Artigo Anterior

Passatempo: 'Joias, para que vos quero?'

Próximo Artigo

10 Reasons why

Curiosidades 9. 4. 2018

Timeline: Marc Jacobs

by Rui Matos

 

Uma perspectiva única e muito própria. É assim que melhor se pode caracterizar Marc Jacobs, o criador nova-iorquino que, nos últimos 30 anos, tem marcado e moldado a indústria da Moda, seja ela na América do norte ou no resto do mundo.

© Getty Images

Por onde passa, deixa a sua marca. Não é apenas mais um criador. É Marc Jacobs, o nome que tem falado por si, dispensando apresentações pomposas. Sempre que revela uma nova coleção, o seu nome preenche as principais manchetes dos meios de comunicação.

Percorremos a timeline do designer para perceber o percurso que tem desenvolvido nas últimas décadas.

1963 - A 9 de abril, nasce Marc Jacobs.

1970 - Depois da morte do seu pai, o criador nova-iorquino viu a sua vida dar uma reviravolta: mudou de casa pelo menos três vezes (devido aos novos relacionamentos da mãe). Quando chegou à adolescência, mudou-se para casa da avó paterna, que para Marc é uma das suas grandes inspirações: “Digo sempre que vivi com a minha avó paterna. Era emocionalmente estável e estava sempre a encorajar-me.”, contou à New York Magazine, em 2005.

1981 - Terminou os estudos na High School of Art and Design e começou a estudar na Parsons School of Design.

1985 - Desenhou duas coleções para a Sketchbook com críticas positivas por parte da imprensa especializada.

1986 - Marc Jacobs apresentou a primeira coleção para a marca homónima.

1987 - O ano em que Jacobs se tornou no designer mais novo a receber o prémio Perry Ellis Award for New Fashion Talent pelo Council of Fashion Designers of America.

1989 - É contratado para assumir as rédeas nas linhas femininas da Perry Ellis, acabando por contratar Tom Ford para trabalhar com ele.

1993 - Após o desastre comercial da coleção que apresentou em 1992 (para a primavera/verão do ano seguinte), foi dispensado da marca. Mesmo assim, nesse mesmo ano, ganhou o prémio de Women’s Designer of the Year pelo CFDA.

1994 - Linda Evangelista e Naomi Campbell aceitaram desfilar para Jacobs de graça, quando o criador norte-americano decidiu retomar a sua marca.

1997 - Em janeiro, foi anunciado como diretor criativo da maison francesa Louis Vuitton, onde acabou por lançar a primeira coleção de pronto-a-vestir da casa. Neste mesmo ano, o grupo LVMH comprou ações da empresa Marc Jacobs, dando-lhe liberdade financeira para expandir a sua marca.

1999 - Procurou ajuda para os problemas que tinha com drogas e álcool, o que se voltou a repetir no ano de 2007.

2001 - Na primavera, anunciou o lançamento de Marc by Marc Jacobs, a segunda linha da marca homónima.

2011 - Foi galardoado com o prémio Geoffrey Beene Lifetime Achievement pelo CFDA, sendo que nesse ano já contabilizava três estatuetas para Designer do Ano nas linhas femininas, quatro para Designer do Ano em Acessórios e uma para Designer do Ano nas linhas masculinas.

2012 - De março a setembro deste ano, foi anunciada uma exposição com alguns dos melhores trabalhos que Jacobs criou para a Louis Vuitton.

2013 - Dezasseis anos depois de estar ao leme da LV, anunciou que iria deixar o cargo de diretor criativo da marca. A notícia foi avançada depois da apresentação da coleção da primavera/verão de 2014.

2014 - O designer norte-americano decidiu que, para a campanha de outono/inverno de 2014 da linha Marc by Marc Jacobs, as protagonistas seriam selecionadas através das redes sociais.

2018 - A 4 de abril de 2018, voltou às manchetes dos principais jornais e sites por ter pedido o modelo Charly Defrancesco em casamento. Um pedido excêntrico, bem à medida de Marc: o criador organizou um flashmob que aconteceu num restaurante mexicano ao som de Kiss, a icónica música de Prince.

Artigos Relacionados

Tendências 19. 3. 2018

Os sapatos da estação quente de 2018

As passerelles da primavera/verão de 2018 não só nos trouxeram boas apostas, no que diz respeito às tendências que queremos vestir, como no universo do calçado há modelos para todos.

Ler mais

Coleções 15. 2. 2018

Marc Jacobs: outono/inverno 2018

O reviver dos anos 80 aconteceu no último dia da Semana de Moda de Nova Iorque, tudo graças a Marc Jacobs: o criador norte-americano inspirou-se em Saint Laurent, Montana, Mugler ou Ungaro.

Ler mais

Notícias 3. 11. 2017

Adwoa Aboah para Marc Jacobs Beauty

Depois de desfilar para o criador nas suas duas últimas coleções, Adwoa Aboah é protagonista na nova campanha da linha de beleza da Marc Jacobs.

Ler mais

Curiosidades 14. 9. 2017

As musas dos designers de Moda

O que é que Sofia Coppola, Tilda Swinton, Irina Shayk ou Naomi Campbell têm em comum? São as preferidas de alguns dos designers mais reconhecidos da indústria.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK