Estilo   Pessoas  

Quem é Zumi Rosow, a artista que inspirou a nova carteira Gucci?

14 Mar 2019
By Rui Matos

Alessandro Michele introduziu uma nova carteira na primavera/verão 2019 da marca italiana. Chama-se Zumi e foi inspirada na Zumi Rosow. A Vogue foi investigar.

Alessandro Michele introduziu uma nova carteira na primavera/verão 2019 da marca italiana. Chama-se Zumi e foi inspirada na Zumi Rosow. A Vogue foi investigar.

© Getty Images
© Getty Images

Alessandro Michele não vê o mundo da mesma forma que a maioria dos seres humanos. Prova disso é tudo o que já criou para a Gucci, desde que, em janeiro de 2015, assumiu as rédeas da direção criativa da marca. A partir daí apresentou-nos um universo de excentricidade e uma nova maneira de encarar a Moda, por outras palavras, acordou-nos do minimalismo e ofereceu-nos a excentricidade numa bandeja. 

De mãos dadas com esse experimentalismo está a diversidade dos representates da marca, que tão depressa inclui celebridade como Lana del Rey e Jared Leto, como artistas como Zumi Rosow. E se o nome lhe parece desconhecido, passamos agora à contextualização: Rosow é atriz, modelo, cantora e a musa inspiradora de uma das últimas carteiras da Gucci: a Zumi. “É como se fosse um sonho,” contou ao site da Vogue US.

Sobre o sentido estético de Michele, a artista norte-americana afirma que “tudo aquilo que ele faz reflete sabedoria e misticismo. Sinto que as criações do Alessandro articulam os meus sonhos”. E a verdade é que os dois parecem ter sido feitos um para o outro: ambos são espíritos livres e ambos têm claramente uma veia artística acima da média. Sem surpresas, a relação entre ambos está cada vez mais sólida e, depois de desfilar para a estação quente da Gucci, Zumi participou também no loobook de Pre-fall 2019. 

Harmony Korine para Gucci, Pre-fall 2019
Harmony Korine para Gucci, Pre-fall 2019

 

Multifacetada, Rosow já participou em filmes como Britney, Baby, one more time (2002) e The Oregonian (2011), cria peças de joalharia na sua casa em Los Angeles, toca saxofone na banda The Black Lips e ainda é membro de outra, os Crush.

E se percorrer o Instagram de Rosow vai perceber o porquê da artista ter caído nas boas graças de Michele: não é um feed pensado, não há fotografias bonitinhas, arranjadas nas apps de edição. A mesma atitude reflete-se no seu estilo que espelha a naturalidade de quem não se importa com aquilo que os outros possam dizer dizer ou pensar. "A Zumi é a criatura mais exótica que conheço," afirmou Moni Haworth, em 2015, quando fotografou uma série de novos cool kids da cena punk de LA, para a versão online da revista I-D. Ah, se se está a perguntar o porquê de Zumi não ter um dente da frente, é porque, em 2015, partiu-o e decidiu não o arranjar. 

A carteira

Foi na passerelle da primavera/verão 2019, em Paris, que vimos pela primeira vez este modelo. Uma silhueta de linhas intemporais que alberga dois dos códigos mais distintivos da marca num só símbolo: o "G" interligado e o freio. Já as alças são ajustáveis e uma delas (a maior) é removível, o que permite que cada um possa escolher a maneira como usa a carteira. 

A Zumi está disponível em três tamanhos (pequeno, médio e grande) e vários formatos. Quanto a tons pode encontrá-la em verde, vermelho, preto, castanho, bordeaux e camel, sendo que há uma versão com um padrão de morangos estampado. 

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Coleções  

MFW outono/inverno 2024 | Na Semana de Moda de Milão, o jogo de cadeiras não pára

29 Feb 2024

Tendências  

Nailed it

29 Feb 2024

Moda   Eventos  

PFW Backstage | Cecille Bahnsen

29 Feb 2024

Lifestyle  

Hermès: reabertura da icónica loja em Lisboa

28 Feb 2024