Artigo Anterior

Dior e Peter Lindbergh, um amor para a vida toda

Próximo Artigo

Kristen Stewart será Jean Seberg num novo filme: e o trailer já foi revelado

Notícias 7. 11. 2019

Há um novo documentário sobre os últimos anos de Yves Saint Laurent

by Vogue Portugal

 

Realizado por Olivier Meyrou entre 1998 e 2001, Yves Saint Laurent: The Last Collections documenta os últimos anos de Yves Saint Laurent. 

Yves Saint Laurent ©Getty Images

Em 1998, Pierre Bergé convidou o jovem Olivier Meyrou a filmar um documentário sobre Yves Saint Laurent e a Casa homónima. Durante três anos, o realizador francês acompanhou de perto o designer e o seu parceiro, documentando momentos profissionais e pessoais de ambos.

Dezoito anos depois de Olivier Meyrou ter terminado as filmagens do seu documentário – o lançamento do mesmo foi impedido por causa de um desentendimento entre o realizador e Pierre Bergé, que só aceitou ver o filme em 2015 -, o resultado dos três anos que passou a acompanhar Yves Saint Laurent vê finalmente a luz do dia com a estreia de Yves Saint Laurent: The Last Collections.

“Foi uma época muito especial; o fim estava perto”, contou o realizador à AnOther. “Acho que ele [Pierre Bergé] queria um último retrato da Casa antes desta fechar [Yves Saint Laurent aposentou-se da Casa homónima em 2002, um ano depois das gravações de Meyrou terem terminado], e quando me ofereceu a oportunidade, eu disse que sim, apesar de não saber nada sobre a indústria da Moda. Saint Laurent era uma figura mítica e eu queria mostrar a carne e os ossos por detrás do génio.”

De acordo com a mesma publicação, Yves Saint Laurent: The Last Collections oferece uma visão comovente dos anos finais “do último grande couturier parisiense” e uma imagem vívida da criatividade que borbulhava no atelier de Yves Saint Laurent.  “A Casa era uma espécie de versão em miniatura da França no início do século XX – tinhas os trabalhadores, os bilionários, os criativos, todos eles debaixo do mesmo teto”, explica Meyrou. “Os escritórios eram numa maison do século XVIII, ao estilo de Napoleão III, e a forma como todos se movimentavam, falavam e interagiam parecia saída de uma era diferente; como um filme de Jean Renoir. A criatividade estava no centro de todas as decisões – tudo era baseado na visão de Yves Saint Laurent.”

Apesar de ainda não existir data de estreia nos cinemas portugueses – o documentário chegou recentemente às salas no Reino Unido -, Yves Saint Laurent: The Last Collections pode ser visto na plataforma Mubi

Artigos Relacionados

Curiosidades 1. 8. 2019

Livro de História: Le Smoking

No dia em que foi apresentado ao mundo pela primeira vez, o Le Smoking deixou de pertencer a Yves Saint Laurent e passou a fazer parte da vida das mulheres que, sedentas de liberdade no modo de vestir, receberam aquele fato preto de braços abertos.

Ler mais

Roteiro 2. 1. 2019

Luzes, câmara, ação: 10 documentários de Moda

Estes são os 10 documentários de Moda que deve juntar à lista de filmes para ver este ano.

Ler mais

Curiosidades 1. 8. 2018

As musas de Yves Saint Laurent

Foi responsável pelo surgimento de uma nova atitude feminina que acabou por mudar para sempre a maneira como as mulheres se vestiam. O seu nome? Yves Saint Laurent, claro.

Ler mais

Notícias 8. 9. 2017

Até sempre, Pierre Bergé

Formou dupla de ouro no universo da Moda ao lado de Yves Saint Laurent, lutou pelos direitos homossexuais e contribuiu para a promoção e produção da cultura e da arte. Morreu hoje aos 86 anos, em Paris, mas tão cedo não nos vamos esquecer de Bergé.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK