Atualidade   Guestlist  

080 Barcelona Fashion Week: as 8 marcas a ter debaixo de olho

29 Oct 2021
By Vogue Portugal em colaboração com 080 Barcelona Fashion

Nos últimos anos a Semana de Moda de Barcelona tem sido a rampa de lançamento para alguns dos nomes mais criativos da indústria. Aqui, reunimos os nomes que precisamos de ter debaixo de olho e, certamente, no nosso guarda-roupa também.

Nos últimos anos a Semana de Moda de Barcelona tem sido a rampa de lançamento para alguns dos nomes mais criativos da indústria. Aqui, reunimos os nomes que precisamos de ter debaixo de olho e, certamente, no nosso guarda-roupa. 

Lola Casademunt by Maite @ 080 Barcelona Fashion
Lola Casademunt by Maite @ 080 Barcelona Fashion

Inovação. Criatividade. Sustentabilidade. Estas são as três palavras que norteiam a 080 Barcelona Fashion Week. Esta espaço tem sido uma referência para os novos nomes da indústria e para os já estabelecidos. Como se tudo isto não bastasse, esta é uma das únicas plataformas que combina Moda com espaços icónicos de Barcelona e da sua envolvência. Por exemplo, nesta edição, a terceira que acontece 100% digital, o Espaço XC, um projeto do escultor mundialmente reconhecido Xavier Corberó serviu como pano de fundo. Um espaço único onde Moda, design e arquitetura podem viver em perfeita harmonia. 

A Vogue Portugal teve acesso, em primeira-mão, às coleções e reune aqui as oito marcas que espelham o core desta fashion week. 

Is Coming

La Colonial é uma coleção pensada para as mulheres que desbravam os grandes centros urbanos. Os dias atarefados pedem roupa confortável mas que, ao mesmo tempo, lhes seja dada a oportunidade de expressarem o seu verdadeira espírito. Versáteis, estas peças estão repletas de detalhe e são muito funcionais. Com coordenados que podem ser usados durante o dia e transitarem para a noite, adaptando-se assim a ambientes mais casuais, eventos formais e profissionais. Os destaques desta coleção recaem nos vestidos sem mangas e nas blusas que também podem ser usadas como vestidos, coordenando assim com o tricô característico da marca espanhola. 

Antonio Marcial

“Como é que podemos condenar a violência e ainda assim criar novos estilos, com novos nomes? Como é que podemos romantizá-la e dar-lhe um significado belo? Como é que a violência pode ser visceral e brutal antes de ser notada? Seremos realmente assim tão entorpecidos? Será que isso se deve à nossa própria natureza violenta?” Estas são as perguntas que nortearam a construção da primavera/verão 2022 de Antonio Marcial. Cruel and Soft, como é apelidada a coleção estival do criador espanhol, é a continuação de uma reflexão sobre as emoções mais obscuras do ser humano - um trabalho que iniciou em abril passado quando se estreou nas passerelles da 080 Barcelona. O resultado é uma coleção sem género, com silhuetas demarcadas e cortes sinuosos que se pintam, maioritariamente, com tons terra e solares - uma estilização do estilo mediterrâneo passado à beira-mar. 

Eiko Ai

As ninfas sempre foram uma grande inspiração, na literatura e também na Moda. Nymph Aura é uma coleção pensada para a mulher que encara os grandes centros urbanos com atitude, que veste a sua sensualidade e que se quer conectar com a verdadeira beleza da Terra. Assim são as mulheres de hoje. Foi a pensar nessa necessidade que Gloria Lladó, fundadora e diretora criativa, criou a Eiko Ai: “Tinha muitas dificuldades em procurar a roupa que queria nas lojas. Queria algo único e diferente para mim e, muito raramente, encontrava essas peças.” Para a primavera/verão, os anos 90 servem de inspiração com silhuetas oras mais festivas ora mais casuais, a lingerie surge para balançar os coordenados mais sofisticados. O veludo, o cetim, os brilhos com efeito espelhos, as organzas e os tecidos fluidos fundem-se com estampados de florestas encantadas.

Lebor Gabala

Inspirada pelo hit California Dreamin’, Maite Muñoz, viajou até à West Coast dos Estados Unidos da América para criar uma coleção fortemente inspirada pelas silhuetas dos anos 70 e pelo casual chic que se vestia à época. A felicidade do sol e do mar é expressada través de enormes estampados florais e motivos psicadélicos, que se complementam com o movimento dos tecidos que simbolizam o mar. Há também um toque vintage numa viagem até ao movimento hippie da época e aos verões eternos em Ibiza. Como grande novidade, nesta coleção a Lebor Gabala introduziu o algodão orgânico e ainda sweaters com prints digitais que nos lembram as flores e a golden hour.

Lola Casademunt by Maite 

A estética wester não dá sinais de qualquer abrandamento e Maite sabe bem disso, ou a primavera/verão 2022 não fosse uma ode a essa estética. Na verdade, a inspiração para esta coleção vem do filme Midnight Cowboy que pode ser facilmente encontrada nos cortes icónicos e peças dos anos 70 - como as calças palazzo, os coletes, os casacos bombear e as carteiras XXL. Esta é uma coleção verdadeiramente colorida na qual os tons mais vivos e intensos permeiam a proposta da casa espanhola. 

Martin Across

As situações, as emoções e as experiências são aquilo que nos movem, enquanto pessoas individuais e enquanto grupo social. Nada é estático, estamos constantemente a mover e a ser movidos. Centrado nestes conceitos, Martin Across explorou e refletiu sobre esses conceitos numa coleção colorida e muito utilitária, complementada por acessórios, que como ondas fortes, as suas texturas e materiais imitam a água a embater e o afastamento dos seus corpos e roupas. 

Paloma Wool

“Tudo está conectado, a corrente não foi quebrada.” Este é o mantra para a mais recente coleção de Paloma Wool, o projeto de exploração artística multidisciplinar que é construído em torno das ideias e espaços sobre o ato de vestir. A ordem e o caos no nosso universo serviram como ponto de partida para uma série de peças e gravuras de padrões que exploram esse equilíbrio. Mais do que roupa em si, Paloma Wool quer fomentar a produção local e sustentável e, por isso mesmo, este projeto continua a incluir vários artistas. 

The Label Edition

Enterrar a cabeça em memórias do passado é uma reação que o ser humano quando enfrenta situações complicadas, voltar aos momentos felizes que já vivemos oferece um reconforto que muitas vezes precisamos. Mas é preciso evoluir e andar com a vida para a frente, para a estação estival The Label Edition criou uma coleção que se diverte com a felicidade que retiramos da nostalgia. Por isso mesmo, voltaram até à década de 70 e 80 para trazer esse universo a que chamaram Vague à L’Âme.

Vogue Portugal em colaboração com 080 Barcelona Fashion By Vogue Portugal em colaboração com 080 Barcelona Fashion

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024