Só com o véu


Um vestido de noiva é tão bonito quanto os pormenores, da cauda ao imaculado véu. Estes foram os exemplares (e as mulheres) que ficaram na história.

Só com o véu


Um vestido de noiva é tão bonito quanto os pormenores, da cauda ao imaculado véu. Estes foram os exemplares (e as mulheres) que ficaram na história.
17 Jul 2017 • 11 46 H



Da caça ao tesouro que é encontrar "o" tal (vestido, leia-se), ao desfile por debaixo da chuva de arroz, passando ainda pelos acordes dramáticos da marcha nupcial, um vestido de noiva cose-se com responsabilidade.

Afinal, é a peça mais importante daquele dia. E, no que toca a roupa, isso é dizer muito. Deposita-se nele todas as esperanças e sonhos, imaginam-se os contornos desde que se compreendem as histórias de encantar, ou espera-se perfeição mesmo quando a compra é impulsiva.

Ainda mais quando, à partida, se sabe que vão ser esmiuçados e escrutinados, gravados para todo o sempre por milhares de flashes. Como foi o caso do Sarah Burton de Kate Middleton, mantido em segredo até ao primeiro passo a caminho do altar; ou o elegante exemplar de Wallis Simpson que suportou os olhares reprovadores do Reino Unido; ou até o Balmain de Audrey Hepburn ou o Helen Rose de Grace Kelly que foram recriados e copiados até à exaustão.



Mas é curioso como a evolução transforma uma peça icónica. Os anos 40 e 50 viam-na bordada em todos os centímetros, quais construções grandiosas dignas de elevação a monumentos, tantas vezes desenhada por figurinistas que igualavam em popularidade as estrelas de Hollywood. A década de 60 reduzia-os a necessidades ocasionais, cortando-os em linha reta e minimizando os pormenores, arriscando nos comprimentos e quebrando quaisquer regras. Bianca Jagger foi a imagem de 70 - e os anos 80 e 90 não merecem menções, à excepção do ícone que se tornou a magnificência de Diana. A contemporaneidade, marcada por Marchesa e Vera Wang, descose-se em referências aos contos de fadas, aos finais felizes, à grandiosidade de um dia único, cuja banda sonora se balança ao ritmo das wedding belles. Como estas. 

pub
Faltam 300 caracteres
Mariana Schlinz   18:57 - 15-06-2016
10
Raquel Clarita
Faltam 300 caracteres
Rita Pereira Tavares   14:58 - 15-06-2016
00
Tatiana Mateus só cum béu
Faltam 300 caracteres
Ana Amorim   23:01 - 14-06-2016
20
Mariana Namorado vais dar 20 a 0 a qualquer uma delas ????????
Faltam 300 caracteres
pub
pub
topo