Estilo   Pessoas  

Quem é Zumi Rosow, a artista que inspirou a nova carteira Gucci?

14 Mar 2019
By Rui Matos

Alessandro Michele introduziu uma nova carteira na primavera/verão 2019 da marca italiana. Chama-se Zumi e foi inspirada na Zumi Rosow. A Vogue foi investigar.

Alessandro Michele introduziu uma nova carteira na primavera/verão 2019 da marca italiana. Chama-se Zumi e foi inspirada na Zumi Rosow. A Vogue foi investigar.

© Getty Images
© Getty Images

Alessandro Michele não vê o mundo da mesma forma que a maioria dos seres humanos. Prova disso é tudo o que já criou para a Gucci, desde que, em janeiro de 2015, assumiu as rédeas da direção criativa da marca. A partir daí apresentou-nos um universo de excentricidade e uma nova maneira de encarar a Moda, por outras palavras, acordou-nos do minimalismo e ofereceu-nos a excentricidade numa bandeja. 

De mãos dadas com esse experimentalismo está a diversidade dos representates da marca, que tão depressa inclui celebridade como Lana del Rey e Jared Leto, como artistas como Zumi Rosow. E se o nome lhe parece desconhecido, passamos agora à contextualização: Rosow é atriz, modelo, cantora e a musa inspiradora de uma das últimas carteiras da Gucci: a Zumi. “É como se fosse um sonho,” contou ao site da Vogue US.

Sobre o sentido estético de Michele, a artista norte-americana afirma que “tudo aquilo que ele faz reflete sabedoria e misticismo. Sinto que as criações do Alessandro articulam os meus sonhos”. E a verdade é que os dois parecem ter sido feitos um para o outro: ambos são espíritos livres e ambos têm claramente uma veia artística acima da média. Sem surpresas, a relação entre ambos está cada vez mais sólida e, depois de desfilar para a estação quente da Gucci, Zumi participou também no loobook de Pre-fall 2019. 

Harmony Korine para Gucci, Pre-fall 2019
Harmony Korine para Gucci, Pre-fall 2019

 

Multifacetada, Rosow já participou em filmes como Britney, Baby, one more time (2002) e The Oregonian (2011), cria peças de joalharia na sua casa em Los Angeles, toca saxofone na banda The Black Lips e ainda é membro de outra, os Crush.

E se percorrer o Instagram de Rosow vai perceber o porquê da artista ter caído nas boas graças de Michele: não é um feed pensado, não há fotografias bonitinhas, arranjadas nas apps de edição. A mesma atitude reflete-se no seu estilo que espelha a naturalidade de quem não se importa com aquilo que os outros possam dizer dizer ou pensar. "A Zumi é a criatura mais exótica que conheço," afirmou Moni Haworth, em 2015, quando fotografou uma série de novos cool kids da cena punk de LA, para a versão online da revista I-D. Ah, se se está a perguntar o porquê de Zumi não ter um dente da frente, é porque, em 2015, partiu-o e decidiu não o arranjar. 

A carteira

Foi na passerelle da primavera/verão 2019, em Paris, que vimos pela primeira vez este modelo. Uma silhueta de linhas intemporais que alberga dois dos códigos mais distintivos da marca num só símbolo: o "G" interligado e o freio. Já as alças são ajustáveis e uma delas (a maior) é removível, o que permite que cada um possa escolher a maneira como usa a carteira. 

A Zumi está disponível em três tamanhos (pequeno, médio e grande) e vários formatos. Quanto a tons pode encontrá-la em verde, vermelho, preto, castanho, bordeaux e camel, sendo que há uma versão com um padrão de morangos estampado. 

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Copenhaga neste momento

25 Apr 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Ombros Assimétricos

25 Apr 2024

Atualidade  

Mulheres de Abril

25 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

24 Apr 2024