Artigo Anterior

Um terraço muito real

Próximo Artigo

Fhair - Organic Hair Studio é a nova meca capilar ecoconsciente

Roteiro 25. 5. 2018

Uma experiência insólita

by Rui Matos

 

O menu do The Insólito está renovado, uma criação do Chef António Sousa, que manteve a essência da cozinha portuguesa e acrescentou uma pitada de irreverência. A Vogue Portugal subiu até ao emblemático terraço para experimentar estas novidades. 

Estamos num dos bairros mais carismáticos da capital, em frente ao Miradouro de São Pedro de Alcântara e, com uma vista como poucos conseguem sobre o centro da cidade num entardecer com um por do sol envergonhado, percebemos porque é que quando os turistas chegam e depois voltam sempre. Ou nem chegam a sair. Aterram curiosos com a luz, saem de barriga cheia com a gastronomia. Uma delas a deste estabelecimento, o responsável pela panorâmica sobre o miradouro e mais além, escondido no último andar de um palacete do século XIX que alberga o The Independente Collective, o grupo que detém o The Insólito. 

Apesar de ser um edifício com tetos trabalhados, espaços amplos e uma decoração peculiar, o ambiente é familiar e acolhedor. Subir num dos elevadores mais antigos ainda em funcionamento ou optar pelas escadas é uma experiência, seja qual for o caminho que escolher, para culminar no surpreendente espaço de decoração extravagante. Desafiamo-lo a não olhar para os candeeiros, as Barbies penduradas, os origami ou os quadros renascentistas, num ambiente que faz jus ao nome do restaurante. 

António Sousa é o novo Chef residente e, com a sua entrada, a carta renovou-se, voltou às origens portuguesas através dos produtos escolhidos e trouxe inspirações internacionais para os pratos. “Criar pratos que fossem ao mesmo tempo familiares e invulgares, que conseguissem conjugar esta dualidade, pelos ingredientes, pela forma de confeção e apresentação, foi o maior desafio.”, explica Sousa. “Familiares, porque acreditamos que enquanto portugueses temos uma tradição gastronómica muito interessante e, sempre que possível, procuramos trabalhar com produtos nacionais, com origem e qualidade comprovadas.”, acrescentou. 

Depois da Lagosta em Raviolis e Ceviche com Pipocas, duas entradas que conquistaram os olhos e o estômago, avançamos para os pratos principais com expectativas altas. Assim que provamos o Despregado do Tutano e o Polvo e as Migas, tivemos a certeza que não seriam defraudadas. Aventuramo-nos no prato de carne, Rabada à Antiga, vulgo rabo de Boi, com as papilas gustativas no céu, de onde não mais sairam até ao final da refeição - aliás, seria até pecado deixar as sobremesas de parte depois deste farto manjar. O Cheesecake Serra da Estrela, os Brownies com cristais de caramelo e a tarte de chocolate com recheio também de caramelo fecharam o menu com a certeza de que, de todos os sítios onde poderíamos estar naquela quinta-feira à noite, este fora, de longe, a melhor aposta.

The Insólito
R. de São Pedro de Alcântara 83,
1250-001 Lisboa
T. 211 303 306
H. De dom. a quin., das 18h à 00h30; sex. e sáb., das 18h à 01h.

Artigos Relacionados

Roteiro 18. 5. 2018

Um terraço muito real

Com a temporada de verão oficialmente aberta, o Terraço do Café Príncipe Real, no Hotel Memmo Príncipe Real, está de regresso com novas propostas.

Ler mais

Roteiro 20. 4. 2018

Mesa para dois

Depois de Banguecoque, Moscovo e Dubai chegou a vez de Portugal acolher o primeiro Vogue Café.

Ler mais

Roteiro 16. 4. 2018

O pecado mora ao lado

Após uma visita ao 7º piso do El Corte Inglés, percebemos que pecar nunca nos soube tão bem.

Ler mais

Roteiro 15. 2. 2018

Os cenários dos filmes nomeados para os Óscares de 2018

Se está a planear as suas férias, tenha em atenção este roteiro cinematográfico.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK