Moda   Notícias  

A homenagem de Sofia Coppola a Gabrielle Chanel

11 Oct 2019
By Rui Matos

Para celebrar a inauguração da exposição Mademoiselle Privé em Tóquio, a realizadora norte-americana editou um vídeo com imagens de arquivo da Chanel. Trata-se de um trabalho que homenageia a fundadora da maison ao mesmo tempo que oferece uma visão contemporânea da casa francesa.

Para celebrar a inauguração da exposição Mademoiselle Privé em Tóquio, a realizadora norte-americana Sofia Coppola editou um vídeo com imagens de arquivo da Chanel. Trata-se de um trabalho que homenageia a fundadora da maison ao mesmo tempo que oferece uma visão contemporânea da casa francesa.

“A Moda desaparece, o estilo permanece”, dizia em tempos Gabrielle Chanel, a mulher que pegou a indústria da Moda pelos colarinhos e lhe deu um valente abanão, rompeu barreiras de estilo e ainda fez com que um par de calças se tornasse num essencial do guarda-roupa feminino. O seu contributo foi de tal maneira imponente que o nome Chanel — e, consequentemente, toda a identidade que imprimiu na marca que fundou — continuam a fazer jus a tudo aquilo que construiu. Recordemos: em 1921, Gabrielle apresentou ao mundo agora ultra-famoso Nº5; em 1926, numa época em que o preto era reservado para os momentos de luto, o petite robe noir via a luz do dia; no mesmo ano o little black jacket surgia nas coleções de Alta-Costura; depois, em 1932, lançou a primeira coleção de Alta-Joalharia. Estes são apenas quatro exemplos do vanguardismo que Coco fazia questão de imprimir nas suas criações. Uns anos depois da sua morte, Karl Lagerfeld assume as rédeas da Maison francesa e não só continua o trabalho e legado da fundadora, como injeta uma dose de adrenalina numa marca que todos diziam estar morta. 

O glamour, a essência e o carisma de Gabrielle Chanel são agora homenageados por Sofia Coppola num vídeo editado e montado pela realizadora norte-americana. Fotografias, excertos de anúncios publicitários e filmes dos arquivos da marca francesa dão vida a este trabalho. “Fiz uma montagem através dos arquivos da Chanel para conseguir capturar a essência da Chanel, aquilo que Coco começou e que Karl e Virginie continuaram; queria trazer a visão moderna de Coco para as mulheres de hoje”, diz Coppola, em comunicado de imprensa. 

In homage to Mademoiselle arranca com o anúncio de 1979 do perfume Nº5, protagonizado por Catherine Deneuve, que termina o vídeo dizendo: “Nunca mude nada”. Seguem-se imagens de momentos importantes para o universo Chanel: das coleções de Alta-Costura de Karl Lagerfeld à criação da coleção de Alta-Joalharia Bijoux de Diamants, passando por algumas das musas de Casa, como Kristen Stewart, Lily-Rose Depp, Tilda Swinton, Julianne Moore, Marylin Monroe e Romy Schneider. “Eu gosto de fazer montagens, eu adoro o processo de edição, este caso passou muito por reunir todo o material que queria e depois encontrar uma música com a mesma energia”, confessou a realizadora à Vogue norte-americana. A música escolhida por Coppola para ilustrar este vídeo é da autoria da canadiana Grimes,Oblivion. 

A relação entre a Chanel e Sofia Coppola começou quando a atriz francesa Carole Bouquet, que era amiga do pai de Sofia, Francis Ford Coppola, apresentou a jovem a Karl Lagerfeld. O kaiser ofereceu-lhe um estágio nos estúdios criativos da marca e desde então a ligação Chanel-Sofia Coppola manteve-se sempre forte, com a realizadora a surgir nas primeiras filas dos desfiles da marca e, também, em projetos ligados à Chanel, como foi o caso do livro The Little Black Jacket, fotografado por Lagerfeld. 

A exposição Mademoiselle Privé, inteiramente dedicada ao universo da maison francesa, já passou por Londres, Xangai, Hong Kong e inaugura a 19 de outubro em Tóquio, no B&C Hall-Tennoz. Por lá fica patente até ao dia 1 de dezembro de 2019.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Berlim neste momento

24 Apr 2024

Guestlist   Coleções  

Shades of spring

24 Apr 2024

Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024