Atualidade   Curiosidades  

Timeline: Marc Jacobs

09 Apr 2019
By Rui Matos

Uma perspectiva única e muito própria. É assim que melhor se pode caracterizar Marc Jacobs, o criador nova-iorquino que, nos últimos 30 anos, tem marcado e moldado a indústria da Moda, seja ela na América do norte ou no resto do mundo.

Uma perspectiva única e muito própria. É assim que melhor se pode caracterizar Marc Jacobs, o criador nova-iorquino que, nos últimos 30 anos, tem marcado e moldado a indústria da Moda, seja ela na América do norte ou no resto do mundo.

© Getty Images

Por onde passa, deixa a sua marca. Não é apenas mais um criador. É Marc Jacobs, o nome que tem falado por si, dispensando apresentações pomposas. Sempre que revela uma nova coleção, o seu nome preenche as principais manchetes dos meios de comunicação.

Percorremos a timeline do designer para perceber o percurso que tem desenvolvido nas últimas décadas.

1963 - A 9 de abril, nasce Marc Jacobs.

1970 - Depois da morte do seu pai, o criador nova-iorquino viu a sua vida dar uma reviravolta: mudou de casa pelo menos três vezes (devido aos novos relacionamentos da mãe). Quando chegou à adolescência, mudou-se para casa da avó paterna, que para Marc é uma das suas grandes inspirações: “Digo sempre que vivi com a minha avó paterna. Era emocionalmente estável e estava sempre a encorajar-me.”, contou à New York Magazine, em 2005.

1981 - Terminou os estudos na High School of Art and Design e começou a estudar na Parsons School of Design.

1985 - Desenhou duas coleções para a Sketchbook com críticas positivas por parte da imprensa especializada.

1986 - Marc Jacobs apresentou a primeira coleção para a marca homónima.

1987 - O ano em que Jacobs se tornou no designer mais novo a receber o prémio Perry Ellis Award for New Fashion Talent pelo Council of Fashion Designers of America.

1989 - É contratado para assumir as rédeas nas linhas femininas da Perry Ellis, acabando por contratar Tom Ford para trabalhar com ele.

1993 - Após o desastre comercial da coleção que apresentou em 1992 (para a primavera/verão do ano seguinte), foi dispensado da marca. Mesmo assim, nesse mesmo ano, ganhou o prémio de Women’s Designer of the Year pelo CFDA.

1994 - Linda Evangelista e Naomi Campbell aceitaram desfilar para Jacobs de graça, quando o criador norte-americano decidiu retomar a sua marca.

1997 - Em janeiro, foi anunciado como diretor criativo da maison francesa Louis Vuitton, onde acabou por lançar a primeira coleção de pronto-a-vestir da casa. Neste mesmo ano, o grupo LVMH comprou ações da empresa Marc Jacobs, dando-lhe liberdade financeira para expandir a sua marca.

1999 - Procurou ajuda para os problemas que tinha com drogas e álcool, o que se voltou a repetir no ano de 2007.

2001 - Na primavera, anunciou o lançamento de Marc by Marc Jacobs, a segunda linha da marca homónima.

2011 - Foi galardoado com o prémio Geoffrey Beene Lifetime Achievement pelo CFDA, sendo que nesse ano já contabilizava três estatuetas para Designer do Ano nas linhas femininas, quatro para Designer do Ano em Acessórios e uma para Designer do Ano nas linhas masculinas.

2012 - De março a setembro deste ano, foi anunciada uma exposição com alguns dos melhores trabalhos que Jacobs criou para a Louis Vuitton.

2013 - Dezasseis anos depois de estar ao leme da LV, anunciou que iria deixar o cargo de diretor criativo da marca. A notícia foi avançada depois da apresentação da coleção da primavera/verão de 2014.

2014 - O designer norte-americano decidiu que, para a campanha de outono/inverno de 2014 da linha Marc by Marc Jacobs, as protagonistas seriam selecionadas através das redes sociais.

2018 - A 4 de abril de 2018, voltou às manchetes dos principais jornais e sites por ter pedido o modelo Charly Defrancesco em casamento. Um pedido excêntrico, bem à medida de Marc: o criador organizou um flashmob que aconteceu num restaurante mexicano ao som de Kiss, a icónica música de Prince.

2019 - No dia 7 de abril de 2019, Marc Jacobs e Charly Defrancesco deram o nó, numa cerimónia intimista em Nova Iorque. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024