Artigo Anterior

Nas orelhas do mundo

Próximo Artigo

Um passo à frente

Tendências 10. 4. 2018

Carteiras com nome próprio

by Rui Matos

 

Não são meras carteiras, são it bags que receberam o nome de grandes personalidades da cultura popular. 

© Getty Images

Podíamos começar este artigo com um simples “Era uma vez”, mas seria justo para as mulheres que deram nome às carteiras mais desejadas da indústria? Neste leque de ícones pop estão nomes como Jane Birkin, Princesa Diana, Grace Kelly, Sophia Loren ou Jacqueline Kennedy. 

A história da carteira Birkin, da francesa Hermès, começou como qualquer outra história de amor de um filme de domingo à tarde. Foi há 34 anos que a atriz e cantora britânica embarcava num voo para Londres e, no percurso, deixou cair todo o conteúdo que trazia consigo - isso incluía um diário Hermès.

Quem ajudou Jane a recolher tudo aquilo que lhe pertencia foi Jean-Louis Dumas, que à época assumia o cargo de diretor geral da marca. Dumas e a marca criaram um verdadeiro objeto de luxo, de desejo e de culto que perdura até aos dias de hoje. A lista de espera para poder adquirir uma Birkin começa nos 18 meses. 

Mas quem deu o pontapé de saída para este movimento de it bags foi Grace Kelly, a princesa do Mónaco viu o seu nome ser dado a uma carteira, também, da francesa Hermès. 

Na lista, que no século XXI já vai longa, estão nomes como: Jacqueline Kennedy com Jackie na Gucci, Sophia Loren com Sophie by Salvatore Ferragamo, Princesa Diana com Lady Dior. Mais recentemente, Emmanuelle Alt, diretora da Vogue Paris, com Emmanuelle na francesa Saint Laurent, Selena Gomez com Selena Grace na Coach ou Sofia Coppola com SC na Louis Vuitton. 

A lista não fica por aqui: na galeria, veja mais carteiras que têm nomes de estrela. 

Artigos Relacionados

Tendências 6. 3. 2018

It bag: O regresso da Saddle Bag da Dior

Em 2017, as carteiras queriam-se o mais peculiares possível. Depois da carteira fishnet, da all in bag ou do cesto de vime, que ficou popularizado por Jane Birkin, chega-nos o regresso da emblemática saddle bag da Dior, de John Galliano.

Ler mais

Curiosidades 14. 12. 2017

Jane Birkin, a musa eterna

No dia em que celebra 71 anos revelamos, ou pelo menos tentamos, quem é, na verdade, Jane.

Ler mais

Tendências 14. 12. 2017

A estrela Birkin

Elegemos os 12 filmes com Jane Birkin que não deve (mesmo) deixar de ver.

Ler mais

Notícias 13. 10. 2017

À Paris, por Jeanne Damas

O estilo descontraído, porém meticulosamente pensado ou a baguete na Birkin da Hermès. Estas são algumas das referências de estilo que associamos às it girls francesas. Em À Paris, Jeanne Damas desvenda muitas mais.

Ler mais