças e gravuras de padrões que exploram esse equilíbrio. Mais do que roupa em si, Paloma Wool quer fomentar a produção local e sustentável e, por isso mesmo, este projeto continua a incluir vários artistas. 

The Label Edition

Enterrar a cabeça em memórias do passado é uma reação que o ser humano quando enfrenta situações complicadas, voltar aos momentos felizes que já vivemos oferece um reconforto que muitas vezes precisamos. Mas é preciso evoluir e andar com a vida para a frente, para a estação estival The Label Edition criou uma coleção que se diverte com a felicidade que retiramos da nostalgia. Por isso mesmo, voltaram até à década de 70 e 80 para trazer esse universo a que chamaram Vague à L’Âme.

Vogue Portugal em colaboração com 080 Barcelona Fashion By Vogue Portugal em colaboração com 080 Barcelona Fashion

Relacionados


Notícias  

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino

28 Mar 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Bordeaux

28 Mar 2024

Casamentos  

There’s no God in Bridezilla

28 Mar 2024

Lifestyle  

Mais vale tarde

27 Mar 2024