Estilo   Pessoas  

Uma criação digital

16 Apr 2018
By Rui Matos

Miquela Sousa é uma das it girls do momento. Tem 19 anos, é natural do Brasil, mas está a viver em Los Angeles. E o que tem de peculiar @lilmiquela, como é conhecida no Instagram? É um avatar.

Miquela Sousa é uma das it girls do momento. Tem 19 anos, é natural do Brasil, mas está a viver em Los Angeles. E o que tem de peculiar @lilmiquela, como é conhecida no Instagram? É um avatar.

© instagram.com/lilmiquela  

Foi a 26 de abril que partilhou a primeira selfie e, à data, ninguém acreditou que Miquela existiria. Era um produto digital, uma espécie de avatar que se funde com um Sims. Mas dois anos após a sua criação e de uma série de entrevistas, não restam dúvidas de que a jovem brasileira é real, mas a peculiaridade de Sousa é que se esconde atrás de uma personagem criada em computador. 

No feed, partilha as roupas que veste (através da famosa hashtag #OOTD) que inclui criações de Chanel, Prada, Vetements, Proenza Schouler ou Supreme. É ativista e interessa-se por questões sociais - o movimento Black Live Matters é um bom exemplo disso. Conversa com os seus seguidores e troca opiniões com eles, que são apelidados de Miquelites. Vai a exposições e chegou a marcar presença na Semana de Moda de Milão. 

“Estão constantemente a perguntar-me se sou verdadeira ou falsa. Mas estou aqui, estou mesmo a falar contigo, estou mesmo a enviar mensagens diretas às pessoas. Só estou a tentar fazer boa arte e fazer com que o mundo tenha menos dor.”, confessou Miquela numa entrevista.

As celebridades virtuais não são, propriamente, novidade. No anos 90, Damon Albarn (músico) e Jamie Hewlett (artista) fundaram Gorillaz, uma banda cuja identidade se baseava em quatro personagens animadas: 2-D, Murdoc Niccals, Noodle e Russel Hobbs, que, em 2006, levaram para casa um Grammy. 

Em 2013, a história voltaria a repetir-se quando a francesa Louis Vuitton e a Marc Jacobs idealizaram as roupas que Hatsune Miku, uma cantora japonesa de 16 anos, iria vestir na sua digressão. Vale a pena relembrar que Miku era um avatar e as suas apresentações eram feitas através da projeção de hologramas. 

Ao Business of Fashion, Miquela diz que gostaria de ser descrita como uma artista, ou cantora, ou algo que a identifique com o que realmente é, ao invés de se focarem nas qualidades superficiais, como a roupa que veste. Por falar na indústria musical, Sousa conta com cinco singles, mas até à data ainda não se pronunciou sobre um possível álbum. 

Dizer que este seria um dos grandes mistérios de 2018 era ir demasiado longe. No final do dia, o que realmente importa é a mensagem que esta personagem quer transmitir: fazer deste mundo, um lugar melhor para todos. Apesar da curiosidade ser gigante, ao que tudo indica vamos ter que aprender a viver com a eterna questão: quem é realmente Miquela Sousa?

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Berlim neste momento

24 Apr 2024

Guestlist   Coleções  

Shades of spring

24 Apr 2024

Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024